Capa
Nº 2289 | 14 Fevereiro 2025
![Edição nº 2289](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/JE_01_14_COR.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Universidades & Emprego
Ensaio
Última
![EUA impõem tarifas recíprocas de importação a todos os países](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/30__Como_Trump_pode.jpg)
Donald Trump assinou um memorando em que ordena tarifas recíprocas abrangentes contra todos os países que impõem impostos sobre importações dos EUA. Avaliação deverá estar concluída até dia 1 de abril.
![Agroalimentar bate novo recorde de exportações com mais de oito mil milhões](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/26__Agroalimentar_bate.jpg)
Setor voltou a fixar novos máximos de exportações com 8.190 milhões de euros à boleia de um crescimento perto de 50% do azeite (ainda que com forte efeito preço) e do mercado da UE. Brasil cresce e beneficiará com acordo Mercosul, ao passo que EUA não preocupam por enquanto.
![Rumo aos 10 mil milhões de vendas ao exterior até ao final da década](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/27__Rumo_aos_10_mil.jpg)
O próximo objetivo já está definido e o setor conta, para lá chegar, com uma diplomacia económica favorável e menos regulamentação de Bruxelas.
![Portugal é 11º maior beneficiário de financiamento do BEI](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/28__Portugal_e_o_11_ordm_.jpg)
Portugal recebeu, em 2024, mais de 2.100 milhões de euros em apoios do BEI, o equivalente a 0,7% do PIB e mais do triplo do financiamento à Irlanda.
![Inflação nos EUA sobe em janeiro e reforça cautela da Fed](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/29__Inflacao_nos_EUA.jpg)
Indicador voltou a subir em janeiro, ao contrário das previsões, tal como o subjacente, sinalizando uma pressão transversal. Powell garante que a Fed não exagera impacto de uma só leitura, mas alertou que luta não está vencida.
![Governo quer libertar gestão dos hospitais da “captura”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/32__Governo_quer_libertar.jpg)
Ministra queixa-se da falta de dados, diz que a gestão do SNS “não é adequada” e admite o regresso das PPP para melhorar a eficiência dos hospitais. Alterações nas ULS anunciadas “em breve”.
![Mini remodelação no Governo é “ajustamento normal”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/33__Mini_remodelacao.jpg)
O Executivo trocou seis secretários de Estado. Não mexeu em tutelas que têm estado debaixo de fogo e critica “especulação vã e inútil” sobre o tema.
![Governo quer instrumento anticorrupção “visível e dissuasor”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/34__Governo_quer_instrumento.jpg)
Executivo vai criar núcleos especializados de combate à corrupção nas autarquias e a reestruturação da agência anticorrupção que muda presidente e passa a ter quadro de pessoal próprio.
![Como Trump pode ser balão de oxigénio para a banca europeia](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/30__Como_Trump_pode.jpg)
A desregulação bancária nos EUA pode ganhar tração com a presidência de Donald Trump, obrigando os reguladores na Europa a aliviarem as regras impostas aos grandes bancos, nomeadamente ao nível do capital. Só assim conseguirão competir com os rivais norte-americanos.
![João Manso Neto reconduzido à frente da Greenvolt pelo KKR até 2027](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/13__Joao_Manso_neto.jpeg)
O fundo de Private Equity norte-americano que detém a Greenvolt, o KKR (Kohlberg Kravis Roberts), reconduziu o CEO da empresa de energias renováveis para o mandato de 2025 a 2027. Recorde-se que em junho Manso Neto tinha visto o seu mandato ser renovado, mas apenas para o ano de 2024.
![As sinergias criadas no crescimento de Braga](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/16__Sinergias_criadas.jpg)
Em Braga, sinergias entre os setores empresarial e académico atraem investimento e criam postos de trabalho, com a InvestBraga a desempenhar papel crucial. é por aqui que passa a Rota do Crescimento na região.
![Musk sonha com lucros da OpenAI e oferece 94 mil milhões de euros](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/19__Musk_sonha_com.jpg)
Homem mais rico do mundo ofereceu 97,4 mil milhões de dólares pela dona do ChatGPT. Fundador da empresa rejeita e atira à desvalorização de 80% do X. Rivalidade entre ex-sócios é para continuar.
![Pedro Proença ou Nuno Lobo? FPF escolhe sucessor de Fernando Gomes](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/19__Pedro_Proenca_ou_Nuno_Lobo.jpg)
Organismo gere maior orçamento de sempre (120,4 milhões) e escolhe sexta-feira que vai continuar o legado: o presidente da Liga ou o líder da Associação de Futebol de Lisboa.
![Gás natural em máximos de dois anos com frio e menos renováveis](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/22__Gas_natural.jpg)
O gás natural tem vindo a subir no mercado à boleia do frio, poucas renováveis, mas também dos stocks europeus em baixa, apesar de Portugal liderar o ranking, tendo as reservas cheias.
![Bolsas europeias renovaram máximos](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/bolsas.png)
As bolsas europeias têm renovado máximos históricos, apresentando melhor desempenho do que os índices dos EUA.
![Garantia pública está a puxar pelos preços das casas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/8__Garantia_publica_esta.jpg)
Paulo Caiado, presidente da APEMIP, alerta que a oferta imobiliária não cresce e que a garantia pública, que dá 100% do financiamento aos jovens na compra de casa, está a estimular a procura, fazendo subir os preços dos imóveis, nomeadamente fora dos grandes centros urbanos.
![Num IPO do Novobanco o Estado só consegue vender 7,5%](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/9__Num_IPO_do_Novobanco.jpg)
Para acompanhar o IPO do Novobanco, o Fundo de Resolução e a Direção Geral do Tesouro só podem vender menos de 8%. Mas podem não vender e, assim, é a Lone Star que avança sozinha, vendendo até 30% do banco em bolsa.
![Mercadona abre 10 novas lojas e chega à cidade de Lisboa](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/10__Mercadona_abre_10_lojas.jpg)
Retalhista alimentar vai terminar o ano com 70 lojas em Portugal e, cinco anos depois da abertura do primeiro espaço, chega finalmente à cidade de Lisboa com dois novos espaços.
![150 milhões para renovar redes de água em Portugal](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/11__150_milhoes_para_renovar.jpg)
A maior empresa privada do país quer crescer nos dois lados da fronteira. Só em Espanha vão ser lançados 100 concursos. Em Portugal, a necessidade de investimento nas redes abre oportunidades. Para já, investe 150 milhões.
![Proteção europeia ao aço preocupa as embalagens](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/12__Protecao_europeia_ao_aco.jpg)
A 15 de janeiro, a Comissão Europeia impôs taxas ‘antidumping’ para matérias-primas chinesas para proteger o aço. Decisão que acabou por afetar a indústria das embalagens metálicas a nível europeu em tarifas que vão desde os 18% a 68%.
![Navigator com lucros de 287 milhões em 2024 a subirem 4%](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/13__Navigator_com_lucros.jpg)
A Navigator teve “o segundo melhor ano de sempre” em 2024, em lucros, vendas e EBITDA, e anuncia partilha de 19 milhões de euros pelos colaboradores.
![Vinhos de Lisboa batem recorde e estão de olhos postos no Brasil e Reino Unido](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/14__Vinhos_de_Lisboa_batem.jpg)
Região quer aumentar a sua quota de mercado em dois dos seus maiores mercados. Produtores pedem a intervenção do Governo para identificar a origem do vinho de jarro/copo na restauração para combater vinho estrangeiro.
![Burocracia trava 100 milhões para digitalização de PME](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/15__Burocracia_trava_100.jpg)
Economia juntou todos os intervenientes para encontrar soluções para os constrangimentos, incluindo os criados pelas entidades nacionais. Mas teve de pedir reprogramação dos fundos europeus, para não os perder.
![Do que precisam as empresas na rota para o crescimento](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/17__Do_que_precisam_as_empresas.jpg)
Empresas em Portugal enfrentam desafios como burocracia e falta de mão de obra. No evento organizado pelo JE em Braga, pediram-se reformas urgentes e mais apoio às PME.
![“Vamos atingir os objetivos. Só queremos que nos deixem trabalhar”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/18_.jpg)
IBG é um grupo multinacional português que nasceu no setor da construção, mas já cresceu para mais negócios - a um ritmo de 30% ao ano -, em Portugal e no estrangeiro, porque a internacionalização fez sempre parte da visão.
![Lisboa tem a ‘timezone’ perfeita para gerir equipas mundiais](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/20__Lisboa_tem_timezone.jpg)
O criativo português mais premiado de sempre voltou a Portugal ao fim de 20 anos para liderar a direção criativa global da AKQA que conta com clientes como a Coca-Cola ou a Nike.
![Talento nacional procura-se para agência mundial de publicidade](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/21__Talento_nacional.jpg)
O líder criativo da AKQA está a contratar talento para trabalhar para projetos de publicidade em todo
o mundo e promete mudar o ‘chip’ do pessimismo luso.
![Bruxelas resiste a Trump e mantém recusa aos alimentos transgénicos](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/4__Bruxelas_resiste.jpg)
Há uma luta entre grupos de pressão e líderes europeus no setor alimentar. Se Trump e os lóbis americanos pressionam Bruxelas para abrir o mercado a mais produtos transgénicos, o lóbi da agricultura biológica está a bloquear a aprovação das novas técnicas genómicas na União Europeia. Apesar deste braço de ferro, a agricultura europeia não cede às ameaças norte-americanas.
![Os novos alfaiates de Lisboa chamam-se ‘personal tailors’](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/24__Os_novos_alfaiates.jpg)
Os preços de um fato por medida começam nos 1.290 euros e podem atingir os cinco ou seis mil euros, dependendo da personalização. Os ‘personal tailors’ são procurados por muitas pessoas que desejam viver uma experiência de compra ‘premium’, onde a atenção aos detalhes e a escolha de tecidos exclusivos fazem toda a diferença. Estes profissionais também vão à casa dos clientes para lhes organizar os ‘closets’. Resultado? Cada peça é única.
![MACAM: o museu mil vezes sonhado está prestes a ser realidade](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/44__MACAM__O_museu_mil_vezes.jpg)
O empresário Armando Martins, presidente do Grupo Fibeira, tinha o sonho antigo de abrir um museu para expor a sua coleção, hoje com mais de 600 obras de arte. Dia 22 de março, o MACAM abre as portas ao público. Nele cabem mil e uma peripécias, um hotel de cinco estrelas e a vontade indómita do seu mentor.
![Avery Singer questiona as promessas de um tempo acelerado](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/45__Avery_Singer.jpg)
Em Serralves, a jovem artista nova-iorquina explora a volatilidade e alienação das economias digitais emergentes, colocando em diálogo dois mundos aparentemente inconciliáveis.
![Intemporal: a janela mais atlântica do estuário do Tejo](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/46__Intemporal__A_janelamais.jpg)
O Intemporal é o novo restaurante da marginal, em Paço de Arcos, com vista para o mar. Não é “mais um”. É o novo projeto de Miguel Laffan, pensado para conquistar uma estrela Michelin.
![Simplesmente Soros](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/47__Simplesmente_soros.jpg)
Aos 94 anos, a vida de George Soros continua envolta em mistério, apesar de ser o protagonista de numerosas teorias da conspiração dos que criticam as suas opções filantrópicas. O realizador americano Jess Dylan traça-lhe um retrato em “Soros”, o documentário que será exibido a 16 de fevereiro no auditório do CAM/Gulbenkian, em Lisboa.
![Setor não petrolífero saudita bate recordes](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/39__Setor_nao_petrolifero.jpg)
Investimento duplicou nos últimos cinco anos e setor não petrolífero já representa mais de metade da economia, em linha com
os objetivos de diversificação definidos na ‘Visão 2030’ para o reinado.
![Alemanha: CDU e SPD em coligação com a ‘ajuda’ de Elon Musk](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/38__Alemanha_CDU_e_SPD.jpg)
Face ao crescimento da extrema-direita, o centro pode regressar a uma coligação que não é nova e que a intromissão de Elon Musk torna ainda mais necessária. Resta saber se os Verdes entram nesse ‘comboio’.
![União Europeia muito desconfortável com negociações Trump-Putin](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/39__Uniao_Europeia_muito.jpg)
Nem ucranianos, nem europeus. O presidente norte-americano está a tratar as negociações de paz com a Rússia como se fosse um assunto exclusivamente seu.
![‘Príncipe das trevas’ britânico vai tentar encantar Donald Trump](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/40__Principe_das_trevas.jpg)
O currículo, ou mais propriamente o enredo ficcional do novo embaixador do Reino Unido nos EUA, é de tal ordem que ninguém conseguiu perceber a opção de Keir Starmer.
![Argentina é a ponta de lança da ofensiva em favor da desregulação](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/41__Argentina_e_a_ponta.jpg)
O exemplo das iniciativas do presidente Javier Milei é apresentado como a prova de que a desregulação é um benefício para o crescimento. Entretanto, o presidente argentino vai afastando a possível concorrência política.
![Parlamento dá “luz verde” ao programa do governo](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Americo_ramos.png)
Programa do governo ADI de Américo Ramos, que foi nomeado por Carlos Vila Nova em meados de janeiro, foi aprovado por
todas as bancadas parlamentares.
!["Obrigações morais" de Kennedy em pausa de 90 dias](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/42__USAIDA__obrigacoes_morais.jpg)
Desmantelamento da agência de ajuda humanitária norte-americana USAID, que desembolsou 72 mil milhões de dólares em 2023, estará em curso pelas mãos de Donald Trump e Elon Musk.
![El Corte Inglés paga 400 mil euros de bolsas a filhos de colaboradores](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/35__El_Corte_Ingles_paga.jpg)
Empresa defende que investir nos filhos é o mesmo que investir nos colaboradores. Em Portugal, os grandes armazéns atribuíram este ano 186 bolsas de estudo, abrangendo todos os níveis de ensino.
![Reitores e Sindicato criticam proposta do Governo para o Ensino Superior](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/35__Reitores_e_sindicato.jpg)
Universidades querem que RJIES regulamente os financiamentos plurianuais para poderem programar investimentos. Modelo de ‘governance’ proposto pelo Governo também está longe de consensual.
![Impacto da guerra comercial dos EUA em Portugal](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/36__Impacto_da_guerra.jpg)
A imposição generalizada de tarifas às importações dos Estados Unidos da América provenientes da União Europeia (UE) afetaria Portugal, em primeiro lugar, no comércio bilateral. Os EUA, com 7,7%, são o quarto destino das exportações nacionais, depois das óbvias Espanha, França e Alemanha.
![Rui Lopes Ferreira: “Super Bock é a nossa marca rainha e Pedras a nossa eterna princesa pois tem já mais de 150 anos”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/48__Rui_Lopes_Ferreira_copiar.jpg)
O Super Bock Group está presente em mais 50 países, tem a marca de cerveja portuguesa mais exportada e o peso das exportações ronda os 15%.