São menos de 100 km de distância entre a Universidade de Strathclyde em Glasgow e a sede da Scottish and Southern Energy (SSE) em Perth, também na Escócia. A primeira localização foi onde o CEO da EDP tirou o mestrado em Engenharia Mecânica (com "distinção"). A segunda é a sede da empresa britânica com a qual a energética portuguesa tentou fundir-se este ano, mas sem sucesso.
Por capitalização bolsista, a EDP vale 16 mil milhões de euros e a SSE vale 28 mil milhões. Juntas permitiriam criar um gigante a valer 44 mil milhões de euros. Ainda ficariam abaixo da gigante espanhola Iberdrola (85 mil milhões de euros de market cap), da britânica National Grid (60 mil milhões) ou da italiana Enel (58 mil milhões).
No entanto, já ficariam acima da alemã E.ON (30 mil milhões de euros), da francesa Engie (28 mil milhões), da alemã RWE (20 mil milhões), da francesa Veolia (20 mil milhões) ou da italiana Terna (11 mil milhões), segundo os dados do MSCI Europe Utilities Index.
No caso de uma OPA, uma oferta da Iberdrola ou da Enel (detém a espanhola Endesa) enfrentaria mais problemas ao nível da concorrência devido ao espaço partilhado no mercado ibérico.
A companhia portuguesa conta com um total de 29 gigawatts de capacidade instalada. Até 2026, prevê investir 17 mil milhões de euros para instalar mais 10 gigawatts. Em 2023, atingiu um EBITDA anual na casa dos cinco mil milhões de euros, com um resultado líquido recorrente na casa dos 1.300 milhões de euros.
Já a SSE conta com 4,5 gigas de capacidade renovável, tendo produzido um total de 12 GWh de energia renovável no ano fiscal de 2023. A companhia está a construir 2,8 gigas e conta com um pipeline de 17 gigawatts, sendo a maioria eólica offshore (6,5 gigas), seguida de eólica onshore (2,7 gigas) e baterias e solar (2 gigas). E conta também com 6,2 gigas de capacidade térmica, dividida entre gás natural e combustíveis fósseis. Em 2023, atingiu um EBITDA de 3.300 milhões de libras, com os lucros operacionais a atingirem os 2.400 milhões de libras. O seu negócio está concentrado no Reino Unido e Irlanda.