Capa
Nº 2181 | 20 Janeiro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Mercados
Perspetiva
Protagonista
Mundo
Empresas
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Última
Chefes dos Estados angolano e moçambicano marcaram presença na Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi 2023, a convite do homólogo dos Emirados, e aproveitaram para passar em revista a cooperação em vários domínios.
O mercado externo tem sido um balão de oxigénio para a economia portuguesa, que acelerou os esforços de internacionalização na última década e conquistou novos mercados. Apesar da quebra global esperada, 2023 será de novos ganhos.
Três décadas depois da consagração de Maastricht, a dívida pública portuguesa “explodiu”, diz o ex-ministro da Economia, Daniel Bessa.
Há quatro anos que o código único de documento está pensado, mas foi sendo adiado por causa da pandemia. Passou a ser obrigatório este mês. Os empresários reclamam mais tempo para se adaptarem, mas o Governo recusa.
Uma cultura de favoritismo e a falta de diálogo entre administração e técnicos levou a uma quebra de confiança, denuncia ao JE o sindicato do BCE, que teme riscos acrescidos para a economia da moeda única.
Desde o início de dezembro queos professores estão em greve. O Governo está desgastado, dizem os politólogos, mas é o ministro das Finanças, mais do que o da Educação, que tem sobre si o holofote.
O vice-presidente da Frente Cívica disse ao Jornal Económico que a proposta de Moedas é “tardia”, “improvisada” e que “não se percebe exatamente o que é”.
Vários bancos dos EUA já apresentam resultados na primeira “Earnings Season” de 2023.
A época de resultados nos EUA está a ser marcada por um possível abrandamento económico. Na banca, os receios estão à vista, preparando-se para este cenário. Isto pesou nos números do trimestre e nas expectativas do mercado.
Os responsáveis do banco galego reuniram-se na semana passada com o Banco de Portugal, após a regularização societária das sociedades de Isabel dos Santos que detêm 42,5% do EuroBic.
Miguel Relvas defende que o PSD deve fazer o seu caminho sem se condicionar por André Ventura, que, diz, é usado como “papão” pela esquerda. Exemplo dos Açores mostra que entendimentos são possíveis, diz.
Governo criou “problema central” ao nacionalizar TAP e será avaliado em função disso, diz ex-ministro de Passos Coelho. Novo aeroporto não é necessário e falta transparência. Pedro Nuno Santos devia ter exigido obras na Portela durante pandemia mas “vacilou” face à Vinci, afirma.
A reunião do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia pode mudar a face da guerra. Para além dos Estados Unidos, vários países europeus têm pressionado a Alemanha para assumir um maior envolvimento no apoio à Ucrânia. O novo ministro da Defesa deverá ser claro sobre o assunto.
A pressão sobre a companhia aérea subiu de tom ainda mais um nível, com a indicação de que a greve convocada pelos tripulantes de cabine para o fim do mês são mesmo para manter.
O banco diz ao JE ter arrancado em 2022 com o processo faseado de conversão de contas com suporte caderneta para suporte extrato. Uma mudança aplicada aos clientes mais aptos para os meios digitais.
Novo acionista francês atento a aquisições que deverão passar principalmente por unidades mais pequenas para reforçar a rede. Inflação obriga a atualização de preços. Grupo garante estar atento a novas oportunidades nas PPP.
António Marto, fundador da Bolsa de Empregabilidade, diz que é preciso remunerar melhor. Mas quem se candidata deve sentir que tem espaço para crescer dentro da empresa, avisa.
Marca aproveitou pujança das apostas desportivas online em Portugal para crescer, com mais 67,6% de utilizadores ativos em 2022. Ricardo Branquinho, country manager, perspectiva que a Betano possa chegar à liderança do mercado “muito em breve”.
O eloquente e caricato ‘bot’ convenceu a Microsoft a investir cerca de 10 mil milhões de dólares na OpenAI, que já projeta receitas de mil milhões no próximo ano. Ainda assim, a tecnologia tem arestas por limar e não é claro para o que poderá ser utilizada.
Os advogados José Luís Moreira da Silva e João Cavaleiro debateram a criação de sociedades multidisciplinares com Rui Almeida, CEO da Moneris, numa Talk a que pode assistir na JETV.
Arquiteta defende que é preciso encontrar soluções para um problema envolvido em muita burocracia e que pode levar as pessoas a optar por outros caminhos. “É preciso sentir que há uma procura das câmaras para as coisas avançarem”.
UMinhoExec e empresa F3M querem formar futuros gestores e reforçar as competências dos dirigentes atuais das Instituições Particulares de Solidariedade Social. Programa é único no país.
A reprivatização da Efacec está a avançar a passos largos e está previsto que a Parpública escolha uma short-list entre os sete candidatos interessados, no próximo dia 13 de fevereiro.