Capa
Nº 2279 | 06 Dezembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Almoço Com...
Lusofonia e Mundo
Empresas
Universidades & Emprego
Ensaio
Última
Cooperação : A CIP e a sua congénere francesa MEDEF – Mouvement des Entreprises de France estão a organizar a visita oficial do Presidente de França, a Portugal, para reforçar negócios das empresas dos dois países.
Outlook : Portugal deve crescer 1,7% este ano e 2% no próximo, acima da média da zona euro de 0,8% e 1,3%, respetivamente. Melhor do que os motores económicos do bloco, Alemanha e França. OCDE deixa avisos do lado orçamental.
Exportações : Aos problemas estruturais na Alemanha junta-se a incerteza num dos principais mercados de venda nacional ao exterior, o francês. Situação pode contagiar outros ramos, agravando tendência negativa que vinha de antes da crise política.
Crise : A primeira tentativa de Macron à direita falhou com a demissão de Michel Barnier. O presidente volta-se agora para a esquerda. Muitos consideram que o sucesso (ou a falta dele) será o mesmo.
Imobiliário : Segurança, regime fiscal e a proximidade com os Estados Unidos contribuem para a manutenção da atratividade do nosso país como um destino de investimento na habitação.
EDP elogia energia renovável em Portugal, mas considera que a rede elétrica é um desafio e defende maior aposta para país receber investimentos de grandes tecnológicas em centros de dados.
Bitcoin : Vitória de Trump, mudança na presidência da SEC e o discurso em que Powell compara a Bitcoin ao ouro, tudo contribuiu para que a principal criptomoeda ultrapassasse a barreira psicológica.
Fecho da bolsa : Dezembro começou de forma positiva para os mercados acionistas, com os índices bolsistas a renovarem máximos.
Energia : A elétrica portuguesa aposta forte no mercado das ‘big tech’ que precisam mais do que nunca de energia para alimentar os centros de dados e a Inteligência Artificial. Três gigas estão contratados e estão a caminho mais três gigas.
Banca : Depois de a produção de leasing e renting em Portugal ter crescido ao ritmo mais rápido
da Europa até junho, a expectativa é que quebre a barreira dos quatro mil milhões de euros em 2024.
Descarbonização : Lusorecursos passou à segunda fase dos projetos estratégicos europeus. Resultado final conhecido em março. Empresa admite acelerar com novo plano mineiro.
Defesa : Dados são de 2023 e ainda não refletem completamente a corrida às armas provocada pela tensão geopolítica, a invasão russa da Ucrânia e o conflito no Médio Oriente. Os investigadores do SIPRI dizem que as encomendas já feitas garantem que o negócio vai continuar a crescer.
Negócio : Operadora vai entregar em janeiro as primeiras ‘casas inteligentes’ contratualizadas em 2024, onde atingiu os quatro milhões de receita. “Não estamos aqui para vender hardware, mas para prestar um serviço ao cliente”, refere administrador.
Conferências : Liderança, empreendedorismo, economia e saúde, sob o “chapéu” da sustentabilidade, foram os temas que marcaram o encerramento do ciclo InNova Talks.
Tecnologia : Uma conversa com quem sabe do assunto, desta vez em Las Vegas. O responsável de Startups da AWS diz-nos que Portugal está num bom caminho e que o talento é conhecido mundialmente
Desporto : Empréstimo obrigacionista não chegou aos 30 milhões e economista destaca que perceção do risco do emitente explica resultado.
Panificação : Os donos da Padaria Portuguesa contratam o Haitong para os assessorar num processo competitivo de venda. Já há interessados que avançaram com propostas não vinculativas.
Cargos : A dança das cadeiras vai marcar 2025. São esperados um novo Governador do Banco de Portugal, um novo presidente da ASF, um novo presidente do IGCP, uma nova liderança do Banco de Fomento, e uma nova administração da CGD que mantém-se liderada por Paulo Macedo. Na CMVM há ainda um administrador que acaba o mandato.
Exonerações : O Governo soma mudanças nas lideranças de entidades públicas
Ensino : Com um sistema de ensino inovador e totalmente gratuito, a Escola 42 vai ao encontro das necessidades das empresas e dos sonhos dos alunos. Promove a mobilidade social, independentemente da origem ou da condição financeira dos estudantes.
7ª Arte : Martin Scorsese pôs em película a sua home-nagem a Powell/Pressburger e, agora, David Hinton, filma o realizador a partilhar essa sua sentida homenagem. Uma estreia Filmin.
Scala de Milão : A temporada 2025 na icónica sala milanesa será a última sob a direção do francês Dominique Mayer. A estreia mundial de ‘O Nome da Rosa’ é um dos momentos altos do programa, a par de Verdi, Bellini e Wagner.
Programa : As celebrações vão prolongar-se ao longo de 2025, com inúmeras iniciativas culturais e uma programação virada para os mais novos, com o lançamento de literatura infantil, ações pedagógicas nas escolas e exposições
Concerto : Palavras de Fernando Pessoa musicadas pelo compositor Nuno Côrte-Real constituem o epetáculo único que vai à cena hoje. E que deveria repetir-se.
Arquitetura : Pensar a cidade exige vivê-la. Manuel Aires Mateus e o seu eterno pulôver azul, mãos em parte guardadas nos bolsos da frente dos jeans, ombros puxados para cima, olhar curioso, sabe o que vale mas não o exibe – ele gosta mesmo das ruas de Lisboa e pensou nelas uma e outra vez, não tem ideias feitas. É um arquiteto feito e também em construção,
Conferência : O mote foi dado pelo secretario de Estado para as Finanças e Tesouro de Angola no Forbes Africa Lusófona Annual Summit, destacando a banca, a energia e o turismo como pilares do desenvolvimento sustentável.
Política : Câmara dos Deputados aprovou os primeiros requerimentos de urgência para dois dos projetos do pacote de corte de despesas do governo de Lula que procura a aprovação de todas propostas até ao final do ano.
Coreia do Sul : O partido do presidente promete bloquear o impeachment, mas o espaço político do presidente desapareceu, depois de aquilo que parecia ser um incidente militar com a Coreia do Norte.
Economia : A mais aguardada reunião sobre a economia chinesa realiza-se na próxima semana,
em Pequim, com os dirigentes a definirem metas para o crescimento económico, o défice e a inflação.
Geopolítica : Primeira visita de um presidente norte-americano a Angola é uma dupla vitória para Luanda, económica
e diplomática, com o aumento do investimento no Corredor do Lobito e o estreitamento de relações entre os dois países.
O BPI é o banco líder na contratação das Linhas InvestEU do Banco Português de Fomento, revelou fonte da instituição ao Jornal Económico.
Formação : Instituto Rodrigo Guimarães dispõe de um orçamento de meio milhão de euros anuais, dos quais 200 mil para bolsas universitárias. Programa Step Up, outra iniciativa da instituição, fomenta empreendedorismo nos jovens do secundário.
Escolas de negócios : Rankings são o resultado mais visível de uma estratégia que mudou a face do ensino da gestão em Portugal. Em 10 anos, o país construiu uma indústria de qualidade, tornou-se exportador e referência na Europa.
As alterações climáticas, reconhecidas pela esmagadora maioria, mas ainda negadas por muitos, estão a tornar-se cada vez mais evidentes e, sobretudo, com consequências cada vez mais gravosas.
Há um português na alta-roda da Euronext. Manuel Bento é o Chief Operations Officer (COO) do Grupo Euronext, baseado na sede do grupo em Paris, responsável pelas equipas de Operações e Tecnologia, e que lidera operações que abrangem várias bolsas de valores europeias e uma ampla gama de empresas.