Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2089 | 16 Abril 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Nacional
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Imobiliário
Conferência
Sustentabilidade
Última
Restaurantes, cafés, lojas, centros comerciais voltam a abrir portas na próxima segunda-feira. Escolas secundárias e universidades também reabrem mesmo, incluindo nos concelhos que não entram na terceira fase.
Sentença transitada em julgado nunca será conhecida antes do final de 2027, ou seja, na melhor das hipóteses, quando o processo terminar terão passado 13 anos desde a noite em que José Sócrates foi detido, em novembro de 2014.
Silêncio de António Costa não impediu Sócrates de o apontar como “mandante” de declarações “de profunda canalhice” de Fernando Medina.
Os projetos de construção em parceria de 50% foram retomados em janeiro e esperam abrir em 2022 o Golfe e o Beach Club. Os projetos individuais na Comporta correm a velocidades diferentes.
Ex-ministro da economia acredita que a retoma passa por políticas sectoriais e diz que o alargar da base fiscal, com um imposto mínimo global para empresas, deverá permitir que haja uma redução da necessidade futura de aumentar impostos.
Governo espera redução mais lenta do défice orçamental, não projeta excedentes até 2025 e garante que não irá aumentar impostos. Novo confinamento leva a corte no crescimento esperado do PIB para 4% este ano, mas recuperação de 4,9% em 2022.
Suspensão da vacina da Johnson não irá ajudar a diminuir o atraso da vacinação na Europa em relação a outras economias ocidentais.
Todos os motores tradicionais da economia estão dependentes das vacinas. Os economistas Pedro Braz Teixeira e Vera Gouveia Barros explicam porquê.
Legislativas de domingo decorrem sob o impacto da crise pandémica, com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva a procurar a reeleição.
Londres e Bruxelas ‘empurraram para a frente’ a fronteira entre República da Irlanda e Irlanda do Norte. Regresso da violência era uma certeza dos dois lados do Canal da Mancha e ninguém fez nada para a evitar.
Em entrevista ao JE, Tanja Fajon descreve as dificuldades da abertura da União aos Balcãs Ocidentais, mas assegura que o projeto de abertura é para continuar.
José António dos Santos, líder nacional do sector agroindustrial, em entrevista ao JE, revela que o Grupo Valouro encontrou
a solução para a crise da Covid-19 na exportação para um dos maiores mercados da Ásia, por camião, de ovos para incubação.
Ex-CEO da Saudi Arabian Airlines foi o nome escolhido para liderar a TAP. Mas gestor está descontente com indefinição na reestruturação e salário.
Após adesão de menos de 100 pilotos às saídas voluntárias, TAP abriu nova vaga do plano para garantir mais saídas de profissionais.
NOS, Altice e Vodafone opõem-se às mudanças decididas pela Anacom e preparam-se para novas ações contra o regulador. Regulamento deveria ter regra para um “término rápido”, diz perito.
Com uma subida de 4,6% na sua base de associados em ano de pandemia, a organização sem fins lucrativos está a registar
o interesse de empresas nacionais dos sectores da saúde, defesa, financeiro, construção, bebidas espirituosas ou tabaco.
A produtora ribatejana da família Lopo de Carvalho conseguiu ter um 2020 positivo, apesar da pandemia. Com quase 300 anos, vai mudar a imagem.
O ex-presidente do BPP não compreende a condenação a cinco anos e oito meses de prisão efetiva, já que os clientes do banco foram reembolsados. “Eu não sou acusado de burla”, lembra.
A sentença do recurso que o Banco Montepio e sete ex-administradores interpuseram às coimas aplicadas em 2019 pelo Banco de Portugal, agradou a gregos e a troianos, ao supervisor e arguidos.
Enquanto os mercados acionistas mundiais continuam a renovar máximos históricos, está a arrancar a época de resultados em Wall Street.
Responsável acredita que o país continua no radar dos investidores estrangeiros apesar das alterações ao regime dos vistos ‘gold’ e destaca a oferta de habitação a preços acessíveis e a sustentabilidade como os principais problemas a debater em Portugal.
Promotores de conferência para uma visão estratégica defendem que o conhecimento é a chave para desafios da sustentabilidade e produtividade.
Todos os agentes que integram ou trabalham com a agroindústria concordam com ambição ambiental europeia, mas mostram preocupação com a forma como se chegará aos objetivos propostos.
O Pacto Português para os Plásticos já conta com mais de uma centena de entidades membro após o primeiro ano de atividade, marcado pela pandemia.
A espanhola Kineox vai reforçar a presença em Portugal para operar na recuperação de crédito não hipotecário já em incumprimento, utilizando canais exclusivamente digitais.