Capa
Nº 2297 | 11 Abril 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Empresas
Advisory
Universidades & Emprego
Ensaio
Última

Medidas para mitigar tarifas impostas pelos EUA visam apoiar os setores mais afetados com linhas de apoio ao investimento, à competitividade, à exportação e à internacionalização.

O Bison revelou que aposta em ativos conservadores. “Na carteira de obrigações o banco tem 50% de exposição a emitentes portugueses (dos quais um quarto é dívida soberana), cerca de 10% é dívida soberana dos EUA e o resto é diversificado.

É tudo feito em nome das “melhores práticas da transparência”, mas traduz o escalar de uma guerra que se mantém nas mais elevadas esferas do dirigismo desportivo em Portugal e com duas personalidades em choque: Pedro Proença, presidente da FPF, e Fernando Gomes, que o antecedeu e lidera o COP.

A intensificação da guerra comercial trouxe (muita) volatilidade para os mercados acionistas mundiais.

Há, pelo menos, três bancos pequenos no mercado. O BPG, da Fundação Oriente que está na fase final da venda ao VCredit. Já o Banco Carregosa e o BNI Europa estão à procura de compradores.

Já foi concluído o processo de escolha de compradores para o “Projecto Bright”. O vencedor foi a Hoist Capital que pagou 16,5 milhões.

Empresa líder do negócio na Península Ibérica investiu 140 milhões de euros e viu as receitas subirem 8%. Continua atenta às oportunidades. “Há espaço para crescer”, diz o CEO.

Grandes empresas defendem três mudanças e apresentam propostas para pôr Portugal no topo da criação de riqueza na Europa numa década.

O secretário-geral da Associação Business Rountable Portugal considera que a campanha eleitoral deve ser aproveitada para debater os problemas do país e que todos devem participar no processo. “O futuro depende de nós”, afirma.

Confederações patronais defendem que redução potencia crescimento económico, atração de investimento e criação de emprego.

A fabricante de impressoras tem quotas de mercado mais elevadas em Portugal do que em outros mercados em que está presente. Vendeu 43 milhões de euros no ano passado.

Corinne Vigreux fundou a TomTom em 1992 e esteve em Lisboa, a convite da VdA e da Beta-i, para falar dos desafios que se colocam às tecnológicas europeias num tempo desafiante.

Em janeiro e fevereiro deste ano, os Estados Unidos foram o país que mais vinhos nacionais importou, ultrapassando a França. Uma estratégia vencedora da ViniPortugal, que agora está posta em causa.

Nova empresa com capacidade para ultrapassar gigantes europeus do setor, mas operação teria de passar pelo crivo regulatório, com bastantes ativos na Ibéria.

A CriteriaCaixa e a energética espanhola Naturgy, onde é a maior acionista, voltam olhar para a EDP. Há contactos com a China Three Gorges que veio a Lisboa, à assembleia geral da empresa.

Presente no mercado nacional, é parceira da EDP numa central nuclear em Espanha, é forte no gás e partilha um acionista norte-americano com a elétrica portuguesa.

A imprevisibilidade do presidente dos EUA e a sua falta de amor por energias renováveis são o grande desafio. Mas também há os problemas nas cadeias de abastecimento com as tarifas.

Fica num solar do século XVIII, em Carcavelos, e foi fundada em 1932 pela comunidade inglesa residente em Portugal. A Saint Julian’s School tem alunos de 60 países e o valor trimestral das propinas varia entre os 4.128 euros e os 9.699 euros, consoante o grau de ensino.

Detanico Lain: duas pessoas, um autor. Assim se tem mostrado ao mundo a dupla de artistas brasileiros finalista do Prix Duchamp 2024, que agora expõe “Jardim Infinito” na Galeria Vera Cortês.

A Taschen retrata em imagens os músicos que transformaram uma editora num vulcão da cultura pop. De Ray Charles a Aretha Franklin, Led Zeppelin, Roling Stones e Coldplay, e muitos mais.

Nuno Côrte-Real vibra com os desafios da composição e da direção musical. E deixa no ar uma pergunta: por que razão muitas salas europeias se limitam a programar a música clássica a que chama “dissonante e sem ritmo”?

A 18ª edição da Temporada Darcos traz, pela primeira vez a Portugal, a prestigiada Berliner Symphoniker.

Os democratas-cristãos da CDU (e os bávaros da CSU) e os social-democratas do SPD chegaram a um acordo que irá permitir a criação do próximo governo alemão, liderado por Friedrich Merz.

Expectativa por ronda de estímulos, sobretudo ao consumo privado, vinha crescendo há vários semestres e hostilidade de Trump parece ter sido gota final. Custos de financiamento e reservas serão aliviados.

O país, um enclave na África do Sul, chegou pela primeira vez em muitos anos ao topo da agenda mediática. Seria um enclave cheio de riquezas e com fortes exportações? Nada disso!

Organização internacional de defesa do ambiente foi condenada a pagar 660 milhões de dólares à petrolífera texana Energy Transfer e fica em risco de sobrevivência.

Projeto ‘Arcoverde’ será composto por sete edifícios de tipologias T1 a T4, com preços que vão dos 460 mil aos 1,6 milhões de euros.

A habitação a custos controlados é um “instrumento útil”, que devia ser adotado por todos os municípios do país.

Também vai haver capacitação na área do Empreendedorismo em Políticas Públicas para todos aqueles que querem transformar ideias em ação. Instituição aposta em dinâmicas que fazem a diferença.

A menos de um ano do fim do PRR só foram entregues 8% das casas prometidas pelo anterior governo.

Com a divulgação das tarifas país a país, Donald Trump lançou o globo num stress nunca antes visto. Que acabou dias depois com a sua suspensão, muito à custa da hecatombe das bolsas.

O comércio entre os dois países não é significativo, mas continua a existir. Trump não impôs tarifas sobre a Rússia, um detalhe para chamar a atenção da Europa: Moscovo não está fora do jogo comercial global.

A redução nos reembolsos do IRS e a execução do PRR serão determinantes no saldo, embora o Governo rejeite este cenário.

O JPP passou a segunda força política da Madeira depois das eleições regionais de 23 de março. Vai concorrer em 10 círculos eleitorais nas legislativas e quer entrar no Parlamento.

A promotora imobiliária Solyd colocou no mercado mais 98 apartamentos do projeto ‘Élou Jardins’, que representa um investimento de 115 milhões de euros.

Trump reverteu as tarifas recíprocas para a base de 10%, mas parece ter destruído o sistema comercial global no processo, bem como a confiança institucional e dos investidores nos EUA.

Os mercados de capitais caíram a pique após Trump anunciar as tarifas recíprocas, antes de recuperarem parcialmente. O futuro é incerto.

Está concluído o negócio que transforma a Prada num gigante da moda italiana, com projeção global, e foi feito em saldos, apesar de toda a instabilidade provocada pela guerra comercial entre os Estados Unidos e o resto do mundo.

Luís Barreto Xavier, presidente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados, explica como trabalham os dois tipos de advogados: internos e das sociedades.

José Manuel Fernandes, fundador da Frezite e presidente do Conselho Geral da AEP, foi homenageado com o Prémio Carreira FEUP 2024.

Também acha que as tarifas comerciais de Donald Trump são mais produto do seu conhecido narcisismo do que resultado de uma política racional? Esqueça. Existe pensamento por trás de toda esta trapalhada, e não é um pensamento qualquer: é o tipo de pensamento academicamente válido que confere a quem o promove a certeza de validação. O assunto é sério.

Numa altura em que se discute o aumento da procura por cuidados de saúde, provocado não só pelo aumento do número de residentes, mas também fruto do envelhecimento da população – um sinal de sucesso das políticas de saúde –, da concorrência nacional e internacional, do aumento dos custos de produção e da escassez de profissionais de saúde, é exigido que a gestão na saúde seja um pilar que assegura o acesso, a eficiência, a qualidade dos serviços e a sustentabilidade financeira dos sistemas de saúde.

A Cooprofar, a maior cooperativa nacional de farmácias, presidida por Hélder Mesquita, fechou 2024 com 483 milhões de euros de volume de negócios.