Skip to main content

Instituto de Educação da UMinho ajuda a formar docentes angolanos

Segunda edição do projeto de formação de professores arranca em Benguela, envolvendo efetivos da Universidade e 30 mestrandos. Relação de cooperação entre UMinho e Angola tem três décadas.

Os primeiros docentes angolanos selecionados para frequentar os mestrados de ensino fizeram o curso no Instituto de Educação da Universidade do Minho e já estão formados. Um novo grupo começa agora, desta feita na cidade de Benguela, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). É a segunda edição do programa de formação de professores do Estado angolano que tem como parceiro o Instituto português.
Futuramente, todos os mestres vão estar envolvidos na formação de futuros educadores e professores em Angola. O Executivo de João Lourenço tem como meta formar 20 mil docentes nos próximos 10 anos.
Beatriz Pereira, presidente do Instituto de Educação da UMinho, enfatiza o foco do governo angolano na educação, um sector basilar em qualquer país. “Ao preocupar-se com o ensino pré-escolar e com as crianças mais pequenas, ao criar as suas autonomias e criar os seus quadros, Angola está no caminho certo para se poder desenvolver efetivamente”, afirma ao Jornal Económico.

O número é astronómico para um espaço de tempo tão curto, mas à medida que o processo for avançando vai aumentar a capacidade do país para o fazer, considera Leandro da Silva Almeida, anterior presidente do Instituto da Educação da UMinho. “Cada vez mais, as próprias instituições angolanas que formam professores e as competências que se vão consolidando aumentam a capacidade para fazer mais e melhor”.

Beatriz Pereira partilha a perspetiva: “Pretendemos empoderar os docentes que estamos a formar nesta fase inicial, de forma a que eles ganhem capacidade de reproduzir e serem eles próprios a formarem os seus docentes. Continuaremos a apoiá-los e a todo o projeto com toda a nossa energia, capacidade e conhecimento”.

Este projeto de formação de professores teve início em 2019. Leandro da Silva Almeida presidia ao Instituto de Educação na altura em foi assinado o acordo que envolveu a criação de três mestrados em Metodologias Específicas para a Educação de Infância, para o Ensino primário e da Língua Portuguesa para o Ensino secundário, a ministrar pelos Institutos Superiores de Ciências de Educação de Benguela, Huíla e Luanda e pelo Instituto da Educação da Universidade do Minho.

Os mestrados resultam da implementação do Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente de Angola e pretendem reforçar as competências e qualificações dos docentes nas áreas da Metodologia da Educação de Infância (ISCED - Huíla), das Metodologias do Ensino Primário (ISCED-Benguela) e da Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (ISCED-Luanda), contribuindo para elevar a qualidade do ensino no país.

O programa arrancou no auge da pandemia da Covid-19. A par dos mestrandos, o projeto incluiu a vinda para Portugal de docentes dos ISCED (pares pedagógicos) para lecionarem em parceria com os docentes da UMinho, assegurando a contextualização dos conteúdos e processos à realidade de ensino angolano, nomeadamente em termos dos manuais escolares e das práticas instituídas.

João Chivando, jovem professor do Bié, integrou o grupo dos 65 mestrandos da primeira edição. Manifesta a convição de que o programa tem poder para mudar o rumo do ensino no seu país. “Estamos sendo preparados para responder às necessidades da população angolana. Somos poucos, mas o que estamos a aprender é suficiente para mudar o paradigma qualitativo daquilo que é a educação em Angola”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico