Capa
Nº 76 | 09 Novembro 2023
Notícias
Entrevista
Economia
Política
Mercados
Economia & Política
Mundo
Empresas
Atualidade
O responsável máximo da associação que agrega quase 160 empresas com elevado potencial para implementar soluções que potenciem a economia nacional, numa ótica de transformação digital e energética, tece sérias críticas a um OE que "se alheia da economia". E alerta: "Sentimos um abrandamento no tecido económico e perspectiva-se um 2024 com contenção da procura".
Apesar de reconhecer o papel da dinâmica salarial na recuperação da economia após um período de elevada inflação, o FMI teme um desequilíbrio entre aumentos salariais e da produtividade, o que pode obrigar a uma postura monetária rígida durante mais tempo do que estimado.
Dia "D", de decisões, para Marcelo Rebelo de Sousa. Mas também Dia "O" de Orçamento e "E", de eleições antecipadas ou não. Todos os olhos estão postos hoje em Belém, onde o Presidente decide o futuro imediato da política portuguesa.
As bolsas europeias na sua maioria terminaram esta quarta-feira com ganhos, com destaque para a subida da elétrica que aposta nas energias renováveis. A contrastar ficaram as cotadas do grupo EDP.
"A questão que se podem colocar é se essas medidas não poderão ser vistas como eleitoralistas”, diz o constitucionalista Moreira da Silva.
Já não é apenas uma palavra de ordem, mas um manifesto: grupos neo-nazis e aquilo a que a imprensa chama ‘coletivos-fantasma’ de ultra-direita transformaram Madrid num caos, clamando por um ataque ao Congresso.
O primeiro-ministro Netanyahu insiste, por seu lado, em que a posse de Gaza por tempo indeterminado é a única forma de impedir o regresso da violência. A comunidade internacional está contra. Entretanto, o holandês Mark Rutte já vai na segunda visita a Israel.
O ministro das Finanças foi substituído pelo secretário de Estado João Nuno Mendes na reunião com os seus homólogos europeus, onde, entre outros temas, foi debatida a situação macro e as propostas orçamentais para o próximo ano. Esta quinta-feira, as regras orçamentais estão na ordem de trabalhos.
IEFP, Sonae, SAP, Nestlé, Associação BRP e CIP assinam esta quinta-feira, 9 de novembro, o protocolo PRO_MOV para requalificação profissional. Programa quer garantir empregabilidade superior a 75 % para formandos em situação de desemprego.
Dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos indica que deste número, 50% receiam que a perda de casa seja provocada pelo aumento da renda ou da prestação do crédito à habitação, sendo que 34% dos inquiridos assumem que não teriam para onde se deslocar no caso de perderem a sua habitação.