Capa
Nº 2278 | 29 Novembro 2024
![Edição nº 2278](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/29nov__JornalEconomico.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Prazer
Almoço Com...
Lusofonia e Mundo
Empresas
Imobiliário
Universidades & Emprego
Ensaio
Última
![“Exportações na saúde vão continuar a crescer a dois dígitos”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/28__Exportacoes_na_saude_copiar.jpg)
Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal : Um dos setores mais dinâmicos no país, a saúde, continua a dar cartas lá fora e as exportações devem continuar a crescer este ano depois do recorde de 2023, apesar da conjuntura desfavorável. Medicamentos e material cirúrgico dominam vendas numa área que emprega já mais de 400 mil pessoas e traz volume de negócios acima de 30 mil milhões, mas com ambição para mais.
![Aumento extraordinário nas pensões aprovado à revelia do Governo](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Pedro-Nuno-com-empresarios-para.png)
Um ‘bónus’ extraordinário para os pensionistas ou um aumento extraordinário permanente. Foi esta a principal matéria que dividiu os partidos que suportam o Governo, PSD e CDS-PP, e a oposição nos últimos dias.
![“Orçamento é bom para a economia e o país”, diz ministro das Finanças](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Miranda_Sarmento.jpg)
Votação final : Na véspera da votação final global do OE2025, que deverá, sem surpresas, viabilizar o documento com a abstenção do PS, Miranda Sarmento salienta ao JE que este “é um orçamento responsável”. Assegura que melhora a vida das pessoas e, simultaneamente, garante um excedente nas contas públicas e uma redução sustentável da dívida.
![Bruxelas faz reparos ao Governo por manter apoios à energia](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/25__Bruxelas_faz_reparos.jpg)
Orçamento : A Comissão Europeia aprova Plano de Médio Prazo português, mas considera que o Orçamento não cumpre todas recomendações por manter apoios na energia e não conter medidas que garantam a sustentabilidade orçamental do sistema de pensões.
![As medidas e propostas de alteração que marcaram a discussão do Orçamento](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/26__As_medidas_e_propostas.jpg)
OE2025 : Mais de 2.000 propostas de alteração deram entrada no Parlamento, mas apenas 203 foram aprovadas. Saiba quais são as principais medidas que no próximo ano vão mexer com as famílias e empresas.
![“IVA a 23% encarece o custo de uma obra de uma forma louca”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/15__IVA__a_23.jpg)
Construção : CEO da Arrow Global Portugal enaltece o esforço do Governo para ultrapassar os problemas na habitação e alerta para necessidade de reduzir a carga burocrática para criar mais casas.
![Rentabilidade dos PPR voltou a terreno positivo, mas continua baixa](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/ASF_Margarida_Correa_de_Aguiar.jpg)
Poupança : Os retornos dos PPR passaram de terreno negativo a positivo, depois de um período de incerteza nos mercados. Ainda assim, estão pouco acima de 1% na última década.
![Lisboa marca futuro da sustentabilidade na saúde](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/18__Lisboa_marca.jpg)
Inovação : A indústria dos cuidados de saúde é responsável por 5% das emissões globais de CO2 e o Centro Clínico Champalimaud, que conta com a Philips como parceiro, quer contrariar essa tendência.
![Parvalorem é a empresa estatal em estado mais crítico, segundo CFP](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/18__Parvalorem_e_a.jpg)
Empresas a Relatório do Setor Empresarial do Estado 2022-2023 mostra que a Parvalorem e a TAP SPGS apresentam o pior desempenho. IP e Metro de Lisboa com melhores contas.
![Vanguard Awards celebram excelência no desporto](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/30__Vanguard_Awards.jpg)
Desporto : Gala promovida pela Vanguard Properties, que contou com o JE como parceiro, celebrou os melhores do ano e inspirou gerações como os miúdos do torneio Vanguard Stars.
![Depois da euforia, chegou a hora da estabilidade](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/20__Depois_da_euforia.jpg)
Criptomoedas : A Bitcoin valorizou de forma expressiva após as eleições nos EUA e mostra agora maior tranquilidade, na expetativa por Donald Trump.
![França em mínimos, apesar dos máximos do Dow Jones](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/traders-bolsa-mercados-768x480.png)
Fecho da bolsa : A sustentabilidade fiscal preocupa, numa altura em que está em causa a estabilidade política.
![BCP desafiado a estudar o Novobanco já tem equipas a analisar](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/10__BCP_desafiado.jpg)
Banca : A Lone Star prepara-se para pôr em bolsa 30% do Novobanco, mas pode haver quem queira comprar o banco diretamente. O BCP tem equipas internas a estudar o tema. Há vontade política em que o BCP compre o Novobanco.
![ServDebt põe à venda 1.350 milhões de malparado na Ibéria](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/12__ServDebt_poe.jpg)
Malparado : A servicer portuguesa pôs à venda em Portugal um portfólio de NPL no valor de 870 milhões e em Espanha outra carteira de 480 milhões. O Projeto Solaris consiste em créditos sem garantias.
![Nova vaga de industrialização vai acontecer à boleia dos centros de dados](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/14__Nova_vaga.jpg)
Indústria : A energia renovável mais barata face a outros países torna Portugal um destino apetecível para uma nova vaga de industrialização, incluindo de centros de dados, baterias, carros elétricos ou lítio, mas há desafios a superar, como na burocracia.
![Resgate antecipado tira 1,8 mil milhões de euros aos PPR](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/16__Resgate_antecipado.jpg)
Poupança : O resgate antecipado dos chamados Planos Poupança Reforma disparou nos últimos dois anos, período em que esteve em vigor a possibilidade de se retirar o dinheiro aplicado nestes produtos sem que houvesse uma penalização. Este apoio, criado pelo Governo anterior, está prestes a acabar.
![“Vamos fazer um seguro que é a ADSE das empresas”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/19__Vamos_fazer_um.jpg)
Saúde a O projecto está a ser preparado há três anos. É dirigido exclusivamente às empresas, no entanto, a pessoa, se mudar ou perder o emprego, poderá transportar o seguro com ela.
![Estado desobrigado de vender ações do Novobanco no IPO](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/novobanco-3-768x480.png)
Fim do CCA: O acordo parassocial que irá acompanhar o contrato que põe fim ao Acordo de Capitalização Contingente entre o FdR e Novobanco desobriga o Estado de vender ações no IPO.
![Comissão von der Leyen II dá resposta mais musculada](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/4__Comissao_von_der.jpg)
União Europeias : Menos foco na agenda do clima, tolerância zero para a imigração e todas as ‘armas’ apontadas contra a Rússia. A agenda da nova Comissão liderada pela democrata-cristã alemã guina mais à direita. Na votação no Parlamento Europeu até a CDU alemã manteve reservas a algimas das ideias postas sobre a mesa.
![Quem é quem no final da dança das cadeiras?](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/5__Quem_e_quem_no_final.jpg)
Comissão : Quatro meses e muitas peripécias depois, ficou definido o elenco da Comissão von der Leyen II.
![Um museu faz-se de pensamento livre e de diálogos](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/40__Um_museu_faz-se.jpg)
Nuria Enguita : A nova diretora artística do MAC/CCB defende que o Museu de Arte Contemporânea tem de dialogar com a cidade,
o país e o mundo. Cativar e fazer pensar, abrir-se aos que acham que “o museu não fala para eles”.
![No Penha Longa até o tempo fica suspenso e faz poesia](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/42__Penha_longa_ate.jpg)
Exagero? Nada disso. Contemplar, espairecer, passear ou simplesmente estar são verbos que ganham ainda mais sentido neste verdadeiro tesouro inserido no Parque Natural Sintra-Cascais.
![No fabuloso reino da ópera, de Verdi a Strauss e Offenbach](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/43__No_fabuloso_reino.jpg)
Ópera : A temporada está lançada e dezembro convida a passeios por outras geografias para deleite do ouvido. Nova Iorque, Paris, Milão, Viena. A escolha é sua.
![O encantador de pessoas com cada vez mais vocação social](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/22__O_encantador.jpg)
Pedro Santa Clara : É o pai do campus da Nova SBE, em Carcavelos. Lançou a ideia quando país estava na fossa, em 2012. Como na universidade tudo aquilo parecia uma bizantinice, avançou sem as habituais interferências que tudo matam. Hoje, esta história ficou para trás. O novo capítulo deste académico chama-se escola 42 e TUMO. Não dá diploma reconhecido, mas há muita gente que deixa de ver a vida por um canudo.
![Quem são as figuras-chave da futura administração Trump](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/34__Quem_sao_as_figuras.jpg)
Casa Branca : O presidente eleito rodeou-se da ‘fina flor’ dos seus indefetíveis, o que lhe permitirá ativar todos os principais itens da agenda, indesmentivelmente sufragada pelos norte-americanos.
![Sonangol e Petroci vão construir base logística em Abidjan](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/36__Sonangol_e_Petroci.jpg)
A Sonangol e a Petroci, empresas que atuam no ramo petrolífero em Angola e Costa do Marfim, respetivamente, assinaram um memorando de cooperação para a construção de uma base logística de apoio à indústria petrolífera, em Abidjan, cidade na Costa do Marfim.
![Novo secretário do Tesouro acalma medos com tarifas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/35__Nomvo_secretario.jpg)
EUA : Scott Bessent tem defendido que as tarifas servem sobretudo como arma negocial, o que retira algum medo ao mercado, mas também dificulta ainda mais o equilíbrio orçamental no atual contexto.
![Corredor do Lobito domina visita de Biden](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Joao-Lourenco-e-Joe-Biden-300x300.jpg)
Energia : As duas empresas estatais fecharam um memorando de cooperação para construir base de apoio à exploração petrolífera.
![Incerteza eleva esforço fiscal necessário para estabilizar dívida pública](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/37__Incerteza_eleva_esforco.jpg)
Brasil : Governo precisa arrecadar mais do que gastar para travar o endividamento, mas essa tarefa está a ficar cada vez mais cara. Esforço fiscal foi calculado por especialistas em 9,2 mil milhões de euros.
![Forbes África Lusófona junta líderes da indústria petrolífera, financeira e do Turismo no 1º Annual Summit em Luanda](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/38__Forbes_africa_lusofona.jpg)
Conferência : Capital angolana foi palco, durante dois dias, do Forbes África Lusófona Annual Summit 2024, que contou com a participação da ‘nata’ de vários ramos de actividade económica. Do setor petrolífero ao Turismo, passando pela banca, homens e mulheres de negócios convergiram na ideia de capacitação do capital humano e mais integração de mulheres nos setores tradicionalmente controlados por homens.
![Dunas Golf Course: Conquistar o mundo, tacada a tacada](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Dunas1.jpg)
O Dunas, integrado no projeto "Terras da Comporta", é um caso sério no paradigma mundial do golfe: é uma estrela desde o berço. Há quem o aponte como destino inevitável da Ryder Cup.
![Lisboa e Cascais com preços limitados para construir casas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/3__Lisboa_e_Cascais.jpg)
Habitação : Medida do Governo para libertar terrenos a “preços moderados”, impõe um limite aos dois munícipios por se encontrarem 225% (3.737 euros/m2) acima da mediana. Porto fica de fora.
![Ofertas de trabalho fictícias são negócio de dados e extorsão](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/32__Ofertas_de_trabalho.jpg)
Emprego : Empresas de recursos humanos preocupadas com fraudes no recrutamento aconselham candidatos a escrutinar a informação e nunca pagar nada. Uma em cada três pessoas já foi alvo de tentativa de fraude relacionada com emprego.
![O que esperar de António Costa?](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/6__Ensaio_copiar.jpg)
O primeiro socialista Presidente do Conselho Europeu parte com o crédito do seu histórico de construtor, mas o mundo está perigoso, a União Europeia (UE) enfrenta decisões existenciais e a sua família política é largamente minoritária na instituição que o elegeu.
![João Moreira Rato: “A missão que mais gostei de levar a cabo foi de presidente do IGCP”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/44__Joao_Moreira_rato.jpg)
Preside ao Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) desde o Verão de 2022, com mandato para o triénio 2022-2025, um trabalho pro-bono que admite continuar num novo mandato se a sua vida profissional o permitir.