Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2030 | 28 Fevereiro 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Imobiliário
Universidades & Emprego
Desporto
Última
Sindicatos da Administração Pública alertam para inexistência de instruções para lidar com Covid-19. Reclamam segurança de funcionários e utentes.
Antonoaldo Neves defende solução alternativa proposta pela consultora PASSUR. Confrontada pelo JE, concessionária aeroportuária rejeita críticas da TAP e diz que restantes companhias “não se queixam”.
PSD e Bloco de Esquerda chumbaram alteração à lei. Presidente comunista da Câmara da Moita veta o projeto. Aeroporto no estuário está ‘bloqueado’.
Há vários interessados na TAP além da Lufthansa, garantiu ao JE uma fonte próxima do processo. Estado quer garantir objetivos estratégicos para dar ‘luz verde’ a venda de posição de Neeleman.
Bloco de Esquerda desce para 7,7% em fevereiro, mas permanece a terceira força, enquanto oCDS-PP tomba para 2,1% e já só está à frente do Livre.
Primeiro-ministro só é suplantado por Jerónimo de Sousa entre mais velhos e com menos estudos, por Rio no Norte e por Catarina no Centro.
Apesar do eventual chumbo, socialistas mantêm confiança no seu ex-porta-voz. Partidos contestam ligações de Canas à política e negócios. Também Clemente Lima gera polémica, mas deve ser eleito.
Sindicato dos Estivadores apresentou novo pré-aviso de greve, transformando a paralisação parcial em greve geral ao trabalho no porto da capital e prolongando o prazo até ao final do mês de março.
Está a chegar a “superterça-feira” em que democratas de 14 estados definem quem irá tentar travar a reeleição de Donald Trump. Bernie Sanders lidera.
Aliança dura há oito anos e já proporcionou a montagem fornos industriais em 1.375 lojas da rede Mercadona. O objetivo é equipar a totalidade da cadeia retalhista em Espanha e em Portugal.
Grupo espanhol de distribuição já fez compras a fornecedores portugueses no valoor de 420 milhões de euros nos últimos quatro anos. 90% do que comprou em Portugal foi exportado para Espanha.
O investimento inicial de 18 milhões de euros permitirá que a unidade de Mangualde introduza o fabrico de veículos menos poluentes e híbridos, em 2023. Depois de 2025 não excluirá os elétricos.
A marca de água mineral algarvia aumentou o débito de engarrafamento para 140 milhões de litros anuais. Já aposta nas exportações para a China
Limitações propostas na cobrança de comissões podem levar a despedimentos na banca. Setor tem e maior desequilíbrio na concorrência entre bancos e novos ‘players’ digitais na captação de clientes.
Partidos querem acabar com encargos associados à emissão de declarações de dívida e ao distrate. Serviços podem custar entre 40 a 150 euros.
O Novo Banco apresenta hoje as contas que justificam a chamada de 1.037 milhões ao Fundo de Resolução. O banco teve prejuízos de cerca de mil milhões, mas o lucro recorrente é de 170 milhões.
A EY Espanha está a fazer a due diligence do EuroBic para o Abanca, para determinar o preço final do negócio. O valor avançado, sujeito a confirmação após avaliações, ficou abaixo dos 250 milhões. Abanca vai passar a banco de direito nacional.
O impacto do coronavírus no crescimento económico é agora uma realidade, devido às restrições na circulação de pessoas.
Pedro Silveira confirma a venda de dois lotes para construção de 37 mil m2 de escritórios a um ‘family office’ que é gerido pelo BedRock Capital e tem David Arié como ‘partner’.
Faculdade de Economia do Porto lança no próximo ano letivo um mestrado que confronta os alunos com os desafios enfrentados nas várias etapas da vida das empresas. Existem 45 vagas e as candidaturas já estão abertas.
Jurista questiona técnicas de monitorização do sono praticadas pelos grandes emblemas europeus e pelos clubes mais importantes em Portugal. “Há direitos que são inalienáveis”, considera o advogado, em entrevista ao JE.
Aumento em janeiro de 2020 resulta sobretudo de impostos diretos como o IRS, mas não cobre subida da despesa: excedente “encolhe” 238,5 milhões.
O presente e o futuro da banca nacional vai tomar o centro do palco do auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, durante o Fórum Banca 2020.