Capa
Nº 2289 | 14 Fevereiro 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Universidades & Emprego
Ensaio
Última

Donald Trump assinou um memorando em que ordena tarifas recíprocas abrangentes contra todos os países que impõem impostos sobre importações dos EUA. Avaliação deverá estar concluída até dia 1 de abril.

Setor voltou a fixar novos máximos de exportações com 8.190 milhões de euros à boleia de um crescimento perto de 50% do azeite (ainda que com forte efeito preço) e do mercado da UE. Brasil cresce e beneficiará com acordo Mercosul, ao passo que EUA não preocupam por enquanto.

O próximo objetivo já está definido e o setor conta, para lá chegar, com uma diplomacia económica favorável e menos regulamentação de Bruxelas.

Portugal recebeu, em 2024, mais de 2.100 milhões de euros em apoios do BEI, o equivalente a 0,7% do PIB e mais do triplo do financiamento à Irlanda.

Indicador voltou a subir em janeiro, ao contrário das previsões, tal como o subjacente, sinalizando uma pressão transversal. Powell garante que a Fed não exagera impacto de uma só leitura, mas alertou que luta não está vencida.

Ministra queixa-se da falta de dados, diz que a gestão do SNS “não é adequada” e admite o regresso das PPP para melhorar a eficiência dos hospitais. Alterações nas ULS anunciadas “em breve”.

O Executivo trocou seis secretários de Estado. Não mexeu em tutelas que têm estado debaixo de fogo e critica “especulação vã e inútil” sobre o tema.

Executivo vai criar núcleos especializados de combate à corrupção nas autarquias e a reestruturação da agência anticorrupção que muda presidente e passa a ter quadro de pessoal próprio.

A desregulação bancária nos EUA pode ganhar tração com a presidência de Donald Trump, obrigando os reguladores na Europa a aliviarem as regras impostas aos grandes bancos, nomeadamente ao nível do capital. Só assim conseguirão competir com os rivais norte-americanos.

O fundo de Private Equity norte-americano que detém a Greenvolt, o KKR (Kohlberg Kravis Roberts), reconduziu o CEO da empresa de energias renováveis para o mandato de 2025 a 2027. Recorde-se que em junho Manso Neto tinha visto o seu mandato ser renovado, mas apenas para o ano de 2024.

Em Braga, sinergias entre os setores empresarial e académico atraem investimento e criam postos de trabalho, com a InvestBraga a desempenhar papel crucial. é por aqui que passa a Rota do Crescimento na região.

Homem mais rico do mundo ofereceu 97,4 mil milhões de dólares pela dona do ChatGPT. Fundador da empresa rejeita e atira à desvalorização de 80% do X. Rivalidade entre ex-sócios é para continuar.

Organismo gere maior orçamento de sempre (120,4 milhões) e escolhe sexta-feira que vai continuar o legado: o presidente da Liga ou o líder da Associação de Futebol de Lisboa.

O gás natural tem vindo a subir no mercado à boleia do frio, poucas renováveis, mas também dos stocks europeus em baixa, apesar de Portugal liderar o ranking, tendo as reservas cheias.

As bolsas europeias têm renovado máximos históricos, apresentando melhor desempenho do que os índices dos EUA.

Paulo Caiado, presidente da APEMIP, alerta que a oferta imobiliária não cresce e que a garantia pública, que dá 100% do financiamento aos jovens na compra de casa, está a estimular a procura, fazendo subir os preços dos imóveis, nomeadamente fora dos grandes centros urbanos.

Para acompanhar o IPO do Novobanco, o Fundo de Resolução e a Direção Geral do Tesouro só podem vender menos de 8%. Mas podem não vender e, assim, é a Lone Star que avança sozinha, vendendo até 30% do banco em bolsa.

Retalhista alimentar vai terminar o ano com 70 lojas em Portugal e, cinco anos depois da abertura do primeiro espaço, chega finalmente à cidade de Lisboa com dois novos espaços.

A maior empresa privada do país quer crescer nos dois lados da fronteira. Só em Espanha vão ser lançados 100 concursos. Em Portugal, a necessidade de investimento nas redes abre oportunidades. Para já, investe 150 milhões.

A 15 de janeiro, a Comissão Europeia impôs taxas ‘antidumping’ para matérias-primas chinesas para proteger o aço. Decisão que acabou por afetar a indústria das embalagens metálicas a nível europeu em tarifas que vão desde os 18% a 68%.

A Navigator teve “o segundo melhor ano de sempre” em 2024, em lucros, vendas e EBITDA, e anuncia partilha de 19 milhões de euros pelos colaboradores.

Região quer aumentar a sua quota de mercado em dois dos seus maiores mercados. Produtores pedem a intervenção do Governo para identificar a origem do vinho de jarro/copo na restauração para combater vinho estrangeiro.

Economia juntou todos os intervenientes para encontrar soluções para os constrangimentos, incluindo os criados pelas entidades nacionais. Mas teve de pedir reprogramação dos fundos europeus, para não os perder.

Empresas em Portugal enfrentam desafios como burocracia e falta de mão de obra. No evento organizado pelo JE em Braga, pediram-se reformas urgentes e mais apoio às PME.

IBG é um grupo multinacional português que nasceu no setor da construção, mas já cresceu para mais negócios - a um ritmo de 30% ao ano -, em Portugal e no estrangeiro, porque a internacionalização fez sempre parte da visão.

O criativo português mais premiado de sempre voltou a Portugal ao fim de 20 anos para liderar a direção criativa global da AKQA que conta com clientes como a Coca-Cola ou a Nike.

O líder criativo da AKQA está a contratar talento para trabalhar para projetos de publicidade em todo
o mundo e promete mudar o ‘chip’ do pessimismo luso.

Há uma luta entre grupos de pressão e líderes europeus no setor alimentar. Se Trump e os lóbis americanos pressionam Bruxelas para abrir o mercado a mais produtos transgénicos, o lóbi da agricultura biológica está a bloquear a aprovação das novas técnicas genómicas na União Europeia. Apesar deste braço de ferro, a agricultura europeia não cede às ameaças norte-americanas.

Os preços de um fato por medida começam nos 1.290 euros e podem atingir os cinco ou seis mil euros, dependendo da personalização. Os ‘personal tailors’ são procurados por muitas pessoas que desejam viver uma experiência de compra ‘premium’, onde a atenção aos detalhes e a escolha de tecidos exclusivos fazem toda a diferença. Estes profissionais também vão à casa dos clientes para lhes organizar os ‘closets’. Resultado? Cada peça é única.

O empresário Armando Martins, presidente do Grupo Fibeira, tinha o sonho antigo de abrir um museu para expor a sua coleção, hoje com mais de 600 obras de arte. Dia 22 de março, o MACAM abre as portas ao público. Nele cabem mil e uma peripécias, um hotel de cinco estrelas e a vontade indómita do seu mentor.

Em Serralves, a jovem artista nova-iorquina explora a volatilidade e alienação das economias digitais emergentes, colocando em diálogo dois mundos aparentemente inconciliáveis.

O Intemporal é o novo restaurante da marginal, em Paço de Arcos, com vista para o mar. Não é “mais um”. É o novo projeto de Miguel Laffan, pensado para conquistar uma estrela Michelin.

Aos 94 anos, a vida de George Soros continua envolta em mistério, apesar de ser o protagonista de numerosas teorias da conspiração dos que criticam as suas opções filantrópicas. O realizador americano Jess Dylan traça-lhe um retrato em “Soros”, o documentário que será exibido a 16 de fevereiro no auditório do CAM/Gulbenkian, em Lisboa.

Investimento duplicou nos últimos cinco anos e setor não petrolífero já representa mais de metade da economia, em linha com
os objetivos de diversificação definidos na ‘Visão 2030’ para o reinado.

Face ao crescimento da extrema-direita, o centro pode regressar a uma coligação que não é nova e que a intromissão de Elon Musk torna ainda mais necessária. Resta saber se os Verdes entram nesse ‘comboio’.

Nem ucranianos, nem europeus. O presidente norte-americano está a tratar as negociações de paz com a Rússia como se fosse um assunto exclusivamente seu.

O currículo, ou mais propriamente o enredo ficcional do novo embaixador do Reino Unido nos EUA, é de tal ordem que ninguém conseguiu perceber a opção de Keir Starmer.

O exemplo das iniciativas do presidente Javier Milei é apresentado como a prova de que a desregulação é um benefício para o crescimento. Entretanto, o presidente argentino vai afastando a possível concorrência política.

Programa do governo ADI de Américo Ramos, que foi nomeado por Carlos Vila Nova em meados de janeiro, foi aprovado por
todas as bancadas parlamentares.

Desmantelamento da agência de ajuda humanitária norte-americana USAID, que desembolsou 72 mil milhões de dólares em 2023, estará em curso pelas mãos de Donald Trump e Elon Musk.

Empresa defende que investir nos filhos é o mesmo que investir nos colaboradores. Em Portugal, os grandes armazéns atribuíram este ano 186 bolsas de estudo, abrangendo todos os níveis de ensino.

Universidades querem que RJIES regulamente os financiamentos plurianuais para poderem programar investimentos. Modelo de ‘governance’ proposto pelo Governo também está longe de consensual.

A imposição generalizada de tarifas às importações dos Estados Unidos da América provenientes da União Europeia (UE) afetaria Portugal, em primeiro lugar, no comércio bilateral. Os EUA, com 7,7%, são o quarto destino das exportações nacionais, depois das óbvias Espanha, França e Alemanha.

O Super Bock Group está presente em mais 50 países, tem a marca de cerveja portuguesa mais exportada e o peso das exportações ronda os 15%.