Capa
Nº 2026 | 31 Janeiro 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Universidades & Emprego
Media & Comunicação
Desporto
Última
Altice, NOS e Vodafone enviam carta a António Costa onde sustentamque licenças e taxas do espetro devem ter desconto de 50% face ao 4G.
Centeno pediu infomações sobre operações suspeitas no EuroBic. Quer saber se papel da supervisão e controlo do branqueamento estão a ser cumpridos.
Existem pelo menos quatro interessados na compra da participação de Isabel dos Santos. Fernando Teles será também “parte da solução”.
Presidente da CCP diz que Orçamento do Estado para 2020 é “dececionante” e mostra-se preocupado com a falta de atenção que continua a existir quanto ao arrendamento comercial e empresarial.
A defesa dos investidores internacionais alega no recurso apresentado no Supremo que “o Tribunal falhou em perceber a problemática da concessão de um poder tão arbitrário ao Banco de Portugal, por ter entendido que o regime de resolução bancária não vai contra o núcleo essencial do direito de propriedade”.
Credores internacionais e a massa insolvente da ESFG recorreram da sentença que considerou legal a resolução, e insistem que directiva europeia foi violada. BdP arrisca indemnizar todos os lesados.
Políticos concordam que a continuidade no PSD e a renovação no CDS-PP não alteram circunstâncias e contribuem para que António Costa e o PS possam ambicionar três legislaturas consecutivas.
PSD, Bloco de Esquerda e PCP podem viabilizar uma redução do IVA da eletricidade distinta do escalonamento que o Governo defende. Votação global do Orçamento doEstado é na quinta-feira, mas antes disso serão votadas mais de 1.200 alterações.
A implementação do Pacto Ecológico Europeu e a definição do Quadro Financeiro Plurianual são duas das prioridades “consensuais” de Carlos Zorrinho, Paulo Rangel, José Gusmão, Sandra Pereira e Francisco Guerreiro.
Uma convergência negativa de interesses partidários pode deixar Roma sem governo. Todos os cenários estão em suspenso até março e um governo tecnocrata do antigo governador do BCE é um deles.
Em entrevista exclusiva, José Braz da Silva, acionista maioritário da empresa sucessora da Construtora do Tâmega, explica porque é que o antigo regime angolano lhe fechou as portas durante anos a fio.
Em entrevista ao Jornal Económico, o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Henrique Soares, revela que a produção da última vindima registou um crescimento de 6%.
A Tâmega passou por uma forte crise, aliás, como grande parte da construção em Portugal.
O grupo espanhol anunciou a compra deste ativo lançado, sem sucesso, há cerca de 15 anos pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates. A construção será faseada e o investimento agora previsto para Castanheira do Ribatejo é de 147 milhões de euros.
Cerca de 800 altos quadros da operadora brasileira deverão receber um prémio extraordinário após o encaixe de 900 milhões de euros na Unitel. Desde 2010, Oi já recebeu mais de 12 mil milhões de euros em investimentos da PT ou na venda de ativos desta.
A reivindicação de Henrique Soares junta-se às de vários empresários e responsáveis políticos da Península de Setúbal.
Coronavírus, diminuição do balanço da Fed e inversão da curva de rendimentos nos EUA penalizam ações. Esta semana a época de resultados foi marcada pelas gigantes tecnológicas
A sustentabilidade é um game changer nos mercados, mas a alocação demasiado repentina do capital em ativos com critérios ‘verdes’, sociais e de governação tem riscos, alerta Carlos Almeida.
Não se fechou em copas, mas Christine Lagarde foi parca em palavras quando abordou a “ampla” revisão estratégica do Banco Central Europeu (BCE) depois de presidir, na semana passada, à sua primeira reunião do banco central, que manteve as taxas de juro inalteradas.
A injeção antecipada do dinheiro do mecanismo de capital contingente no Novo Banco é uma ideia do Fundo de Resolução, mas a Lone Star não participou,
A CMVM entregou à tutela a proposta de taxas de supervisão a cobrar em 2020. Se for aprovada a CMVM vai receber mais 2 milhões dos supervisionados.
O presidente do Conselho Regional de Lisboa diz que os profissionais patrocinam o funcionamento da justiça e apela a que o Estado suporte parte dos custos administrativos.
Três dias de férias extra para os colaboradores que em 2020 não tenham faltas é uma das iniciativas do FLEXI ECI. O programa, criado pela nova diretora do departamento de Pessoas, Susana Silva, abrange os 3.100 colaboradores em Lisboa e Porto.
O pacote salarial é a principal razão de insatisfação nas empresas portuguesas, conclui o estudo da empresa de recrutamento Hays.
O investimento em produção de conteúdos é tendência em 2020 para anunciantes. Rádio e ‘outdoor’ reiventaram-se como meios, ‘streaming’ não retira atratividade à televisão e imprensa é “patinho feio”.
Cerca de 62% da venda do médio fica nos cofres da Sporting SAD e quase 20% segue diretamente para a banca. Venda da estrela da equipa vai servir para que os ‘leões’ reforcem a credibilidade junto do sistema financeiro.
Foram escolhidas seis propostas de um universo de propostas não vinculativas. Mas venda da Brisa depende do Governo.