Capa
Nº 2285 | 17 Janeiro 2025
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Advisory
Ensaio
Última
Atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa acusa a candidata do PS de ser radical. Alexandra Leitão diz que toda a campanha de Moedas se fará a partir desse soundbite e prefere focar-se nas soluções para os problemas. Higiene Urbana, Habitação e Mobilidade serão temas-chave.
Independentemente da imposição de tarifas pelos EUA, o mercado único é fulcral para promover a competitividade europeia e será prioritário para a nova Comissão. Diagnóstico não é o mais positivo ao exibir o atraso do bloco em investigação e inovação, comparando com EUA ou China.
Relatório do mercado único pinta quadro desanimador, com atrasos na implementação que levam a uma perda de competitividade face a outras geografias, sobretudo os EUA e a China.
Agenda para a Simplificação Fiscal prevê 30 medidas com mudanças em vários impostos, que serão implementadas até 2026. Plano visa reduzir custos de contexto, promover a melhoria da qualidade dos serviços e uma maior transparência das obrigações tributárias.
O Imposto Único de Circulação, que hoje tem de ser pago no mês de matrícula, passa a ser pago em fevereiro. Para valores acima dos 100 euros, pode ser pago às prestações.
Fiscalista e ex-governante diz que plano apresentado pelo Governo é um passo na direção certa, mas precisa de maior concretização. Destaca a tentativa de reduzir a burocracia e melhorar a digitalização.
Motor industrial europeu está gripado, fruto de anos de desinvestimento e de um modelo expirado. Caminho será longo e incerteza política não ajuda, sobretudo por causa do travão da dívida.
Especialistas defendem que o fluxo de investidores dos Estados Unidos para o nosso país “ainda está muito longe da maturidade”.
Presidente da ALEP afirma ao JE que “seria um mau sinal” a Assembleia Municipal de Lisboa insistir num referendo com “erros e falhas graves”, Movimento já entregou uma nova proposta com a reformulação das perguntas.
Carlos Moedas pronunciou-se sobre os números da criminalidade violenta em Lisboa, durante a cerimónia de abertura do ano judicial, insistindo num tema polarizado.
Áreas como inteligência artificial, computação quântica e biotecnologia apresentam oportunidades para o mercado e serão amplamente discutidos na Suíça – que contará com Trump.
A época de divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2024 arrancou com resultados positivos na banca dos EUA.
Maria João Carioca e João Diogo Silva vão ter de meter mãos à obra para a Galp não desacelerar. Ex-CEO Filipe Silva deixa legado de dois anos consecutivos de lucros recorde para a petrolífera portuguesa.
Maria João Carioca é uma especialista em finanças e João Diogo Silva conhece a empresa como ninguém, fruto dos seus quase 30 anos em vários departamentos. Companhia já contratou a Korn Ferry para o recrutamento internacional do novo CEO da Galp.
O braço da francesa Engie para o solar descentralizado tem vindo a fechar contratos. Objetivo é atingir os 100 megawatts até 2030.
O acordo do Mercosul é uma boa notícia para a União Europeia e para Portugal. E é também uma mensagem de esperança para a economia mundial porque vai contribuir positivamente para o crescimento das relações económicas entre a União Europeia e os países do Mercosul.
Depois de fechar a compra do Monte Rei Golf & Country Club, o fundo ACO II, da Arrow Global, prepara-se para assinar a compra do San Lorenzo Golf Course ao sheik Mohamed Bin Issa Al Jaber.
Funcionalidade lançada há cerca de seis meses pelo Banco de Portugal está a conquistar utilizadores. São já 345 mil, ainda assim um número que fica muito aquém dos já mais de seis milhões que usam o MB Way da SIBS.
O impacto de 62,7 milhões pelo fim antecipado do mecanismo de capitalização contingente e as provisões para reestruturação vão impedir os lucros do Novobanco de crescerem em 2024.
Tendência vem dos EUA e ameaça explodir na Europa, nomeadamente no futebol e em palcos como a Premier League. Nem sempre são os melhores jogadores ou aqueles que mais dinheiro movimentam, mas têm três qualidades: carisma, autenticidade e olho para o negócio.
Em bolsa, marcas como a Nike e Adidas desvalorizaram muito nos últimos cinco anos. Redefinir estratégias é imperativo, avisam os analistas de mercado ouvidos pelo JE.
O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, alertou ainda que se olha demasiado para custo do investimento quando se devia analisar o custo do não investimento.
A escassez de água no sudoeste alentejano reduz em mais de um terço o impacto económico da produção de pequenos frutos em Portugal. E custa mais de nove mil empregos.
Prepara-se para pagar mais para adoçar a boca com chocolate. Preços do cacau no mercado internacional dispararam e atingiram um máximo histórico para mais de 12 mil dólares no final de 2024.
Entrevistas fictícias são utilizadas por supostas plataformas de criptomoedas, que prometem gerar rendimentos elevados aos utilizadores. O primeiro-ministro é uma das vítimas mais recentes e apresentou queixa à PGR.
Empresa responsável pela remodelação do edifício excluiu a proposta dada como vencedora devido a fortes indícios de terem existido atropelos às regras da concorrência pela relação entre quem avaliava e quem era avaliado. E denunciou o caso às autoridades. Em causa estava uma obra de 6,99 milhões de euros.
Empresa de consultoria nas áreas de engenharia e arquitetura tem contratos com o Estado pelo menos desde 2009. Nos últimos dois anos ganhou 17 milhões de euros.
Criado em 2017 na Alemanha, a primeira prova teve 618 atletas. Hoje são 240 mil, um crescimento gigantesco num negócio que movimenta mais de 30 milhões de euros por ano e é disputado em países como Espanha, França, Estados Unidos, Singapura ou Austrália. Portugal tem um campeão: chama-se Tiago Lousa, fundou uma marca própria, a “The Lousa Way”, e treina atletas de todo o mundo.
O alinhamento cultural promovido pelos donos das grandes tecnológicas é “uma ameaça existencial para as democracias”, afirma Christine Kerdellant ao JE e no livro agora lançado em Portugal. Bezos, Zuckerberg e Musk já são mais poderosos do que os Estados.
A artista plástica Fernanda Fragateiro defende que a Arte é resolver problemas, em contraponto à ideia de que a ‘arte não serve para nada’. Nunca pensou dar aulas, mas desafiada a fazê-lo, desbrava o prazer de aprender a ver através do olhar dos seus alunos.
O exímio pianista russo Nikolai Lugansky regressa ao Grande Auditório da Gulbenkian, em Lisboa, para interpretar Mendelssohn, Wagner e Beethoven.
A imposição de taxas às exportações para os EUA deve restringir-se aos setores chave ao invés de serem transversais a toda a atividade.
O gabinete de Donald Trump é composto por pelo menos 32 pessoas. Mas, pela importância dos cargos para que foram escolhidos, há 12 nomes incontornáveis. Alguns deles constarão das manchetes nos próximos quatro anos.
Ministro dos Negócios Estrangeiros deixou expressa mensagem de cooperação entre os dois países.
A bonança política chegou depois da tempestade de sucessivos primeiros-ministros arredados do cargo, mas o embate entre as maiores figuras políticas do país, nesta altura, e do maior partido, está agendado.
O DORA, acrónimo derivado de Digital Operational Resilience Act, passará a ser aplicável a partir de hoje, 17 de Janeiro, em todos os Estados-Membros da UE. As empresas que melhor se adaptarem poderão ganhar vantagem competitiva.
O efeito circular das redes sociais que nos leva a ver e a partilhar aquilo de que “gostamos”, limitando a exposição a outras perspetivas, pode estar a acontecer também a Musk, com o perigo adicional de se tratar de uma pessoa sem limites financeiros, já com uma capacidade de comunicação extraordinária – e, agora também, com um extremo poder político. Não parece muito promissor, pois não?
A Quinta da Alorna nasceu pelas mãos de D. Pedro de Almeida (Marquês de Alorna) em 1723. Situada na margem sul do Rio Tejo, em Almeirim, a Quinta da Alorna encerra os segredos de uma linhagem familiar que chegou até aos nossos dias (Pedro Norton é da família dos fundadores e é o presidente do conselho de administração).