Capa
Nº 2175 | 09 Dezembro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Lusofonia
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Última
Depois de se ter tornado sócio maioritário por via da nacionalização de participações acionistas, o Governo angolano avança, mas sem dar grandes novidades. Economista propõe plano de internacionalização focado na SADC e PALOP.
Governo vai criar possibilidade permanente de pagamento de IVA a prestações, com um valor mínimo de 25 euros. Regime deixa de ser temporário e é alargado a todas as empresas com liquidações oficiosas.
CEO da TAP defende que o acordo de empresa deve assegurar mais produtividade. Metade dos tripulantes voa menos de 600 horas por ano, abaixo da média do sector, que ronda as 800 horas, diz. Ourmières-Widener admite prémio aos funcionários, se resultados forem positivos.
Com o Natal à porta, muitas empresas portuguesas, do retalho à restauração, estão a reforçar as equipas. A inflação e a escassez de mão-de-obra estão a provocar uma subida dos salários associados a essas contratações temporárias.
Empresas estão a contratar pessoal extra para o Natal, apesar da incerteza. Já em Espanha, contratações devem arrefecer.
Novas tabelas de IRS não dão aumento do rendimento disponível a todos os contribuintes a partir de janeiro. Solteiros
e casados com dois filhos são os mais penalizados. Com novas regras, ganhos serão superiores a partir de julho.
Tribunal de Contas destaca que só nos dois últimos anos a dívida pública da região aumentou em 572 milhões de euros.
A candidata à liderança da Iniciativa Liberal defendeu que tem uma equipa com visão e com margem para ter aspirações governativas, começando por tornar o partido a terceira força política.
Quem o diz é o presidente da Transparência Internacional Portugal, Nuno Cunha Rolo. Já a deputada socialista Alexandra Leitão
lamenta que se coloquem os políticos todos no mesmo saco.
A colocação de um extremista, racista e adepto da violência na direção do ministério que trata da segurança interna do país é considerado um desastre em potencial. A não ser que Netanyahu queira fazer com Itamar Ben-Gvir o mesmo que fez há uns anos com Ben Gantz.
As palavras do presidente francês cairam mal na invadida Ucrânia e nos longínquos EUA. Entretanto, ninguém sabe quais serão as consequências da decisão sobre petróleo russo.
A Parpública escolheu a Deloitte como assessor financeiro da venda dos 71,73% da Efacec.
Recebeu oito propostas. Empresa americana entre os interessados. DST pode voltar à corrida.
A VIC Properties vai ouvir todos os “stakeholders” no processo de venda dos ativos. O parecer dos obrigacionistas e do Novobanco é meramente consultivo. A SPX Capital avança com proposta.
Em entrevista ao JE, o CEO do grupo Mon Opticien, Florent Carriére, explica o modelo de subscrição que traz para Portugal. “O meu concorrente não é a Multióticas, é a a Netflix e o Spotify”, sublinha.
A subida das taxas de juro para controlar a inflação vai ter forte impacto na economia
em 2023. Alemanha afunda acima da média, com China a crescer acima do previsto.
Após registarem ganhos acentuados em novembro, os índices bolsistas a nível mundial estão a corrigir.
Conhecido há meses, o embargo europeu arrancou esta semana. Mas se há muitas alternativas ao crude, existem dúvidas sobre a segunda fase do embargo, que vai proibir as compras de produtos petrolíferos, como gasóleo, que é comprado por muitos países europeus.
Apesar do embargo e do teto à Rússia, os preços do petróleo bateram mínimos anuais em três dias consecutivos esta semana.
Área de Imigração deverá continuar a ser das mais dinâmicas da Caiado Guerreiro, apesar do anunciado fim dos vistos ‘gold’. Processo para cobrar cinco milhões de euros em honorários à Pharol vai a julgamento em fevereiro.
Grupo Construções Vila Maior aposta na Área Metropolitana do Porto para desenvolver os seus projetos residenciais, nomeadamente nos concelhos de Gaia, Matosinhos e Espinho, e de arrendamento industrial em Santa Maria da Feira.
Segunda edição do projeto de formação de professores arranca em Benguela, envolvendo efetivos da Universidade e 30 mestrandos. Relação de cooperação entre UMinho e Angola tem três décadas.
Organizada pela Optimize Investment Partners, sociedade gestora portuguesa que disponibiliza uma gama de soluções de investimento para diversos perfis de risco e objetivos, o evento teve o apoio do JE.