Capa
Nº 2058 | 11 Setembro 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Desporto
Última
Construtor é um dos maiores devedores do banco, com um total de 254 milhões, diz auditoria. Consultor diz que empréstimos estão a ser pagos.
Já saíram 600 trabalhadores da TAP com contratos a prazo e está prevista saída de mais 300 funciomários do Grupo ao longo dos próximos meses.
Quase dois meses depois do acordo definitivo de compra da participação de 22,5% do acionista norte-americano, David Neeleman, que levou o Estado a aumentar a sua participação na TAP para 72,5%, ainda não se concretizou a saída “imediata” do CEO da companhia aérea, anunciada pelo ministro das Infraestruturas.
Processo de contratação de consultora que vai procurar novo responsável pela gestão da TAP está em marcha. Há cinco multinacionais na corrida.
É a grande meta a dez anos da Agenda de Inovação para a Agricultura 20|30, que será hoje apresentada,
explica Maria do Céu Antunes. Outros focos são os jovens agricultores, produção sustentável e I&D.
Nos próximos 15 anos, está previsto o desembolso de 7.776 milhões de euros. Só de 2035 em diante se prevê a entrada de dinheiro para o Estado.
A grande maioria das indemnizações exigidas respeita às PPP do setor rodoviário, cujos operadores privados exigem 878 milhões de euros.
Diretora-geral da ERP Portugal, Rosa Monforte, diz que “ambição” de Bruxelas na recolha, reciclagem e tratamento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) levou a que Portugal falhasse objetivo em 2019, o que se deverá repetir este ano.
União Europeia e NATO asseguram que estão do lado dos revoltosos, mas só muito dificilmente o país escapará à preponderância clara de Moscovo.
Atenas e Ancara têm recusado qualquer mediação do conflito que opõe os dois países. Aguerra continua, para já só com recurso às palavras.
Miguel Guinea, CEO da DIAPortugal, espera que a loja ‘online’ seja a maior do grupo já em 2021, prevendo que atinja 2% da faturação consolidada.
CEO da GamaLife diz que as perdas previstas para GNB Vida retiraram relevância ao valor contabilístico da seguradora no balanço do Novo Banco.
O grupo anunciou um plano estratégico que inclui a abertura e remodelação de lojas, mas não revelou os valores de investimento envolvidos.
O Banco de Portugal quer que a venda do EuroBic seja retomada. O Abanca, que tem um projeto de crescimento no país, foi convidado a avançar com nova proposta até dia 15 deste mês.
GamaLife acredita que o mercado nacional “está pronto para se consolidar” e poderá fazer compras se se enquadrarem na estratégia.
A Flexdeal, primeira e única SIMFE portuguesa, está a fazer um aumento de capital em bolsa de 10 milhões de euros. O CEO diz ao JE que o objetivo principal é canalizar mais investimento para as PME.
A Indaqua é o maior operador privado no setor da água em Portugal, abastecendo 600 mil pessoas.
A Myia Water, que detém a empresa portuguesa, valorizou 400 milhões de euros no espaço de um ano.
Banco central projeta recessão entre 7,2% e 10% na média dos países da moeda única este ano.
Num contexto de um euro mais forte, BCE irá monitorizar a taxa de câmbio, mas para já não haverá qualquer política “cambial” pró-ativa.
O fundo Antin Infrastructure comprou a Indaqua ao Bridgepoint. A Servulo e a Uría foram os assessores jurídicos e o Deustche Bank e o Citi os bancos envolvidos.
Profissionais de engenharia, arquitetura e marketing olham para a falta de emprego como oportunidade de mudança para o setor imobiliário. Até final do ano, poderão ultrapassar os 50% de recrutados.
Marçal Grilo, antigo ministro da Educação, diz ao JE que lideranças nas escolas serão fundamentais para o sucesso da tarefa complexa do novo ano letivo.
Atual mercado de transferências, que termina a 6 de outubro, é a última oportunidade para captar jogadores no âmbito deste regime fiscal. Medida para ex-residentes exclui de tributação 50% dos rendimentos do trabalho durante cinco anos.
Ex-eurodeputada do PS lançou críticas a AntónioCosta pela “desvalorização de um ato tão significante como a eleição para a Presidência da República”
Medida anunciada pelo governo de Boris Johnson entra em vigor às 04h00 de sábado. Quarentena
no regresso aoReino Unido é golpe para oAlgarve.