Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2006 | 13 Setembro 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial
Perspetiva
Protagonista
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Desporto
Conferência
Na primeira de quatro edições especiais que assinalam o aniversário do JE, analisamos o desempenho da economia portuguesa. Como pode Portugal crescer, face à conjuntura externa desafiante?
“O mercado de ações previu nove das últimas cinco recessões”
– Paul Samuelson, 1966
No Jornal Económico, estamos desde setembro de 2016 unidos no sonho de criar um jornal independente e ao serviço dos leitores, oferecendo-lhes jornalismo de qualidade.
Após processo interposto pela CGD, BCP e Novo Banco, foram arrestadas 2.200 obras. Mais de metade estavam no museu nas Caves Aliança e no Buddha Eden.
Redução gradual do IRC até ao nível em vigor na Irlanda é uma das receitas fiscais que a líder centrista aponta para dinamizar a economia nacional. Embora veja o risco de muitos se conformarem com o PS.
Líder do CDS-PP desvaloriza sondagens que apontam para uma grande redução do grupo parlamentar centrista, apelando
aos eleitores de centro-direita para acreditarem numa “alternativa que liberte a força criativa e criadora das pessoas e empresas”.
Socialistas chegam a 38,4% nas intenções de voto em setembro, atingindo o valor mais alto de 2019, enquanto o PSD cai para o mais baixo, com 20,6%. Mas muitos não querem Costa ou Rio no poder.
Eleitores acima dos 65 anos são os únicos que votam quase tanto nos sociais-democratas quanto nos socialistas. Notícias só não são piores para a liderança de Rui Rio, que tem 6,1% das preferência entre os 18 e 34 anos e apenas 5,9% dos 35 aos 49 anos, porque os mais velhos se abstêm muito menos.
PSD fez entrar o tema na campanha. PS não o tem no programa, mas Pedro Nuno Santos admite “ambição” de ligação em “pouco mais de uma hora”.
Partido Socialista Europeu tem mais elementos na equipa de Ursula von der Leyen do que tinha com Juncker. Mas quem manda a sério não é a Comissão, e sim o Conselho da União Europeia.
A frente de esquerda tem crescido nas intenções de voto desde as eleições de abril. Mas, tal como a sua ‘homóloga’ de direita, não consegue entender-se. Reforçado pelas sondagens, Pedro Sánchez continua a insistir num governo só do PSOE.
Dense Air detém até 2025 a licença de parte relevante do espetro do 5G em Portugal. Anacom “ultima” soluções sob pressão do Governo e operadoras.
A empresa francesa resultante da fusão entre a Chronopost e a Seur vai investir cerca de 25 milhões de euros num novo centro de triagem e distribuição de encomendas na Grande Lisboa.
Grupo francês de distribuição passou esta semana a estar presente em Portugal apenas com a marca Auchan e vai continuar a investir no reforço da presença na área metropolitana da capital. Depois, sem prazos revelados, pensará na região do Porto.
Claúdia Lourenço, diretora-geral da P&G Portugal, diz que a empresa é um centro de inovação para a multinacional norte-americana, considerado prioritário, ao lado da China, EUA, Índia ou Brasil.
Empresa anuncia venda de produtos em Portugal a partir de outubro, com uma rede de quatro mil pontos de venda.
Mercado nacional alternativo aos cigarros tradicionais vale 115 milhões por ano.
Concorrência multou o BES em 700 mil euros, mas terá de reclamar créditos para obter pagamento.
O presidente do BCE fez o esperado e apresentou medidas, mas apontou para o ‘elefante na sala’. São necessários estímulos orçamentais, disse.
Standard & Poor’s deverá pronunciar-se hoje sobre a notação da dívida soberana portuguesa. Incerteza sobre a economia global e a proximidade das legislativas em outubro podem adiar nova subida do rating.
As coimas da Concorrência por prática concertada de preços não vão ter impacto nos resultados dos bancos porque não vão constituir provisões.
Draghi continua a recomendar que os governos façam também o seu trabalho para criar condições de sustentabilidade da economia.
A administração do Banco CTT, que tem Luís Pereira Coutinho como CEO, foi aprovada pelo Banco de Portugal.
Com a fundação da Cuatrecasas/Gonçalves Pereira, o advogado protagonizou uma das mais importantes fusões da advocacia ibérica. Ao longo da carreira representou o país em organismos internacionais.
Arrendar casa é uma boa opção, mas só durante alguns anos. A maior parte da geração ‘millennial’ ambiciona comprar uma casa, tal como os seus pais fizeram. A preferência nacional são as moradias, indica um estudo.
Após anos de incerteza, o Algarve está de novo no radar das grandes organizações de torneios internacionais de póquer.
Conferência em Lisboa organizada pelo Jornal Económico e pelo Económico Madeira juntou líderes políticos e empresariais para debater fiscalidade da Região Autónoma da Madeira.
Economistas e juristas defenderam a necessidade de Portugal proteger o regime especial da região.