Capa
Nº 69 | 26 Outubro 2023
Notícias
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Et Cetera
Cultura & Lazer
Atualidade
O excedente orçamental de 0,8% previsto pela proposta de Orçamento do Estado para este ano pode ser superado, avisa o Conselho de Finanças Pública (CFP), que aponta a um saldo de 1% ou mais. Receita fiscal será determinante e o CFP identifica riscos claros de uma coleta acima do esperado no OE2024.
A expectativa generalizada é que os juros na zona euro se mantenham inalterados após dez subidas consecutivas, mas as opiniões dividem-se sobre se esta será uma pausa ou o fim do ciclo de aperto. Discurso de Lagarde será chave para compreender visão de curto prazo do BCE.
Em 2011, a história de um turista finlandês invadiu a imprensa nacional, revelando a relutância no norte da Europa em pagar o resgate do país. 12 anos depois, Portugal reduz a distância para a Finlândia em termos de dívida sobre o PIB, mas o fosso ainda é grande.
Declarações do diretor do SNS não surpreendem o Sindicato Independente dos Médicos, dado que já tinha alertado para a situação que se verifica. Jorge Roque da Cunha diz ao JE que o ministro das Finanças tem de apostar no SNS e não pode ficar "inebriado pelo excedente".
A bolsa de Lisboa escorregou 0,06% mas, entre as mais importantes praças europeias, o sentimento foi maioritariamente positivo. Jerónimo Martins e Navigator divulgaram resultados após o fecho da sessão, pelo que a reação dos investidores só hoje será conhecida.
Casa Branca não quer manter a porta aberta às negociações via Qatar. O problema é o negociador israelita, criticado por todas as partes envolvidas. Entretanto António Guterres continua a ser alvo de várias polémicas.
Em entrevista ao Jornal Económico, o CEO da IBM Portugal, Ricardo Martinho, diz que as plataformas de inteligência artificial com dados fiáveis – aliadas à computação quântica – vão ser um "manancial de oportunidades incríveis". Sobretudo para pequenos países como Portugal, nas mais variadas áreas, da saúde à indústria automóvel.
As vendas fixaram-se nos 22,5 mil milhões nos primeiros nove meses do ano. Num comunicado, o presidente, Pedro Soares dos Santos, diz que espera que a rentabilidade permaneça sob pressão no resto do ano devido a uma substancial inflação de custos, enquanto a empresa tem de reduzir os seus preços para vender mais.
Os problemas em torno da habitação afetam o sector da cerâmica, sublinha Miguel Casal, CEO e fundador do Grupo Costa Nova, ao podcast "JE Entrevista". O grupo inaugurou a nova unidade fabril esta quarta-feira, fruto de um investimento de 14 milhões de euros que resulta na criação de 150 postos de trabalho.
A instituição de crédito, do grupo Crédit Agricole, está a investir na tecnologia, com parceiros como a Amazon Web Services e a Microsoft, e vai lançar no próximo ano um novo portal relacionado com o negócio da mobilidade urbana.
Ao Jornal Económico, a responsável explica que o projeto se divide em três ramos, de forma a reduzir as emissões de partículas nos transportes individuais e coletivos, assim como remover poluição existente na atmosfera.
Assembleia-geral vai decidir se o grupo vende a área de media - que inclui marcas como o "Correio da Manhã", CMTV, "Negócios" e "Sábado", entre outras - ao consórcio liderado por Luís Santana e Octávio Ribeiro, que conta com Cristiano Ronaldo como investidor.
O fadista Ricardo Ribeiro prepara-se para lançar o novo disco, "Terra que Vale o Céu", e falou com o Jornal Económico sobre este lançamento, após uma pausa de quatro anos e muitas mudanças essenciais.
O fotógrafo norte-americano Michael Grecco traz ao Centro Cultural de Cascais a exposição “Days of Punk”. Até dia 28 de janeiro, são muitos os artistas que dão sabor e energia bruta a um movimento que marcou a história da música.
Na edição desta semana do programa da plataforma multimédia JE TV, Francisco Seixas da Costa defendeu as declarações de António Guterres a propósito do conflito no Médio Oriente. Tempo ainda para analisar o que está em causa nas eleições presidenciais na Argentina, onde um ultra-extremista de direita quer ser o próximo presidente.