Capa
Nº 2301 | 09 Maio 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Advisory
Ensaio
Conferência
Última

O Novobanco registou um resultado líquido de 177,2 milhões de euros, o que representa uma queda de 1,9% face aos 180,7 milhões de euros do primeiro trimestre do ano passado.

Ex-CEO da Altice Portugal foi interrogado no Departamento de Investigação e Ação Penal (DCIAP),em Lisboa. Operação Picoas investiga um alegado esquema financeiro que terá lesado o Estado e o grupo em centenas de milhões de euros.

á houve contactos preliminares com o Reino de Marrocos. Neste momento, não está em cima da mesa, mas Governo admite possibilidade de estudar o projeto que visa um cabo submarino com 220 km. Custo pode superar 300 milhões.

Com as importações bloqueadas por segurança, Portugal passou a pagar mais pela eletricidade desde o apagão. Levantamento parcial a partir de quinta-feira já permitiu aliviar fatura, com preços mais baixos neste lado da raia.

A companhia conta com mais de um gigawatt em construção nos EUA e disse já ter garantido a cadeia de abastecimento recorrendo a fornecedores norte-americanos.

O Fundo de Resolução fez duas consultas públicas para encontrar um assessor financeiro para a operação de venda da participação do Novobanco, mas os dois concursos ficaram desertos.

Os lucros da Navigator recuaram mais de 24% para mais de 48 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano.

Líder global de serviços de saúde entra no mercado com tecnologia própria e digitalização. E já tem acordo com a Advance Care.

A Hipoges está a passos largos a aproveitar a falta de financiamento à construção e à promoção imobiliária para se posicionar através do primeiro fundo de crédito da sua Finprop. O fundo tem 25 milhões de capital e vai começar a financiar.

Inspired Education detém quatro colégios, onde estudam 5500 alunos e ensinam mais de 500 professores. John Leitão, CEO regional, diz ao JEque o grupo continua em expansão no país.

Grupo Rodilla é um dos grupos mais relevantes da restauração em Espanha e diz que pretende acentuar “o carácter português” da padaria. Venda terá de ser aprovada pela AdC.

Há noventa anos que não se via nada assim. Nos números, ninguém paga mais em salários do que a Benfica SAD e o Sporting é a equipa mais valiosa fora das cinco principais ligas europeias.

Registou-se uma subida homóloga de 31,4% no resultado líquido mas, sem os “ganhos e perdas de natureza não recorrente”, houve um recuo de 6,1%.

Os lucros consolidados dos CTT atribuíveis a acionistas caíram 25,9%, para 5,5 milhões de euros, no primeiro trimestre deste ano, adiantou a empresa, em comunicado publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Com o mercado a aguardar por novidades na política comercial, os índices globais anularam as perdas de inícios de abril.

A Abreu faz parte da rede internacional de advogados desde abril de 2024, sendo representada pelo sócio Francisco Patrício. É o único escritório português no grupo.

Jornalista e analista, 63 anos, fundador do “Financial Times Deutschland”. correspondente em Washington e Bruxelas para o “The Times”, hoje é diretor do “EuroInteligence”. Conhecedor profundo da economia europeia, publicou “Kaput”, a história da descida aos infernos da economia alemã e como ela ficou amarrada a um modelo de crescimento esgotado: a classe política e o país assobiam para o lado.

A filosofia do Oráculo de Omaha — conhecida como investimento em valor — já existia antes de Buffett iniciar a sua carreira. Mas ninguém o fez tão bem — ou por tanto tempo — quanto ele. Durante este processo influenciou gerações de investidores e magnatas de Wall Street.

O que têm em comum supermodelos como Cindy Crawford, tigres da Sibéria e carros que ficam imediatamente na retina? A lente do escocês David Yarrow, cujas fotografias são verdadeiros shots de adrenalina cinematográfica. Para ver a partir de 22 de maio, numa exposição ´pop-up’, em Lisboa.

Quem não recorda a voz carismática de David Attenborough, o ‘pai’ dos documentários sobre a Natureza que, nos últimos anos, tem alertado para os grandes perigos da predação do planeta pelo ser humano.

Acordo entre os dois países não elimina taxa universal, baixa tarifa auto para 10% (até 100 mil veículos) e acaba com os 25% para o aço, mas não irá impactar a economia de forma relevante.

Após a terceira votação do segundo dia do Conclave, surgiu fumo branco. Novo Papa foi aclamado por milhares de fiéis que aguardavam a sua primeira aparição na varanda da Basílica de São Pedro em Roma.

Foram vários os chefes de Estado e políticos a felicitar Robert Prevost, agora Leão XIV, pela nomeação e a pedirem que seja uma voz de relevo na busca da paz e justiça.

País representou 40% do crescimento europeu em 2024 à boleia do turismo, migração e reformas, mas mantém as contas públicas sob pressão.

Paralisação dos comboios foi paragem obrigatória do 5.º dia de campanha. Caravanas seguem a todo o gás rumo a dia 18.

Ordem dos Fisioterapeutas quer criar unidades de fisioterapeutas no Serviço Nacional de Saúde e vai discutir esse objetivo no congresso nacional que arranca esta sexta-feira, dia 9, em Lisboa.

João Massano venceu as eleições para Bastonário da Ordem dos Advogados (OA), para o triénio 2025-2027, no final de março, na segunda volta, contra Fernanda de Almeida Pinheiro.

Abreu faz parte da rede internacional de advogados desde abril de 2024, sendo representada pelo sócio Francisco Patrício.
É o único escritório português no grupo.

Samuel Fernandes de Almeida, managing partner, e o sócio Jorge Silva Martins revelam os novos desafios em termos de serviços e posicionamento da sociedade fundada em novembro de 2023.

O mundo está perigoso, como costumava dizer o proverbialmente cético Vasco Pulido Valente, parafraseando um outro colunista também conhecido pelo seu pessimismo, Victor Cunha Rego. Mas estará o mundo realmente mais perigoso do que já foi no passado? Será que as profecias sobre o fim dos tempos se vão finalmente concretizar e, como o diabo no oráculo bíblico, a Humanidade acabará lançada viva no “lago de fogo que arde com enxofre” (Apocalipse 20:10)? Ou “ainda não é o fim nem o princípio do mundo. Calma, é apenas um pouco tarde”, como recomendava Manuel António Pina?

A circularidade tem vindo a representar um peso crescente na estratégia das organizações, constituindo-se hoje como um “imperativo”, defende Hermano Rodrigues, diretor strategy and execution da EY-Parthenon, chamando a atenção para as “elevadas expectativas dos investidores e dos parceiros” em relação à economia circular.

Armindo Monteiro diz que momento histórico deve ser aproveitado para transformar economia, sob pena de ficarmos “a distâncias quânticas” dos outros países.

Portugal “está muito atrás do resto da Europa” no que toca à taxa de circularidade nas empresas e a contribuir para isso estão essencialmente duas barreiras: o excesso de regulamentação e burocracia, por um lado, e por outro, o custo elevado que representa fazer um investimento inicial em práticas de economia circular, alertam os especialistas do setor.

Aquapor considera que Portugal tem que evoluir nos processos e defende uma maior ligação entre políticas governamentais e sectoriais.

Diretor-geral da CBF realça o papel da biomassa no Fundão, onde 70% a 90% da faturação é revertida na economia local. “Tem um impacto brutal nas regiões do interior”, refere Manuel Pitrez de Barros.

Portugal precisa de uma estratégia para a economia circular para não perder o comboio da Europa, numa altura em que o país já esgotou os seus recursos naturais que tinha para o ano de 2025.

Diogo Figueiredo, é o Founder and CEO do Paradigma Creative and Hospitality Group, um grupo que aposta em chefs conceituados como o João Rodrigues do Canalha e o Hugo Candeias do Ofício.