Capa
Nº 2278 | 29 Novembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Prazer
Almoço Com...
Lusofonia e Mundo
Empresas
Imobiliário
Universidades & Emprego
Ensaio
Última
Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal : Um dos setores mais dinâmicos no país, a saúde, continua a dar cartas lá fora e as exportações devem continuar a crescer este ano depois do recorde de 2023, apesar da conjuntura desfavorável. Medicamentos e material cirúrgico dominam vendas numa área que emprega já mais de 400 mil pessoas e traz volume de negócios acima de 30 mil milhões, mas com ambição para mais.
Um ‘bónus’ extraordinário para os pensionistas ou um aumento extraordinário permanente. Foi esta a principal matéria que dividiu os partidos que suportam o Governo, PSD e CDS-PP, e a oposição nos últimos dias.
Votação final : Na véspera da votação final global do OE2025, que deverá, sem surpresas, viabilizar o documento com a abstenção do PS, Miranda Sarmento salienta ao JE que este “é um orçamento responsável”. Assegura que melhora a vida das pessoas e, simultaneamente, garante um excedente nas contas públicas e uma redução sustentável da dívida.
Orçamento : A Comissão Europeia aprova Plano de Médio Prazo português, mas considera que o Orçamento não cumpre todas recomendações por manter apoios na energia e não conter medidas que garantam a sustentabilidade orçamental do sistema de pensões.
OE2025 : Mais de 2.000 propostas de alteração deram entrada no Parlamento, mas apenas 203 foram aprovadas. Saiba quais são as principais medidas que no próximo ano vão mexer com as famílias e empresas.
Construção : CEO da Arrow Global Portugal enaltece o esforço do Governo para ultrapassar os problemas na habitação e alerta para necessidade de reduzir a carga burocrática para criar mais casas.
Poupança : Os retornos dos PPR passaram de terreno negativo a positivo, depois de um período de incerteza nos mercados. Ainda assim, estão pouco acima de 1% na última década.
Inovação : A indústria dos cuidados de saúde é responsável por 5% das emissões globais de CO2 e o Centro Clínico Champalimaud, que conta com a Philips como parceiro, quer contrariar essa tendência.
Empresas a Relatório do Setor Empresarial do Estado 2022-2023 mostra que a Parvalorem e a TAP SPGS apresentam o pior desempenho. IP e Metro de Lisboa com melhores contas.
Desporto : Gala promovida pela Vanguard Properties, que contou com o JE como parceiro, celebrou os melhores do ano e inspirou gerações como os miúdos do torneio Vanguard Stars.
Criptomoedas : A Bitcoin valorizou de forma expressiva após as eleições nos EUA e mostra agora maior tranquilidade, na expetativa por Donald Trump.
Fecho da bolsa : A sustentabilidade fiscal preocupa, numa altura em que está em causa a estabilidade política.
Banca : A Lone Star prepara-se para pôr em bolsa 30% do Novobanco, mas pode haver quem queira comprar o banco diretamente. O BCP tem equipas internas a estudar o tema. Há vontade política em que o BCP compre o Novobanco.
Malparado : A servicer portuguesa pôs à venda em Portugal um portfólio de NPL no valor de 870 milhões e em Espanha outra carteira de 480 milhões. O Projeto Solaris consiste em créditos sem garantias.
Indústria : A energia renovável mais barata face a outros países torna Portugal um destino apetecível para uma nova vaga de industrialização, incluindo de centros de dados, baterias, carros elétricos ou lítio, mas há desafios a superar, como na burocracia.
Poupança : O resgate antecipado dos chamados Planos Poupança Reforma disparou nos últimos dois anos, período em que esteve em vigor a possibilidade de se retirar o dinheiro aplicado nestes produtos sem que houvesse uma penalização. Este apoio, criado pelo Governo anterior, está prestes a acabar.
Saúde a O projecto está a ser preparado há três anos. É dirigido exclusivamente às empresas, no entanto, a pessoa, se mudar ou perder o emprego, poderá transportar o seguro com ela.
Fim do CCA: O acordo parassocial que irá acompanhar o contrato que põe fim ao Acordo de Capitalização Contingente entre o FdR e Novobanco desobriga o Estado de vender ações no IPO.
União Europeias : Menos foco na agenda do clima, tolerância zero para a imigração e todas as ‘armas’ apontadas contra a Rússia. A agenda da nova Comissão liderada pela democrata-cristã alemã guina mais à direita. Na votação no Parlamento Europeu até a CDU alemã manteve reservas a algimas das ideias postas sobre a mesa.
Comissão : Quatro meses e muitas peripécias depois, ficou definido o elenco da Comissão von der Leyen II.
Nuria Enguita : A nova diretora artística do MAC/CCB defende que o Museu de Arte Contemporânea tem de dialogar com a cidade,
o país e o mundo. Cativar e fazer pensar, abrir-se aos que acham que “o museu não fala para eles”.
Exagero? Nada disso. Contemplar, espairecer, passear ou simplesmente estar são verbos que ganham ainda mais sentido neste verdadeiro tesouro inserido no Parque Natural Sintra-Cascais.
Ópera : A temporada está lançada e dezembro convida a passeios por outras geografias para deleite do ouvido. Nova Iorque, Paris, Milão, Viena. A escolha é sua.
Pedro Santa Clara : É o pai do campus da Nova SBE, em Carcavelos. Lançou a ideia quando país estava na fossa, em 2012. Como na universidade tudo aquilo parecia uma bizantinice, avançou sem as habituais interferências que tudo matam. Hoje, esta história ficou para trás. O novo capítulo deste académico chama-se escola 42 e TUMO. Não dá diploma reconhecido, mas há muita gente que deixa de ver a vida por um canudo.
Casa Branca : O presidente eleito rodeou-se da ‘fina flor’ dos seus indefetíveis, o que lhe permitirá ativar todos os principais itens da agenda, indesmentivelmente sufragada pelos norte-americanos.
A Sonangol e a Petroci, empresas que atuam no ramo petrolífero em Angola e Costa do Marfim, respetivamente, assinaram um memorando de cooperação para a construção de uma base logística de apoio à indústria petrolífera, em Abidjan, cidade na Costa do Marfim.
EUA : Scott Bessent tem defendido que as tarifas servem sobretudo como arma negocial, o que retira algum medo ao mercado, mas também dificulta ainda mais o equilíbrio orçamental no atual contexto.
Energia : As duas empresas estatais fecharam um memorando de cooperação para construir base de apoio à exploração petrolífera.
Brasil : Governo precisa arrecadar mais do que gastar para travar o endividamento, mas essa tarefa está a ficar cada vez mais cara. Esforço fiscal foi calculado por especialistas em 9,2 mil milhões de euros.
Conferência : Capital angolana foi palco, durante dois dias, do Forbes África Lusófona Annual Summit 2024, que contou com a participação da ‘nata’ de vários ramos de actividade económica. Do setor petrolífero ao Turismo, passando pela banca, homens e mulheres de negócios convergiram na ideia de capacitação do capital humano e mais integração de mulheres nos setores tradicionalmente controlados por homens.
O Dunas, integrado no projeto "Terras da Comporta", é um caso sério no paradigma mundial do golfe: é uma estrela desde o berço. Há quem o aponte como destino inevitável da Ryder Cup.
Habitação : Medida do Governo para libertar terrenos a “preços moderados”, impõe um limite aos dois munícipios por se encontrarem 225% (3.737 euros/m2) acima da mediana. Porto fica de fora.
Emprego : Empresas de recursos humanos preocupadas com fraudes no recrutamento aconselham candidatos a escrutinar a informação e nunca pagar nada. Uma em cada três pessoas já foi alvo de tentativa de fraude relacionada com emprego.
O primeiro socialista Presidente do Conselho Europeu parte com o crédito do seu histórico de construtor, mas o mundo está perigoso, a União Europeia (UE) enfrenta decisões existenciais e a sua família política é largamente minoritária na instituição que o elegeu.
Preside ao Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) desde o Verão de 2022, com mandato para o triénio 2022-2025, um trabalho pro-bono que admite continuar num novo mandato se a sua vida profissional o permitir.