Capa
Nº 2202 | 16 Junho 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Lusofonia
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Advisory
Universidades & Emprego
Empresas & Mercados
Última
Por outras palavras, depois de ter conseguido a maioria absoluta, o partido que dirige a coligação mais votada quer que o seu líder, Domingos Simões Pereira, seja o próximo primeiro-ministro.
Banco de Portugal recebeu financiamento europeu para melhorar controlo ao branqueamento de capitais. Projeto está quase concluído, mas prazo foi adiado de 17 de junho para 17 de setembro.
O tribunal arbitral entendeu que o Adicional sobre o Sector Bancário, viola os princípios da igualdade e proporcionalidade. Diz que o sector “é vítima de uma discriminação negativa” e que medida visou mais receita.
Está aberta a porta para decisão com força obrigatória geral caso a mesma norma seja julgada inconstitucional pelo TC três vezes. Decisão arbitral arrasa o Adicional sobre a banca, dizem fiscalistas.
A ponte entre o universo lusófono e francófono será feita na Madeira de 22 a 24 de junho, uma oportunidade única de atrair a diáspora e mostrar o potencial de investimento deste arquipélago. “Potencial é brutal”, admite organização.
Líder do BCE colocou o seu melhor tom de voz hawkish para avisar sobre nova subida. Juros em máximos desde 2001. A palavra pausa não é para ser usada para já em Frankfurt. Analistas já esperam mais duas subidas.
Apesar de ter deixado as taxas inalteradas, a Fed manteve uma postura hawkish, prevendo mais subidas. Inflação subjacente preocupa.
A complexidade dos sistemas fiscal e de Segurança Social tornam-nos opacos e ineficientes, enquanto a despesa na saúde é pouco focada e carecendo de investimento. Imobiliário é uma nódoa numa prestação positiva do lado macro e, apesar das melhorias, banca merece atenção.
Em entrevista à JE TV, a que pode assistir esta sexta, o autarca do Funchal, Pedro Calado, fala da diversificação da economia regional, muito dependente do turismo. Atrair nómadas digitais e apostar na tecnologia é um dos caminhos.
A lei prevê a possibilidade de os estafetas serem reconhecidos como trabalhadores das plataformas e cerca de 30 já estão a pensar recorrer aos tribunais. ACT tem de fiscalizar, mas aguarda formação.
A ACT conta hoje com mais de 500 inspetores, cumprindo o rácio da OIT, mas a desmotivação grassa e pode vir aí uma greve.
O ex-ministro Pedro Nuno Santos deu o ponto, resta saber se Medina dará o nó. Na reta final da comissão parlamentar de inquérito à TAP, tudo regressa à indemnização paga à ex-administradora no final de 2021 e à gestão pública da companhia aérea.
O ex-secretário de Estado mantém que a TAP “é diferente das outras empresas públicas” e só se retrai no e-mail enviado à ex-CEO.
Depois de uma acusação mais ou menos circense, Donald Trump recebeu uma acusação grave. O Partido Republicano não vacilou – com deputados e senadores a fazerem o seu trabalho. Mas o ex-vice-presidente parece ser a primeira brecha no muro republicano.
O envio de armamento nuclear tático para as mãos do presidente da Bielorrússia, um país que parece cada vez mais uma viela da rússia, é a mais recente escalada de um conflito que o ocidente está interessado em que acabe, na pior hipótese, no final deste ano.
Está previsto que o decreto-lei da privatização da TAP saia em julho. Para já movimentam-se os bancos de investimento para asssorarem o Estado na operação. A Evercore, escolhida pela anterior CEO da TAP, deverá ficar de fora.
São cerca de 20 mil, estão em todo o país e contribuem para equilibrar a balança demográfica e as finanças das instituições.Universidades e politécnicos antevêm crescimento.
Em entrevista ao JE, o CEO da MoCoffee, Ricardo Flores, reitera um objetivo (e um princípio pessoal) pouco usual:até 2026 não quer ter qualquer tipo de equipamento ou matérias-primas vindas da China.
Bernardo Meyrelles lidera a sucursal de um dos grandes bancos de gestão de fortunas suíço. Em entrevista fala do impacto da queda do Credit Suisse e traça o percurso de quatro anos em Portugal rumo aos mil milhões de ativos.
Gigante chinesa lamenta a dureza do bloqueio decidido pelo Governo português aos seus equipamentos de 5G. E reitera que decisão se deve à geopolítica e não a receios sobre “segurança tecnológica”.
A Nexllence, marca de consultoria tecnológica lançada em 2020, prevê contratar 350 pessoas até 2027. “Esta área ainda é um pouco imune a algumas crises”, diz o administrador Miguel Leocádio.
Portugal arrisca um processo no Tribunal de Justiça da União Europeia, colocado por Bruxelas, por não estar a aplicar correctamente a legislação comunitária sobre o tratamento de resíduos e aterros. Planos apresentados no início do ano poderão não afastar cenário de processo.
Pedro Carvalho, CEO da Tranquilidade, disse ao Jornal Económico que a compra da Liberty Seguros levará ao reforço da quota de mercado dos ramos reais para 22%. A operação acordada pela Generali por 2,3 mil milhões aguarda luz verde.
Tecnológicas e revisão em alta pela Reserva Federal dos EUA das previsões económicas impulsionam mercados.
IL dá conta de relatos sobre uma aparente retenção à validação das declarações de IRS que optam pela solicitação do benefício fiscal do IRS Jovem, havendo casos de declarações entregues há dois meses.