Skip to main content
Capa
Nº 2271 | 11 Outubro 2024
Edição nº 2271
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Lusofonia
Brasil deve levar hidrogénio mais a sério
Brasil deve levar hidrogénio mais a sério
Energia : Diretor da Agência Internacional de Energia deixa o aviso e também recomenda que país use minerais na indústria nacional em vez de exportá-los.
Eleições gerais sem resultados, mas com declaração de vitória
Eleições gerais sem resultados, mas com declaração de vitória
Moçambique : A única surpresa do dia eleitoral foi a declaração de vitória de Venâncio Mondlane, o candidato outsider na corrida presidencial. Resultados só daqui a duas semanas.
Economia
Orçamento mantém contribuições extraordinárias
Orçamento mantém contribuições extraordinárias
Banca e energia : Prevê-se que a receita proveniente destas contribuições, que continuam a ser contestadas, venha a aumentar em 23,1%, para 563 milhões de euros em 2025.
Tributação autónoma  baixa e é reforçado incentivo à valorização salarial
Tributação autónoma baixa e é reforçado incentivo à valorização salarial
Impostos : Taxas das tributações autónomas sobre os carros recuam meio ponto percentual. E encargos com aumentos salariais serão considerados a 200% para o benefício em IRC.
Mais 5,8 mil milhões de despesa corrente com salários  e PRR à cabeça
Mais 5,8 mil milhões de despesa corrente com salários e PRR à cabeça
Despesa a Os gastos com as atualizações salariais de várias carreiras da função pública é um dos principais motores da subida da despesa, bem como a fase final de execução do PRR.
Dívida desce menos  do que previsto  no Programa  de Estabilidade
Dívida desce menos do que previsto no Programa de Estabilidade
Dívida : O rácio em função do PIB desce para 95,9% este ano e 93,3% no próximo, ou seja, acima dos 95,4% e 91,4% previstos no Programa de Estabilidade apresentado em abril.
PIB cresce 2,1% e novo excedente de 0,3%
PIB cresce 2,1% e novo excedente de 0,3%
Cenário macro : O investimento e a componente externa foram revistos em baixa em relação ao PdE, mas o consumo compensa esta fraqueza esperada, acelerando tanto do lado privado, como do público.
Impostos do pecado vão gerar mais de 2,3 mil milhões de euros
Impostos do pecado vão gerar mais de 2,3 mil milhões de euros
Impostos : O tabaco, o álcool e o jogo vão ver as suas receitas crescerem no próximo ano. O crescimento do consumo privado em 2% é a alavanca para o aumento das receitas
Governo só inclui descida do IRC em 2025
Governo só inclui descida do IRC em 2025
Empresas : O OE prevê baixa do IRC de 21% para 20% e igual descida em 1 p.p. na taxa para as pequenas e médias empresas, que passa dos 17% para os 16%. E estão previstos incentivos fiscais para as empresas que decidirem aumentar os salários.
Atualização dos escalões de IRS  não garante neutralidade fiscal
Atualização dos escalões de IRS não garante neutralidade fiscal
Famílias : Atualização dos escalões em4,6% fica abaixo da valorização salarial de 4,7% para o próximo ano,acordada na concertação social, e acima da taxa de inflação prevista de 2,3% em 2025.
Estado encaixa mais  2,3 mil milhões em impostos
Estado encaixa mais 2,3 mil milhões em impostos
Receita : Em 2025, a receita fiscal aumenta 3,7% para valores históricos acima dos 63 mil milhões de euros. Impostos indiretos dão o principal contributo. Só o ISP vai contribuir com quase o dobro da receita face a 2024.
Miranda Sarmento  confiante na aprovação
Miranda Sarmento confiante na aprovação
OE2025 : Ministro das Finanças apelou à “responsabilidade” da oposição para permitir aprovação do OE, que prevê crescimentos acima de 2% nos próximos anos e excedentes consecutivos.
Política
Portugal – somos  um país novamente  adiado
Portugal – somos um país novamente adiado
Desilusão. Depois de 8 anos com governos de António Costa, o país exigiu mudanças que não se concretizaram. Na verdade, o Orçamento de Estado da AD podia ter sido apresentado por um governo socialista. Os mesmos níveis de carga fiscal, um aumento da despesa similar e a mesma incapacidade de promover crescimento económico relevante.
Da “traição à direita” ao “desmantelar” do SNS. Partidos  atacam proposta
Da “traição à direita” ao “desmantelar” do SNS. Partidos atacam proposta
Orçamento : A proposta do OE 2025 foi entregue pelo Governo na Assembleia da República e as criticas não se fizeram esperar. Os temas vão desde os impostos à habitação, sem esquecer a saúde.
“Temos de defender de forma intransigente a Zona Franca”
“Temos de defender de forma intransigente a Zona Franca”
Política : Além da defesa da Zona Franca o eurodeputado madeirense, Sérgio Gonçalves, reivindica um programa para os transportes, um plano europeu para a habitação acessível e o aumento das quotas de pesca.
Empresas & Finanças
Diarra e TJUE entram em campo e mexem com o jogo das transferências
Diarra e TJUE entram em campo e mexem com o jogo das transferências
Desporto : Depois do protagonismo assumido por Bosman, há quase três décadas, é a vez de Lassana Diarra se evidenciar em nova decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) que promete revolucionar o mercado de jogadores de futebol.
BPF aprova mais de mil operações no âmbito das “Linhas Invest EU”
BPF aprova mais de mil operações no âmbito das “Linhas Invest EU”
O Banco de Fomento atualiza hoje o número de operações aprovadas no âmbito das “Linhas Invest EU” lançadas em 5 de julho, mas o JE sabe que foram 1.405 candidaturas decididas, das quais 1.071 foram aprovadas.
Portugal faz diplomacia energética para a eólica offshore
Portugal faz diplomacia energética para a eólica offshore
Energia : Governo está em “negociações” com o Luxemburgo. Outros países demonstraram interesse. Objetivo: atrair investimento para mitigar custos, com países a ganharem quota de renováveis.
Bolsas aguardam arranque  da ‘earnings season’
Bolsas aguardam arranque da ‘earnings season’
Fecho da semana : Com o fim do terceiro trimestre, o mercado aguarda agora pelo arranque da época de resultados na bolsa norte-americana.
Governo muda ‘board’ do Banco de Fomento  em novembro
Governo muda ‘board’ do Banco de Fomento em novembro
Banca : O Ministério da Economia, liderado por Pedro Reis, prepara já a nova administração do Banco de Fomento. Gonçalo Regalado é apontado para suceder a Ana Carvalho como CEO.
Cartuxa quer faturação de 27 milhões em 2025
Cartuxa quer faturação de 27 milhões em 2025
Vinhos : Leste da Europa e Mar Adriático são as duas novas apostas de entrada da empresa no próximo ano e onde o mercado brasileiro continuará a ser uma “âncora de crescimento”.
BCP é o banco mais afetado pela nova almofada contracíclica
BCP é o banco mais afetado pela nova almofada contracíclica
Banca : O JE fez as contas à nova reserva contracíclica de 0,75% sobre a exposição dos bancos ao setor privado não financeiro em Portugal. O BCP tem o maior impacto e Santander Totta o menor do Top5.
Novo Pêra-Manca custa 350 euros por garrafa e stock deve esgotar na primavera
Novo Pêra-Manca custa 350 euros por garrafa e stock deve esgotar na primavera
Consumo : Colheita de 2018 resultou numa produção de 21 mil garrafas, menos de metade quando comparado com 2015. Para o Brasil já seguiram seis mil garrafas.
Altice negoceia com Morgan Stanley venda da FastFiber
Altice negoceia com Morgan Stanley venda da FastFiber
Telecomunicações : Drahi dizia em 2020 que “esta transação com os nossos parceiros de longa data da Morgan Stanley Infrastructure Partners vai acelerar a desalavancagem do grupo”. Frase que se poderá repetir em 2025.
Em alemão economia aberta diz-se protektionismus
Em alemão economia aberta diz-se protektionismus
O Unicredit, o segundo maior banco italiano, entrou no capital do alemão Commerzbank, também o segundo maior banco da Alemanha. Foi o Estado alemão que vendeu a sua participação, permitindo à instituição financeira liderada por Andrea Orcell assegurar uma participação accionista de 21%, embora ainsa sujeita à aprovação dos reguladores.
Governo prepara-se  para “dar à luz” RTP do futuro
Governo prepara-se para “dar à luz” RTP do futuro
Política : Pedro Duarte, ministro com a tutela da comunicação social, apresentou plano com cerca de 30 medidas para o sector. RTP vai perder receitas da publicidade até 2027.
Hyatt chega à Madeira focado  no mercado de luxo
Hyatt chega à Madeira focado no mercado de luxo
Hyatt chegou à Madeira em outubro. Em declarações ao Económico Madeira o diretor-geral da unidade diz que a Região Autónoma é um destino com “grandes oportunidades” de desenvolvimento e destaca atratividade turística da Madeira.
Hospital gerido por privados vai dar a mão ao Estado
Hospital gerido por privados vai dar a mão ao Estado
Saúde : Hospital de Cascais vai dar médico de família a 75 mil utentes das ULS Amadora-Sintra e Lisboa Ocidental, no entanto aguarda decisão das entidades para avançar
Mais
Maioria  dos depósitos já paga  menos que os Certificados de Aforro
Maioria dos depósitos já paga menos que os Certificados de Aforro
Banca : Os bancos estão a cortar nos juros dos depósitos, acompanhando a descida das taxas do BCE. Uma redução que coloca a rentabilidade da maioria destes produtos de poupança abaixo da dos Certificados de Aforro.
Prazer
Juntar a vida pessoal com  os tachos deu um Pap’Açôrda
Juntar a vida pessoal com os tachos deu um Pap’Açôrda
Património afetivo para quem viveu a revolução do estar e comer no Bairro Alto, nos anos 80 e 90, e nome na ponta da língua de quem procura a gastronomia portuguesa temperada com o carinho e a mão-cheia de Manuela Brandão.
Kubik: uma galeria cool, nada amarrada ao cubo
Kubik: uma galeria cool, nada amarrada ao cubo
Galeria : “Ação à distância” é a exposição inaugural da Kubik Gallery, na zona do Beato. Eis a ponta do triângulo que liga o Porto, São Paulo e Lisboa.
‘Grand Tour’ é gozo, é cinema em estado puro, ponto
‘Grand Tour’ é gozo, é cinema em estado puro, ponto
Um homem foge de uma mulher obstinadamente inabalável. Desculpa para filmar impérios em declínio, o melhor e o pior do ser humano, um caleidoscópio de paisagens. Com sagacidade e humor.
Wonther: ética e estilo inspiradores
Wonther: ética e estilo inspiradores
Mais do que acessórios, as joias devem ter significado e servir de inspiração. Daí que cada peça da portuguesa Wonther personifique a singularidade de cada indivíduo, qual lembrete constante da sua força e direito a viver uma jornada única.
Conferência JE
É hora de medidas para “melhorar os salários” e “de crescimento robusto”
É hora de medidas para “melhorar os salários” e “de crescimento robusto”
Conferência : António Horta Osório abriu a Conferência a dizer: É hora de lançar medidas para “melhorar os salários”. O Ministro da Economia fechou-a a dizer: “Portugal está pronto para iniciar um ciclo de crescimento robusto”,
Mundo
Áustria: presidente quer diálogo com a extrema-direita
Áustria: presidente quer diálogo com a extrema-direita
Impasse : Apesar de ser oriundo do centro-esquerda, Van der Bellen considera que os resultados eleitorais são para levar em consideração.
México: Claudia Sheinbaum inicia mandato com foco  na violência interna
México: Claudia Sheinbaum inicia mandato com foco na violência interna
Presidência : Críticos dizem que plano para combater (sem armas) o narco-tráfico já deu mostras de não funcionar. A nova presidente é uma das maiores interessadas nos resultados das eleições norte-americanas.
Palestina denuncia  zona-tampão em Gaza
Palestina denuncia zona-tampão em Gaza
Médio Oriente : A Turquia, país da NATO, dá sinais cada vez mais claros de impaciência face à evolução da política belicista de Israel em Gaza e no Líbano.
Investimento estrangeiro recupera comunicações ucranianas
Investimento estrangeiro recupera comunicações ucranianas
Telecom : Éo maior investimento estrangeiro feito na Ucrânia desde o início da guerra. Promotor é um empresário francês e a operação tem o apoio das organizações internacionais.
Ensaio
Certificados de Aforro têm novas regras.  O que mudou?
Certificados de Aforro têm novas regras. O que mudou?
As novas regras dos Certificados de Aforro estão em vigor desde o início a semana, uma alteração que, segundo o Governo, promove “a eficiência e sustentabilidade da dívida pública portuguesa”. Mas, afinal, o que mudou?
Mulheres refugiadas  em Portugal: de casa para um lugar qualquer
Mulheres refugiadas em Portugal: de casa para um lugar qualquer
Fazia calor naquele 15 de Agosto de 2021. Maryam Shahi vestiu uma blusa larga de algodão e colocou um leve lenço de seda sobre o cabelo, sem o cuidado de o cobrir totalmente. Como de costume, foi para a redacção do Nimrokh, o jornal onde escrevia sobre direitos das mulheres afegãs — a situação tinha melhorado nos vinte anos que se seguiram ao derrube do regime islamista, mas havia ainda muito caminho a percorrer. Comentou com o director que tinha de sair para comprar uma mala de viagem para a irmã, que acabava de entrar de férias das várias universidades onde dava aulas. Não chegou a fazê-lo: os talibãs estavam a entrar em Cabul. Nas horas, dias e semanas que se seguiram, o mundo de Maryam desabou.
Procura por Certificados de Aforro pode subir, mas só ligeiramente
Procura por Certificados de Aforro pode subir, mas só ligeiramente
Poupança : A mudança das regras dos Certificados de Aforro pode torná-los mais atrativos para os investidores com mais capital, mas o efeito, consideram os especialistas, será limitado.