Capa
Nº 2302 | 16 Maio 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Universidades & Emprego
Ensaio
Conferência
Última

Mediadora Memeia Portugal entra no país através de uma parceria com a Chiado Invest. Compradores brasileiros já colocam Lisboa, Cascais, Douro e Comporta à frente dos Estados Unidos.

Empresas e instituições universitárias juntas na produção de suplementos alimentares usando frutos vermelhos cultivados no Interior de Portugal. Objetivo? Criar uma solução preventiva de diversas doenças.

O setor cresce mais do que a economia, concentrado nas exportações. Mas reclama investimento na água, porque pode ser mais.

Portugal conta com 12 mil milhões de investimentos previstos até 2030, mas já há mais investidores, a maioria norte-americanos, que estudam o país para instalar centros de dados de inteligência artificial, pesando mais 12 mil milhões.

Depois de o Governo de Trump tirar as restrições às compras de chips da Nvidia, ameaça agora com penalizações aos chips avançados da China. Centros de dados em Portugal receiam consequências para setor.

As ações da Benfica SAD valorizaram esta semana ao ritmo mais elevado desde dezembro de 2021, fruto da mudança de mãos de 5,24% do capital social da empresa que gere o futebol do SL Benfica.

A BIGhub oferece integração de lojas digitais nos mais importantes marketplaces europeus., com pagamentos diários. Faturou quase quatro milhões de euros no ano passado e este ano quer superar os 10 milhões.

Bolsas de todo o mundo recuperaram de forma muito significativa nas últimas semanas, à boleia dos sinais de redução das tensões comerciais. EUA e China lideraram.

O CEO do banco digital espanhol Wizink tem planos ambiciosos para Portugal. Ainda este ano vão trazer a plataforma de Buy Now Pay Later, a Aplazame e em 2026 vão receber depósitos.

A decisão do Fundo de Resolução quanto à participação do Novobanco passará pelo conselho de administração do Banco de Portugal, apesar de formalmente não ter de se pronunciar.

O Tribunal Judicial de Lisboa concluiu que existem fundamentos para suspender a administração de Pedro Silveira que, por discordar, já recorreu para o Tribunal da Relação.

Depois da comunicação da intenção de venda dos acionistas d’A Padaria Portuguesa há cinco meses, foi anunciado esta semana que o Grupo Rodilla de Madrid acabara de fechar a compra da empresa.

Evento quer aproveitar o contexto político relacionado com o comércio internacional para dar a conhecer as oportunidades de investimento e exportação das empresas nacionais para o continente africano.

Queixosos alegam que a tecnológica norte-americana manipulou os resultados do seu motor de busca para favorecer o próprio comparador de preços.

Peso relativo de subsistemas, como a ADSE, tem caído, mas por questões contabilísticas. Privados valem quase metade do serviço e pouco mais de um quarto do financiamento.

Preços desajustados têm levado prestadores privados a abandonar convenções com o subsistema de saúde dos funcionários do Estado. Economista Eugénio Rosa diz que beneficiários gastam, por ano, 400 milhões de euros no regime livre e defende que há “condições para melhorar preços”. Tem é de haver “uma negociação aberta e flexível”, frisa.

Uma estrela Michelin, claro, mas também a vida a dois e um balcão lado a lado no Time Out Market Lisboa. Marlene Vieira e João Sá não praticam espionagem, preferem trabalhar em equipa. E sonhar o futuro a dois, que poderá ter a forma de um pequeno hotel de charme.

Dois silêncios, dois corpos, duas formas de falar sobre um amor que morre, entre o drama da separação e a comicidade das emoções universais. Estreou-se em 2011, no Festival de Avignon, com encenação do autor, Pascal Rambert. Agora, os Artistas Unidos apoderam-se deste amor que se esvai.

A máquina-papão há muito que habita o imaginário do ser humano. No caso da tradução, a IA pode revelar-se uma revolução ou uma enorme ameaça. Ou algo que ainda nem sequer conhecemos.

A 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes decorre até 24 de maio sob o signo da diversidade geográfica e do compromisso artístico. Em destaque estarão oito produções com assinatura portuguesa.

Afinal, nenhum dos líderes se sentou à mesa turca para negociar um cessar-fogo na guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

O subsecretário-geral da ONU e diretor executivo da UNOPS comenta o assunto mais dramático do momento: o terror que se vive em Gaza.

À medida que se agravam as restrições impostas por Israel à entrada de ajuda humanitária, cresce também a pressão diplomática sobre Telavive.

om um crescimento médio anual da ordem dos 4% desde o final da década de 1990, a Polónia ‘arrisca’, segundo o FMI e o Banco Mundial, ultrapassar a outrora poderosa economia do Japão. A não ser que a Ucrânia corra mal.

Viagem cimentou relações com monarquias árabes e aproximou Síria e Israel, um sinal positivo para Netanyahu depois de este ter sido ignorado neste roteiro.

Discussão ainda está no começo, mas o calendário deve pressionar a equipa económica da administração do presidente do Brasil. Cortes nos gastos poderão ser necessários no orçamento que coincide com o período eleitoral: 2026.

incerteza não desapareceu, mas o recuo das duas maiores economias do mundo dá esperança a um acordo mais alargado e estável em breve. Apesar de os dados de ambos os países em abril não mostrarem o impacto das tarifas, os efeitos negativos serão difíceis de evitar totalmente.

Dos dados já conhecidos relativos a abril, os efeitos da tensão são pouco visíveis em ambas as economias

Sebastião Bugalho acompanhou a volta ao país de Luís Montenegro. E diz que a crise na Alemanha e os riscos para a UE foram abordados.

A transportadora aérea ainda está a ser avaliada pela consultora EY e pelo banco de investimento Finantia. As conclusões chegarão já no próximo Governo.

Ecofin deu luz verde a nova reprogramação nacional, uma boa notícia para o presidente da CNA, mas o foco do Governo tem de estar, “de forma inequívoca”, numa execução mais rápida e no reforço do OE para garantir a operacionalização.

Penúltimo dia de campanha foi abafado por André Ventura, que se sentiu mal pela segunda vez esta semana. Confiantes na vitória, Aliança Democrática (AD) e Partido Socialista (PS) dramatizam os apelos ao voto e prometem dar estabilidade ao país.

Na avaliação aos programas partidários, a SEDES defende a reforma do sistema fiscal, entre outras. E afasta alterações pontuais dos impostos.

Sebastião Bugalho acompanhou a volta ao país de Luís Montenegro. E diz que a crise na Alemanha e os riscos para a UE foram abordados.

Bruxelas anuncia 500 milhões com a mira apontada aos visados pelas políticas de cortes na ciência de Donald Trump. Ao JE, os reitores das Universidades NOVA e de Aveiro saúdam von der Leyen por criar condições para atrair investigadores estrangeiros e defendem que Portugal deve ter um papel ativo no processo.

A aprovação do Relatório “Um orçamento de longo prazo melhorado para a União num mundo em mudança” pelo Parlamento Europeu (PE) assinala o início do processo para a definição do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) nos trabalhos parlamentares.

E se o segredo da liderança for, simplesmente, acreditar? A Forbes Women Summit reuniu líderes femininas que já o fizeram com o propósito de inspirar outras mulheres a fazerem-no.

É apontada como “a mulher forte” da sustentabilidade e da reciclagem em Portugal. Ana Trigo de Morais chegou a CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV) em 2018, uma organização que presta serviços a mais de 8.000 empresas e é responsável pela implementação de um sistema de recolha e valorização de embalagens em Portugal.