Capa
Nº 2273 | 25 Outubro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Mundo
Advisory
Última
Moçambique : Comissão eleitoral diz que candidato do regime ganhou com 70% dos vostos, mas os partidos da oposição contestam
os resultados. Críticas ao processo eleitoral, manifestações e protestos nas ruas continuam.
Eurostat : Gabinete estatístico europeu justifica aumento taxa de poupança acelerou para os 15,7% com o acréscimo do rendimento bruto das famílias (0,8%) a um ritmo maior do que o do consumo (0,2%).
Política monetária : Mário Centeno faz ouvir a sua voz, liderando a fação que defende cortes mais ambiciosos dos juros, considerando que o BCE arrisca que a economia e a inflação desçam mais do que o “necessário”.
Poupança : Apesar de ainda distante da média europeia, Portugal registou o maior aumento da poupança na zona euro na primeira metade deste ano. Subida dos juros apressou portugueses a amortizarem crédito à habitação.
Reservas do BdP : A subida de 33% no valor das reservas detidas pela instituição central, em apenas um ano, beneficia da valorização expressiva daquele minério em 2024.
Contas públicas : O plano orçamental francês prevê cortes nas despesas e aumentos de impostos, mas think tank gaulês OFCE antecipa que será incapaz de travar défice acima da meta para 2025.
Medidas : O Orçamento para 2025 tem pelo menos uma garantia: será cuidadosamente escrutinado pela União Europeia. Mas o novo governo francês também pode esperar mais agitação nas ruas.
Fisco : Com a saída de Nuno Félix para o Governo em 2019, o lugar ficou vago. Com a líder da AT acumular a pasta. Em agosto foi finalmente lançado concurso para o lugar.
Mercados : Minério está a beneficiar da incerteza nos planos geopolítico e macroeconómico. A procura aumenta para níveis sem precedentes, inclusive em alguns bancos centrais, que têm feito investimentos.
OE2025 : O quadro para o primeiro embate consequente sobre a proposta de Orçamento do Estado está definido: o PS abstém-se e viabiliza-a, Chega e IL podem estar contra, que não alteram o destino da votação.
Zona Franca : O Chega vai propor o prolongamento das licenças. Entidade gestora da Zona Franca acredita que empenho da Região e trabalho dos deputados da Madeira levarão à prorrogação.
Pasta e papel : Nos primeiros nove meses do ano, a papeleira portuguesa teve um volume de negócios de 1.569 milhões de euros, mais 7% em termos homólogos.
Justiça : A segunda semana do julgamento do Caso BES ficou marcada pelos depoimentos de quem denunciou os buracos nas contas. Queiroz Pereira revelou tentativa de compra de Marcelo em 2018.
Turismo : As negociações entre a SC Investments e a Arrow Global para a compra de ativos em Tróia decorrem desde junho. Em causa está a marina, o golf e a gestão dos ferries.
Marketing : Se consegues na China, consegues em qualquer lado. A especialista Olivia Plotnick vê uma oportunidade para as marcas portuguesas num mercado que tem tanto de fascinante como de complexo.
Crédito : Fundo britânico LCM Partners é o provável vencedor da corrida ao portfólio “Nata” de 700 milhões de malparado que o fundo KKR pôs à venda. A proposta do fundo britânico superou as restantes.
Banca : O financiamento a 100% está vedado pelas regras do regulador nos créditos tradicionais para a compra de casa. Mas através do leasing, a Caixa contorna este travão, permitindo a qualquer cliente a aquisição de um imóvel sem entrada.
Fecho da bolsa : O foco do mercado voltou-se para os resultados das empresas dos Estados Unidos e da Europa. Construtores automóveis destacam-se.
Inovação : A associação público-privada onde a Casa da Moeda e a Navigator estão envolvidas desenvolveu uma tecnologia para retalho e logística, chamada PaperWeight, e criou uma nova empresa a partir daí.
Energia : Suecos da Northvolt estão a negociar resgate financeiro de 280 milhões para aguentar empresa no curto prazo. Empresa portuguesa garante que o projeto continua a ser executado.
Energia : Líder da Otovo pede mudanças ao nível fiscal e dos incentivos em Portugal considerando que não faz sentido as famílias pagarem primeiro pelos painéis solares para ficarem à espera do reembolso.
Online : CMVMe Banco de Portugal estão preocupados com a ação dos influenciadores que nas redes sociais abordam temas financeiros e promovem produtos, sem controlo e estão a alertar para o risco da desinformação.
Inteligência Artificial: Criadores em todo o mundo, especialmente nos EUA, insurgem-se contra os principais fornecedores de IA generativa, vulgo gigantes tecnológicos, e exigem a proteção das suas criações. A regulação tarda a salvaguardar os seus legítimos titulares e, até prova em contrário, a origem do conhecimento da máquina continua a ser humana.
Lei : Artistas e imprensa temem que os algoritmos sejam treinados com os seus trabalhos sem autorização, mas o ‘AI Act’ pode dar-lhes um apoio ao obrigar os modelos a citar fontes.
Uma feira é sempre uma feira, mas Madrid com frutas e legumes portugueses tem sempre outro sabor. A Portugal Fresh levou a maior comitiva nacional de sempre até Espanha para dar a conhecer o que se produz em território luso. Entre as queixas estão falta de água e também de apoios governamentais.
Cinema : A Nova Roma do presente mimetiza o declínio da Antiga Roma. Leia-se EUA, Ocidente, em geral. Sem freio nem contemplações, eis o legado torrencial de Francis Ford Coppola.
Coleção Vasco Santos : No leque de ambições da também designada Vasco Collection figura a vontade de mostrar o seu cunho pessoal e subjetivo, promover o pensamento crítico e reforçar o papel de Lisboa como centro relevante de produção e difusão artística a nível global.
No momento de saborear um cocktail, não é só o talento do bartender que está à prova. A experiência no seu todo contribui, e muito, para aquele instante ‘uau’. Depois, é mexer bem os ingredientes: bom serviço, sustentabilidade e formação.
Médio Oriente : Conferência de Paris, contestada por Telavive, quer angariar 500 milhões para ajuda humanitária, mas também para fazer renascer o exército libanês, única forma de implementar a resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Crise política : Lideraram o país em 66 dos últimos 69 anos, mas nem o escândalo mais recente - que volta a envolver a Igreja da Unificação - foi suficiente para os japoneses quererem mudar.
Advocacia : Interessada em tornar-se uma sociedade multidisciplinar, o escritório de advogados liderado por Domingos Cruz criou um hub para receber outras empresas.
É o primeiro português a integrar um conselho de administração do Grupo Bosch, que em 2023 facturou 92 mil milhões de euros. Vítor Gregório é membro do Conselho de Administração do Bosch Home Comfort Group, (Termotecnologia), que fatura 5 mil milhões, e tem a função de vice-presidente sénior, responsável pelas vendas da Bosch em todos os mercados excepto Europa Central e EUA.