Capa
Nº 2020 | 20 Dezembro 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Imobiliário
Universidades & Emprego
Desporto
Última
Berardo acusa advogado de comentar em causa própria na SIC e pede saída do Conselho de Estado, sabe o JE. Belém reage: Marcelo “não é pressionável”.
O novo bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Luís Menezes Leitão, tem sobretudo três temas pensados para a primeira reunião com o Governo, assim que tomar posse: a revisão da tabela do apoio judiciário, a reforma da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) e o plano nacional de combate à corrupção.
Solução política para viabilização do Orçamento do Estado para 2020 continua em aberto. Rui Rio diz que “não é normal” votos divergentes, enquanto PCP e Bloco dizem estar a analisar o documento.
Eurodeputada do PSD é autora das novas regras de combate antifraude que vão facilitar a deteção de desvios no IVA no comércio online. Modernização das administrações tributárias e criação de megabase de dados são prioridades para reduzir fuga ao Fisco.
Ex-parceiros de “geringonça” concentram as melhores avaliações dos portugueses em dezembro, Rui Rio é o líder que recebe a nota mais baixa dos seus próprios eleitores e André Ventura ganha peso tanto no PSD como entre os outros partidos.
Processo que tem tudo para “morrer” às portas do Senado acompanha pico de popularidade do presidente norte-americano. A tentativa de destituição arrisca-se a ser uma forte dor de cabeça para os democratas.
Com alguma surpresa, a primeira-ministra escocesa não perdeu tempo: já sinalizou politicamente o referendo à permanência da nação na União Europeia.
Turismo, portos e indústria são os que mais poderão beneficiar do 5G na próxima década. Ainda estão por conhecer os detalhes da estratégia nacional.
A Finerge entrou no mercado espanhol com a aquisição de seis centrais solares. O futuro da segunda maior produtora eólica em Portugal deverá passar por mais investimento no solar e a entrada em mais mercados.
Áreas de combustível, gás e eletricidade vão ser unificadas. Administração propõe pré-reformas e rescisões amigáveis. Sindicato fala em cem saídas até ao fim do ano. Empresa confirma reestruturação mas não admite números.
A Fnac Portugal está a celebrar o 20.º aniversário do lançamento da sua loja online, a fnac.pt, onde conta com 50 milhões
de visitas por ano e mais de seis milhões de produtos.
Empresa familiar de Oliveira de Azeméis bate-se contra os gigantes mundiais da produção de eletrodomésticos e celebra 40 anos em casa dos portugueses.
Praças norte-americanas renovam máximos históricos consecutivos.
Miguel Mendes é o novo diretor do Santander Consumer Finance e tem por missão alavancar o investimento tecnológico que o banco fez. Ao JE, diz que o digital “é uma estrada de um sentido e que não há volta a dar”.
BlackRock prevê que recuperação do crescimento económico irá continuar a dar retornos aos investidores em ação, mas pausa na política monetária acomodatícia vai limitar os ganhos.
O Fundo de Resolução tem quase fechado o caderno de encargos da auditoria que a Deloitte vai fazer ao banco e deverá chegar às Finanças depois do Natal. Entre outras coisas a auditora vai avaliar se a venda de créditos foi feita depressa demais.
O ano de 2019 é considerado pelas consultoras imobiliárias um dos melhores de sempre. Investidores nacionais e estrangeiros reforçaram apostas nos segmentos da hotelaria e escritórios em Lisboa e Porto.
Rui Teixeira, o novo COO do grupo em Portugal, aposta no desenvolvimento da atividade em todas as áreas de negócio, o que requer capacidade de inovação e equipas comprometidas.
As dotações orçamentais são ligeiramente superiores às de 2019, mas insuficientes para recuperar um setor com subfinanciamento crónico.
Principal Liga portuguesa tem menos espetadores que as segundas ligas alemã e inglesa ou que as ligas belga e holandesa. Tendência em Portugal é de crescimento nas assistências, mas descida do IVA dos bilhetes é considerada fundamental.
Alienação de seis centrais hídricas em Portugal a consórcio liderado pela Engie rende mais que previsto no plano estratégico.
O Conselho das Ordens Honoríficas (COH), presidido por Manuela Ferreira Leite, vai reunir hoje para tomar uma decisão sobre as condecorações de Joe Berardo.