Skip to main content

Nova plataforma online com indicadores de mercado de trabalho

Radar de Emprego online, lançado esta quarta-feira, é uma iniciativa da plataforma de gestão de carreiras myMentor, em parceria com a Fundação Santander e o investigador Pedro Martins da NOVA SBE. Os indicadores baseiam-se no trabalho de registo, monitorização e análise das ofertas de emprego da myMentor e são atualizados com inteligência artificial.

“Um retrato atual e futuro do mercado de trabalho em Portugal” é o que promete aos seus utilizadores o Radar de Emprego Online, de acesso gratuito, lançado esta quarta-feira, 16 de outubro. A iniciativa é da plataforma de gestão de carreiras myMentor, em parceria com a Fundação Santander e o investigador da NOVA SBE, Pedro Martins e um membro da sua equipa. 

Inês Menezes, fundadora do myMentor, diz ao JE que a plataforma oferece mais de duas mil ofertas novas de emprego por dia e que desde a altura do seu lançamento, no início de 2022, contabiliza um total de 1,67 milhões de ofertas de emprego e 150 mil utilizadores.

A base do Radar é o trabalho da myMentor de registo, monitorização e análise das ofertas de emprego dos principais sites de emprego em Portugal. Os indicadores são atualizados e combinados ao segundo, através de algoritmos de inteligência artificial. “O Radar vai fornecer indicadores que permitem acompanhar a evolução do mercado de trabalho em tempo real, como, por exemplo, dados sobre as profissões com mais procura e as competências que são necessárias para a sua atualização”, explica Inês Menezes, ao Jornal Económico. Informação fundamental, acrescenta, num contexto de digitalização e automação, que obriga à aprendizagem permanente e à mudança profissional, isto é, ao reskill e upskill - requalificação e reforço de conhecimentos.

A nova ferramenta tem como alvo instituições e entidades responsáveis por políticas públicas, como autarquias, comunidades e empresas de educação vocacional "É útil para orientar as instituições, entidades e políticas públicas na adoção de medidas que garantam que os indivíduos possam adaptar rapidamente as suas competências a novos ambientes e exigências profissionais, transferir as suas competências para outras profissões ou passar de profissões vulneráveis para profissões mais promissoras".

A myMentor mostra oportunidades de emprego, formação e reconversão profissional e apoia os desempregados a encontrarem novos postos de trabalho, bem como a preparem eventuais mudanças de rumo profissional. Foi desenvolvida pela Associação Better Future, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), com o apoio do Portugal 2020, através das Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social e da Fundação Calouste Gulbenkian.