Capa
Nº 2077 | 22 Janeiro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Última
Executivo quer atrair produção de vacinas virais. E apostar na relocalização da produção de medicamentos e desenvolvimento de serviços de saúde.
Não fosse a pandemia e a grande questão da noite de domingo seria se Marcelo Rebelo de Sousa conseguiria roubar a Mário Soares o título de Presidente eleito com a maior percentagem de votos desde 1974, quando em 1991 o histórico socialista foi eleito com 70,35%
Principais autarcas e ex-governantes querem reeleição. Pedro Nuno Santos está com ex-eurodeputada. João Ferreira e Marisa Matias também têm apoios.
Convergência ao centro para reeleger Presidente da República leva a que nenhum incumbente tenha ido sequer à segunda volta.
Quatro dos seis candidatos que se apresentam a votos para tentar evitar a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa apontaram, em entrevistas ao Jornal Económico, Ramalho Eanes como modelo a seguir no Palácio de Belém.
Atual chefe do Estado diz estar preparado para tomar medidas ainda mais restritivas contra a Covid-19, “pois pandemia mais grave e mais longa quer dizer crise económica e social mais grave e mais longa”.
Marcelo alerta que, se abstenção chegar aos 70%, é “quase inevitável” que haja uma segunda volta. Candidatos multiplicam apelos ao voto.
Escolas encerram por 15 dias. Especialistas dizem que medida é um “travão a fundo”. Professores apoiam decisão e pedem medidas pós-confinamento.
Os pais com crianças até aos 12 anos que sejam obrigados a ficar em casa devido ao fecho das escolas recebem até 66% do salário, com um limite mínimo de 665 euros e um limite máximo de 1.995 euros
Economistas da Católica estão pessimistas sobre o efeito do confinamento na economia este ano. Turismo é dos setores mais afetados.
O impacto da pandemia no turismo afetou o saldo das contas externas em 10 mil milhões de euros em 2020. Francisco Calheiros não poupa a atuação do Governo e denuncia a crise vivida pelo sector em 2021.
Raul Martins, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), considera que as últimas medidas do Governo revelam “um perfeito desconhecimento do sector”.
Perante a absoluta necessidade de alinhar todos os países da União Europeia com o desígnio da retoma económica através do Fundo de Recuperação e Resiliência, os problemas nos dois governos estão a deixar Bruxelas em crescente sobressalto.
Vitória de Armin Laschet aponta para a continuidade nos democratas-cristãos. Mas os 52% obtidos nas eleições internas não são suficientes para o descansar.
Nos últimos doze meses, a construtora nacional garantiu grandes contratos no valor conjunto de quase quatro mil milhões. Já este mês, a cereja no topo do bolo veio da Nigéria, no montante de 1.500 milhões.
Mais uma vez, o concurso de maior dimensão financeira pode vir da Nigéria, para a construção de uma ponte na capital, no valor de 1,9 mil milhões de euros.
Miguel Stilwell de Andrade, o ‘novo’ CEO que já estava no cargo de forma interina, diz que a redução do ‘board’ para cinco membros não limita a ambição na transição energética. Novas metas estratégicas até 2025 vão ser anunciadas este trimestre.
A fábrica da PSA em Mangualde, que produz para as marcas Citroën, Peugeot e Opel, integra-se agora no quarto maior grupo mundial do sector, onde está a Fiat Profissional, forte nos veículos comerciais.
Nova rede móvel despertou o interesse dos ‘players’. Estado já garantiu o encaixe mínimo previsto. Mas dificilmente a receita gerada no leilão do 5G irá aproximar-se dos valores envolvidos no 4G.
Holding de Pedro Baltazar alerta Parpública, acionista maioritária da Inapa, para as aquisições recentes da papeleira liderada por Diogo Rezende. São “operações de cosmética” que fazem “refém” a Inapa, diz Nova Expressão.
As exportações do sector agroalimentar português cresceram cerca de 20% entre 2015 e 2019. Nesse ano, as empresas associadas da PortugalFoods exportaram 830 milhões de euros, um crescimento de 40% no período em causa.
A última semana ficou marcada pelo início da época de divulgação de resultados nos EUA e na Europa, com a banca a dar o pontapé de saída.
Banco Central Europeu não mexeu nos instrumentos de política monetária, mas salientou que as condições de financiamento favoráveis são a nova “bússola” para medidas futuras.
A CGD corre contra o tempo para apresentar uma lista de administradores para o novo mandato até fim de fevereiro, pois o processo de avaliação do BCE tem de estar concluído antes da AG de maio.
A rede internacional de advogados e consultores, presente em Portugal desde 2017, integrou em janeiro a ‘boutique’ do Porto, Curado, Nogueira & Associados (CNA).
Responsável da promotora acredita que será sempre difícil convencer os investidores internacionais a apostarem nas regiões do interior de Portugal. “Se isto for para a frente desta maneira, provavelmente irão para outros destinos, sobretudo Espanha”, diz.
Iniciativa da Comissão Europeia envolve 41 alianças transnacionais, que prometem mudar o panorama futuro do ensino superior na Europa.
Universidade de Aveiro está na linha da frente dos projetos que dão vida às primeiras instituições de ensino superior de matriz europeia.
Ministra da Justiça vai ser ouvida no Parlamento Europeu a 4 de fevereiro. Eurodeputados querem novas explicações e contam com apoio da Provedoria.