Capa
Nº 260 | 16 Outubro 2024
Notícias
Lusofonia
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Imobiliário
Et Cetera
Segundo o presidente angolano, as ações do executivo permitiram recuperar desde agosto de 2023 bens imóveis, participações e recursos financeiros avaliados em mais de 1,8 mil milhões de dólares (1,65 mil milhões de euros), tendo sido requerida a restituição de mais 1,9 mil milhões de dólares (1,74 mil milhões de euros) a Portugal, Bermudas, Suíça, Singapura, Luxemburgo, Namíbia e Emirados Árabes Unidos na sequência de processos judiciais com decisões transitadas em julgado.
Em declarações à imprensa na sede do partido, Ventura afirmou que os cidadãos sentirão os efeitos negativos no IRS, que considera um "artifício de conforto", enquanto enfrentarão aumentos nos preços de bens essenciais, como combustíveis e automóveis.
O primeiro-ministro chamou ontem 12 economistas para colher contributos para o futuro do país. Entre académicos e gestores que estiveram em São Bento para discutir macroeconomia, alguns conselhos foram unânimes: é preciso mais ambição no crescimento económico, resolver o problema da habitação com mais oferta, e, para não colocar em risco os equilíbrios orçamentais, urge uma reforma do Estado que trave o aumento da despesa.
No segundo dia consecutivo de fortes quedas no mercado petrolífero, as cotadas do setor voltaram a sofrer cortes acentuados. Na tecnologia o dia também foi negativo, com a ASML a tombar mais de 15%.
O governo norte-americano quer que Israel resolva a crise humanitária em Gaza. Se não o fizer, o executivo de Netanyahu pode enfrentar um embargo de armas, diz um relatório agora tornado público. Espanha e Irlanda exigem que a União Europeia acabe com o silêncio sobre Israel.
Maria Ramos, nascida em Lisboa e naturalizada sul-africana, é atualmente consultora do Banco Mundial.
O primeiro dia de julgamento do caso BES terminou com a defesa de Ricardo Salgado a apresentar um requerimento para a anulação do início do julgamento, uma vez que Salgado sofre de doença de Alzheimer. Na primeira sessão foram feitas as alegações iniciais do Ministério Público e da defesa dos arguidos.
Este é o primeiro investimento da Slate em Portugal e inclui apenas espaços que estão arrendados ao Continente, do grupo Sonae.
A fusão com a britânica SSE permitiria à EDP ganhar mais escala europeia e mundial e não estar tão sujeita a ofertas hostis de elétricas europeias maiores que desejam colar-se ao sucesso internacional da companhia portuguesa.
Radar de Emprego online, lançado esta quarta-feira, é uma iniciativa da plataforma de gestão de carreiras myMentor, em parceria com a Fundação Santander e o investigador Pedro Martins da NOVA SBE. Os indicadores baseiam-se no trabalho de registo, monitorização e análise das ofertas de emprego da myMentor e são atualizados com inteligência artificial.
O setor do comércio e serviços prepara-se para corresponder ao habitual aumento da procura. O El Corte Inglés não foge à regra e tem na calha o reforço das equipas de Lisboa e Gaia, de forma temporária.
“Sim, temos estado em roadshow” quando questionado se visitou potenciais investidores institucionais na Europa nas últimas semanas. “Estamos em roadshow desde janeiro”, afirmou o CEO.
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras esteve na conferência que celebrou o oitavo aniversário do JE para falar de habitação e das soluções que devem ser adotadas para atenuar o problema em Portugal.
Vereadora da autarquia reitera que o investimento em habitação na cidade nos próximos 10 anos, na ordem dos 900 milhões, aprovado em fevereiro de 2023, pelo anterior governo, vai ter mesmo de acontecer, caso contrário será "uma vergonha" para Lisboa. Filipa Roseta deixa ainda farpas a Pedro Nuno Santos, que acusa de ter feito "bola", aquando da sua passagem pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação.
O economista assume que este é o maior "dilema" que não só Portugal, mas também a Europa tem para resolver atualmente, mas continua a defender que não existe uma crise de habitação no país que considera muitíssimo maduro nesse ponto de vista, dado que "70% das pessoas habitam na sua casa e 61,3% já a pagaram integralmente".
Vinho centenário, limitado e raro, o Moscatel Superior de Setúbal 1924, é a estrela do leilão a realizar no dia 17 de outubro na Casa Museu da José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão.