Capa
Nº 2271 | 11 Outubro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Empresas & Finanças
Mais
Prazer
Conferência JE
Mundo
Ensaio
Energia : Diretor da Agência Internacional de Energia deixa o aviso e também recomenda que país use minerais na indústria nacional em vez de exportá-los.
Moçambique : A única surpresa do dia eleitoral foi a declaração de vitória de Venâncio Mondlane,
o candidato outsider na corrida presidencial. Resultados só daqui a duas semanas.
Banca e energia : Prevê-se que a receita proveniente destas contribuições, que continuam a ser contestadas, venha a aumentar em 23,1%, para 563 milhões de euros em 2025.
Impostos : Taxas das tributações autónomas sobre os carros recuam meio ponto percentual. E encargos com aumentos salariais serão considerados a 200% para o benefício em IRC.
Despesa a Os gastos com as atualizações salariais de várias carreiras da função pública é um dos principais motores da subida da despesa, bem como a fase final de execução do PRR.
Dívida : O rácio em função do PIB desce para 95,9% este ano e 93,3% no próximo, ou seja, acima dos 95,4% e 91,4% previstos no Programa de Estabilidade apresentado em abril.
Cenário macro : O investimento e a componente externa foram revistos em baixa em relação ao PdE, mas o consumo compensa esta fraqueza esperada, acelerando tanto do lado privado, como do público.
Impostos : O tabaco, o álcool e o jogo vão ver as suas receitas crescerem no próximo ano. O crescimento do consumo privado em 2% é a alavanca para o aumento das receitas
Empresas : O OE prevê baixa do IRC de 21% para 20% e igual descida em 1 p.p. na taxa para as pequenas e médias empresas, que passa dos 17% para os 16%. E estão previstos incentivos fiscais para as empresas que decidirem aumentar os salários.
Famílias : Atualização dos escalões em4,6% fica abaixo da valorização salarial de 4,7% para o próximo ano,acordada na concertação social, e acima da taxa de inflação prevista de 2,3% em 2025.
Receita : Em 2025, a receita fiscal aumenta 3,7% para valores históricos acima dos 63 mil milhões de euros. Impostos indiretos dão o principal contributo. Só o ISP vai contribuir com quase o dobro da receita face a 2024.
OE2025 : Ministro das Finanças apelou à “responsabilidade” da oposição para permitir aprovação do OE, que prevê crescimentos acima de 2% nos próximos anos e excedentes consecutivos.
Desilusão. Depois de 8 anos com governos de António Costa, o país exigiu mudanças que não se concretizaram. Na verdade, o Orçamento de Estado da AD podia ter sido apresentado por um governo socialista. Os mesmos níveis de carga fiscal, um aumento da despesa similar e a mesma incapacidade de promover crescimento económico relevante.
Orçamento : A proposta do OE 2025 foi entregue pelo Governo na Assembleia da República e as criticas não se fizeram esperar. Os temas vão desde os impostos à habitação, sem esquecer a saúde.
Política : Além da defesa da Zona Franca o eurodeputado madeirense, Sérgio Gonçalves, reivindica um programa para os transportes, um plano europeu para a habitação acessível e o aumento das quotas de pesca.
Desporto : Depois do protagonismo assumido por Bosman, há quase três décadas, é a vez de Lassana Diarra se evidenciar em nova decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) que promete revolucionar o mercado de jogadores de futebol.
O Banco de Fomento atualiza hoje o número de operações aprovadas no âmbito das “Linhas Invest EU” lançadas em 5 de julho, mas o JE sabe que foram 1.405 candidaturas decididas, das quais 1.071 foram aprovadas.
Energia : Governo está em “negociações” com o Luxemburgo. Outros países demonstraram interesse. Objetivo: atrair investimento para mitigar custos, com países a ganharem quota de renováveis.
Fecho da semana : Com o fim do terceiro trimestre, o mercado aguarda agora pelo arranque da época de resultados na bolsa norte-americana.
Banca : O Ministério da Economia, liderado por Pedro Reis, prepara já a nova administração do Banco de Fomento. Gonçalo Regalado é apontado para suceder a Ana Carvalho como CEO.
Vinhos : Leste da Europa e Mar Adriático são as duas novas apostas de entrada da empresa no próximo ano e onde o mercado brasileiro continuará a ser uma “âncora de crescimento”.
Banca : O JE fez as contas à nova reserva contracíclica de 0,75% sobre a exposição dos bancos ao setor privado não financeiro em Portugal. O BCP tem o maior impacto e Santander Totta o menor do Top5.
Consumo : Colheita de 2018 resultou numa produção de 21 mil garrafas, menos de metade quando comparado com 2015. Para o Brasil já seguiram seis mil garrafas.
Telecomunicações : Drahi dizia em 2020 que “esta transação com os nossos parceiros de longa data da Morgan Stanley Infrastructure Partners vai acelerar a desalavancagem do grupo”. Frase que se poderá repetir em 2025.
O Unicredit, o segundo maior banco italiano, entrou no capital do alemão Commerzbank, também o segundo maior banco da Alemanha. Foi o Estado alemão que vendeu a sua participação, permitindo à instituição financeira liderada por Andrea Orcell assegurar uma participação accionista de 21%, embora ainsa sujeita à aprovação dos reguladores.
Política : Pedro Duarte, ministro com a tutela da comunicação social, apresentou plano com cerca de 30 medidas para o sector. RTP vai perder receitas da publicidade até 2027.
Hyatt chegou à Madeira em outubro. Em declarações ao Económico Madeira o diretor-geral da unidade diz que a Região Autónoma é um destino com “grandes oportunidades” de desenvolvimento e destaca atratividade turística da Madeira.
Saúde : Hospital de Cascais vai dar médico de família a 75 mil utentes das ULS Amadora-Sintra e Lisboa Ocidental, no entanto aguarda decisão das entidades para avançar
Banca : Os bancos estão a cortar nos juros dos depósitos, acompanhando a descida das taxas do BCE. Uma redução que coloca a rentabilidade da maioria destes produtos de poupança abaixo da dos Certificados de Aforro.
Património afetivo para quem viveu a revolução do estar e comer no Bairro Alto, nos anos 80 e 90, e nome na ponta da língua de quem procura a gastronomia portuguesa temperada com o carinho e a mão-cheia de Manuela Brandão.
Galeria : “Ação à distância” é a exposição inaugural da Kubik Gallery, na zona do Beato. Eis a ponta do triângulo que liga o Porto, São Paulo e Lisboa.
Um homem foge de uma mulher obstinadamente inabalável. Desculpa para filmar impérios em declínio, o melhor e o pior do ser humano, um caleidoscópio de paisagens. Com sagacidade e humor.
Mais do que acessórios, as joias devem ter significado e servir de inspiração. Daí que cada peça da portuguesa Wonther personifique a singularidade de cada indivíduo, qual lembrete constante da sua força e direito a viver uma jornada única.
Conferência : António Horta Osório abriu a Conferência a dizer: É hora de lançar medidas para “melhorar os salários”. O Ministro da Economia fechou-a a dizer: “Portugal está pronto para iniciar um ciclo de crescimento robusto”,
Impasse : Apesar de ser oriundo do centro-esquerda, Van der Bellen considera que os resultados eleitorais são para levar em consideração.
Presidência : Críticos dizem que plano para combater (sem armas) o narco-tráfico já deu mostras de não funcionar. A nova presidente é uma das maiores interessadas nos resultados das eleições norte-americanas.
Médio Oriente : A Turquia, país da NATO, dá sinais cada vez mais claros de impaciência face à evolução da política belicista de Israel em Gaza e no Líbano.
Telecom : Éo maior investimento estrangeiro feito na Ucrânia desde o início da guerra. Promotor é um empresário francês e a operação tem o apoio das organizações internacionais.
As novas regras dos Certificados de Aforro estão em vigor desde o início a semana, uma alteração que, segundo o Governo, promove “a eficiência e sustentabilidade da dívida pública portuguesa”. Mas, afinal, o que mudou?
Fazia calor naquele 15 de Agosto de 2021. Maryam Shahi vestiu uma blusa larga de algodão e colocou um leve lenço de seda sobre o cabelo, sem o cuidado de o cobrir totalmente. Como de costume, foi para a redacção do Nimrokh, o jornal onde escrevia sobre direitos das mulheres afegãs — a situação tinha melhorado nos vinte anos que se seguiram ao derrube do regime islamista, mas havia ainda muito caminho a percorrer. Comentou com o director que tinha de sair para comprar uma mala de viagem para a irmã, que acabava de entrar de férias das várias universidades onde dava aulas. Não chegou a fazê-lo: os talibãs estavam a entrar em Cabul. Nas horas, dias e semanas que se seguiram, o mundo de Maryam desabou.
Poupança : A mudança das regras dos Certificados de Aforro pode torná-los mais atrativos para os investidores com mais capital, mas o efeito, consideram os especialistas, será limitado.