Capa
Nº 2097 | 11 Junho 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Nacional
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Imobiliário
Media & Comunicação
Última
Candidato nas diretas de 2020 diz que Rui Rio tornou o partido “quase um clone” do PS, mas acredita ser possível recuperar eleitores com soluções concretas para problemas quotidianos. E nova liderança.
Líder da tendência minoritária do PS quer António Costa focado em ser primeiro-ministro e propõe-se a “revitalizar” partido. Costa acena à esquerda para recuperar país. Eleições começam esta sexta-feira.
Polémica gera críticas à esquerda e à direita, mas autarca lisboeta recusa demitir-se. “Trata-se de aproveitamento político e delírio da oposição”, diz.
Um ano após a sua tomada de posse, João Leão faz o balanço da sua liderança e aponta para os próximos desafios: a preparação do OE2022 virado para recuperação económica e sem austeridade.
Na liderança das Finanças na era Covid-19, João Leão assumiu o novo desafio de fazer frente à crise económica provocada pela pandemia, mantendo o lema, na retoma, de rigor orçamental e défices baixos. OE2022 é a próxima prova de fogo do governante.
Desde a burocracia excessiva no acesso aos apoios à insuficiência das medidas para proteger rendimentos e empresas, tanto patrões, como sindicatos apontam falhas no primeiro ano de João Leão à frente das Finanças portuguesas.
Maioria dos patrões teme que regresso da legislação pré-troika não seja suportável. Quase metade dos empresários e gestores associados da ACEGE diz ter trabalhadores pobres, com 98,4% a admitir que os devem ajudar.
Fiscalistas não estimam grande impacto para economia portuguesa face à dimensão do mercado e antecipam ”poucas” consequências para as empresas.
Ricardo Costa acredita que as empresas do sector industrial e tecnológico vão conseguir ter um segundo semestre muito positivo. E alerta que o dinheiro da ‘bazuca’ europeia deve ser utilizado nas empresas diretamente.
Nenhuma das partes parece ter grandes perspetivas face ao encontro entre os dois líderes. Mas, para lá das divergências conjunturais, as duas potências estão condenadas a manterem uma relação estrutural.
Likud tentou convencer o seu líder a desistir de ser primeiro-ministro, mas este não aceitou a solução, arruinando as negociações com os partidos de direita.
A cadeia de restauração de inspiração havaiana e californiana concluiu com sucesso uma ronda de financiamento de 20 milhões de euros. O grupo luso-italiano pretende abrir 200 novos restaurantes na Europa e atingir uma faturação de 40 milhões este ano.
Conferência ‘Building a Connected Green Future’, promovida pelo JE e pela Huawei, é transmitida hoje e está integrada na EU Green Week 2021.
A Savannah está preparada para começar a produzir lítio em Boticas em 2023 e está em conversações com a Galp e com quatro futuras refinarias europeias para vender o “ouro branco”. Empresa quer explorar mais minas em Portugal.
João Manso Neto, CEO da renovável que a Altri quer por em bolsa, diz ao JE que a ambição passa por aquisições, mas depois de ter fechado a compra da britânica Tilbury, a próxima será no próximo ano.
Apesar da procura acrescida em 2020, a Capgemini reporta um ano “sem disrupções”. Agora, o grupo procura com a Capgemini Engineering reforçar a sua capacidade técnica em sectores chave.
Oradores da conferência promovida pelo JE e pela Multipessoal dizem que a pandemia acelerou tendências. A formação contínua é obrigatória e as empresas vão ter de oferecer mais para cativarem talento da nova geração.
A manutenção do ritmo acelerado na compra de ativos e a relativização do problema da inflação permitiram à presidente do BCE evitar o tabu do ‘tapering’, ou a redução gradual das aquisições.
A última quinzena de maio e o início de junho trouxeram renovação de máximos na Europa, mas em Wall Street já se começa a ver a lateralização.
Responsável da promotora de ultra luxo considera que Portugal está a viver um ciclo económico que com todas as contigências da Covid-19 continua a crescer, mas admite que está cada vez mais complicado comprar uma casa.
Cobertura mediática será maior do que em 2016, mas é pouco provável que se traduza em recordes de audiências, dizem especialistas. Ainda assim, as marcas deverão aproveitar a oportunidade.
Preços da energia, alimentação, veículos e tarifas aéreas registaram fortes subidas em maio. Aumento da inflação será temporário, dizem economistas.
As declarações de insolvência requerida por terceiros tiveram um crescimento de 43,4% em Portugal nos primeiros cinco meses do ano, referiu intem a Iberinform, filial da Crédito y Caución, em comunicado