Capa
Nº 2293 | 14 Março 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Fórum
Lusofonia
Economia
Empresas & Finanças
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Empresas
Ensaio
Última

O M&A na banca, que deverá crescer este ano por efeito do relatório Draghi, esteve em discussão no primeiro painel do Fórum Banca 2025.

Joana Pereira, head of data and analytics da Askblue, interveio no Fórum Banca 2025 e listou a segurança, o nível de preparação e a falta de conhecimento como as principais preocupações levantadas pelas organizações aquando da implementação de processos de Inteligência Artificial (IA).

A maior complexidade na oferta de produtos financeiros traz soluções para aforradores mais distintos e diversos.

Poupança : O governador do Banco de Portugal afirma que a banca deve refletir nos juros que paga pelos depósitos aquilo que é também a remuneração dos bancos centrais.

Governo : Apesar da crise política, o forte desempenho no ano passado garante logo 1,4% de crescimento, o que deixa o país numa posição confortável para 2025. Quanto às eleições, o PSD“está unido”, garantiu.

Banca : A diferença regulatória entre a Europa e os Estados Unidos é uma questão em cima da mesa, especialmente em período de crispação comercial. Os banqueiros criticam a complexidade e a imprevisibilidade.

Snapshot : Mário Trinca, managing director da consultora Alvarez & Marsal, diz que banca deve focar-se no crescimento do volume de negócios para proteger a margem financeira.

Governo : Apesar da crise política, o forte desempenho no ano passado garante logo 1,4% de crescimento, o que deixa o país numa posição confortável para 2025. Quanto às eleições, o PSD“está unido”, garantiu.

O mundo da tecnologia evoluiu, a web ganhou importância, o mobile cresceu e agora é o tempo da agentificação.

O primeiro-ministro Américo Ramos viajou para Lisboa, no início da semana, com uma agenda que saiu furada por força da crise política em Portugal. Reunião com Luís Montenegro foi cancelada.

Medidas : Antes de passar a estar limitado a poderes de gestão, o Executivo aprovou um pacote de 31 obras rodoviárias, contratos de associação e diplomas que visam a conclusão das negociações de várias carreiras especiais.

Trabalho a Mais de um quinto do emprego é pago ao nível mínimo, chegando a quase metade no turismo, e o peso no salário médio nacional é o mais elevado na zona euro, alerta o BdP.

Ricardo Pinheiro Alves a O presidente da idD Portugal Defence, holding do Estado para a defesa, encontra muito entusiasmo e pouca noção da realidade face à estratégia de rearmamento da Europa.

Defesa : Empresas alemãs preparam-se para aumentar a produção de armas, reorganizam fábricas e negoceiam a contratação de trabalhadores.

Plano Rearmar : Antes de uma decisão sobre empréstimos comuns ou a suspensão em sede de défice para o financiamento da defesa, os países do bloco devem priorizar as compras dentro do espaço da União.

Guerra : País nórdico, detentor do maior fundo soberano do mundo, cedeu à pressão interna e
externa para aumentar o apoio a Kiev, garantindo mais de sete mil milhões de euros este ano.

Bebidas : Os EUA foram o segundo mercado de exportação do vinho nacional em 2024 e o que mais cresceu no top 10, mas os efeitos podem ser ainda mais sérios para os comerciantes norte-americanos.

Habitação : A câmara de Oeiras continua a apostar nesta solução, tendo inaugurado o primeiro empreendimento do país construído com recurso ao PRR, num valor superior a 12,1 milhões.

Imobiliário : Os preços das casas de luxo continuam a crescer a nível mundial e a capital portuguesa não é exceção. Em 2014, um milhão de euros permitia comprar um imóvel de 187 m2, mas, em 2024, e pelo mesmo preço, apenas dá para 92 m2.

Comércio : Mais um episódio de avanços e recuos na intimidação dos EUA aos seus parceiros de trocas, desta feita visando o aço e alumínio do Canadá, que não escapou a nova ameaça de anexação.

Crise política : Estratégia suicida do Governo causa “estranheza” a militantes históricos. Há quem diga que o líder social-democrata “está completamente agarrado ao poder”.

Crise política : Marcelo diz ter feito “tudo” para evitar que país fosse a votos mas o “choque de juízo ético e moral” tornou impossível um acordo.

Viagens : Número de turistas portugueses que viaja para o país da América do Sul tem aumentado desde 2022, tendo ultrapassado a barreira dos 50 mil nos primeiros dois meses de 2025.

Negócio : O objetivo é chegar aos 60 milhões de euros. Aposta do operador turístico vai ser feita em campanha “agressiva” nos preços durante a BTL para aumentar as vendas.

Francisco Calheiros diz estar preocupado pelo facto do país ir para eleições legislativas, mas que o setor do turismo vai continuar a funcionar.

Guerra comercial : Empresários têm de reagir à guerra comercial entre blocos olhando para novos mercados na Europa, mas também na Ásia. Focados e com propostas de valor acrescentado.

Imóveis : A Quest Capital, liderada por Carlos Vasconcellos, desencadeou a venda de um pacote de 670 imóveis residenciais avaliados em 120 milhões que comprou aos bancos

A sangria da Tesla continua nos mercados. A cotada já desvalorizou mais de 40% este ano.

A Impresa tem em curso o projeto “Impresa 2028”, um plano a quatro anos para ultrapassar o “triénio negativo” que está a viver. “O objetivo é virar a página e crescer”, diz ao JE o presidente-executivo do grupo, Francisco Pedro Balsemão.

Fecho da bolsa : Na segunda-feira, o Nasdaq registou a pior sessão desde 2022, ao cair 4%.

Ativos tóxicos : O BCP tem em fase avançada a venda de 80 milhões de crédito malparado sem colaterais, com propostas vinculativas na calha. O BPI acaba de lançar o “Project Zinc” com 99,8 milhões de malparado, dos quais 22,4 milhões com garantia. A Quest Capital avança com venda de 670 imóveis de 120 milhões de euros de valor inicial.

Imobiliário : Com a nova gestão há uma nova estratégia de crescimento sendo o objetivo mínimo atingir 50 milhões de euros de faturação em 2027, com cerca de 150 colaboradores internos.

Automóvel : Regras atuais para comprar carro elétrico deixam de fora maioria dos modelos da marca premium. Empresa defende subida do teto, considerando que o limite atual é “extremamente baixo”.

Automóvel : A fábrica da Volkswagen chuta para canto qualquer dúvida sobre a sua viabilidade na próxima década ao ser escolhida para fabricar o novo low cost elétrico da marca alemã.

Agricultura: O fundo Crest Agro estava a negociar a entrada na empresa das uvas sem grainha, Vale da Rosa, mas nas últimas semanas foram contactados outros fundos de private equity para analisarem a empresa.

Moda a Com receitas globais de 2,3 mil milhões de euros em 2024 e um crescimento de 20% na faturação no mercado português, a marca de moda quer consolidar presença no país.

Supermercados : Em 2024, a Mercadona voltou a reforçar a aposta no “Made in Portugal” e fez compras de 1.400 milhões do lado de cá da fronteira. Para este ano, Juan Roig revela que quer ser ainda mais português: duplicar os lucros é o objetivo.

Media : O prejuízo agravou-se no ano passado para 62 nilhões por causa de imparidades, mas os resultados da atividade também decresceram. Francisco Pedro Balsemão, CEP do grupo, diz que foi um “triénio negativo” que quer ver encerrado.

Portugal a Olham para o País com menos esperança e temem que a instabilidade política interfira no bom caminho da Economia. A crise política vista por uma médica, um gestor comercial, uma funcionária pública e estudantes.

Artes : A direção do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian desenhou a sua estratégia coletivamente. É assim que projeta o CAMno presente e no futuro. Criar novos públicos e massa crítica, e convocar as questões mais prementes do nosso tempo, através

Bailado : A Companhia Nacional de Bailado regressa a “Coppélia”, 15 anos após a última representação. António Casalinho e Margarita Fernandes são artistas convidados.

Fotografia : O Centro Cultural de Cascais propõe-nos “A Alquimia da Luz”, uma exposição dedicada ao fotógrafo americano Rodney Smith, cujas imagens ‘magrittianas’ voam além do seu perfecionismo.

Acordo : Ocessar-fogo é entendido nas duas capitais como uma boa base para um ‘início de conversa’ mais abrangente entre as duas potências. Telefonema entre Putin e Trump pode estar para breve.

Chantagem : O ex-consultor do maior grupo global de luxo vai passar dois anos em casa com uma pulseira eletrónica. A LVMH não comenta
e nem todos estão felizes com o veredito, que não é final.

África : O Presidente de Angola - e agora da União Africana - vai mediar as conversações de paz entre a RD Congo e o grupo rebelde M23, que é apoiado pelo Ruanda, no dia 18 de março.

O grupo Martifer fechou o ano de 2024 com um resultado liquido de 23 milhões de euros, o que traduz um aumento de 16,8% face aos 19,7 milhões reportados em 2023.

Durante muitos anos, a Defesa Nacional não esteve no topo das prioridades da política, negligenciada numa dimensão que causou danos.

A S317 Consulting, especialista em transição energética, água e carbono, maioritariamente detida pelo fundo de private equity da Touro Capital Partners, adquiriu este mês a Engidro, uma empresa portuguesa especializada em engenharia da água e gestão sustentável de recursos hídricos, depois de, em novembro, ter comprado a consultora de desenvolvimento sustentável Sair da Casca.