Capa
Nº 1965 | 30 Novembro 2018
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Saúde
Os canais de distribuição do futuro podem passar por assistentes de voz como a Alexa, a Siri ou a Bixby em Português e mais wearables.
Luís Barbosa, partner da PwC, afirma que é “imperativo” os bancos reforçarem a decisão crédito em prol da rentabilidade.
Os presidentes dos BCP, CGD, Novo Banco e Crédito Agrícola elogiam a evolução da supervisão, hoje mais intrusiva. Mas acabam a salientar as entropias e os custos que a regulação exige.
Multinacional alemã instala equipa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de ferramentas elétricas em Portugal. Até ao final de 2019, pretende contratar 200 engenheiros para as suas unidades no nosso país.
Xi Jinping, líder do país mais populoso do mundo, visita Portugal a 4 e 5 de dezembro. Traz consigo a possibilidade de acordos em várias áreas, mas OPA à EDP e rendas da energia deverão ser discutidos.
George Friedman avalia a visita do presidente chinês a Portugal como positiva. Ainda que não preveja riscos, alerta sobre as expetativas sobre os resultados que podem resultar dos acordos assinados.
Produtores de energias renováveis que operam em regime de mercado continuam isentos do pagamento desta contribuição.
O Orçamento do Estado para 2019 mereceu o ‘sim’ da ‘geringonça’ e do PAN. Com a marca de um défice histórico, o documento segue agora para a análise de Marcelo Rebelo de Sousa.
Associação das Energias Renováveis diz que empresas vão avaliar se levam o Estado a tribunal devido ao fim da isenção do imposto que recai sobre setor.
Pagamento antecipado ao FMI permite poupar em juros. Contudo, o Estado português ainda deve 51,6 mil milhões de euros aos credores europeus.
A Ucrânia, a guerra comercial e o Irão marcam a agenda oficiosa de uma cimeira onde, como sempre, são as reuniões bilaterais que mais importam.
Entre mandatos caducados e mandatos que caducam no fim do ano, o Ministério das Finanças tem um lista de lugares para preencher.
Os investidores estão a deixar as grandes cidades europeias para preferirem destinos de nicho, que permitam acrescentar valor e capacidade de retorno. A capital do país está no centro das atenções.
Empresa do grupo de Stanley Ho pede mais eficácia no combate ao jogo ilegal e um regime fiscal mais favorável para os operadores licenciados.
O vice-presidente da SAP refere que 80% das transações comerciais no mercado português utilizam software SAP, mas falta mais “ação, interesse e arrojo” dos empresários na tecnologia de vanguarda.
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) escolheu o SINGAP, o ‘software’ de gestão integrado da portuguesa Quidgest. Mercado tem sido dominado por gigantes internacionais como a SAP ou a Microsoft.
CEO da mytaxi esteve em Lisboa para lançar a nova marca de trotinetes elétricas da empresa alemã e aproveitou para falar sobre o seu core business. “Se não consigo ser competitivo, não posso concorrer”, diz.
José Oliveira, CEO e fundador da BI4ALL, explica como o ‘business analytics’ antecipa tendências de mercado e permite, por exemplo, descobrir futebolistas talentosos nas redes sociais. A empresa espera crescer a atividade em 20% até 2021.
ASF pede um parecer para avaliar a incompatibilidade da administradora Nazaré Barroso. Em causa está a sua integração na Lista B de Ribeiro Mendes.
A Caixa Económica Montepio Geral viu os capitais próprios caírem quase 147,2 milhões num ano, apesar do aumento dos lucros.
Uma ‘guerra civil’ na tecnologia levou a fortes quedas no preço da bitcoin este mês, mas a tendência vem desde o início do ano e deve-se às dúvidas que ensombram o progresso das criptomoedas, dizem os analistas. Conselho em tempos voláteis: cautela.
Relatório de Sustentabilidade 2015-2017 da Abreu Advogados mostra que a firma reduziu a impressão de papel em 65% com gestão ‘paperless’ e aumentou a percentagem de mulheres para 60%.
Após o adiamento de duas hastas, a próxima segunda-feira pode colocar
um fim ao processo de venda dos terrenos ou arrastá-lo para os tribunais.
O futuro não passará tanto por saber que empregos teremos, mas em que serviços jurídicos serão necessários.
O desafio tornou-se qualitativo: aceder aos lugares mais interessantes e melhor pagos, diz o diretor da Escola de Lisboa da FD da Católica.
Com a aproximação do fim do prazo para a saída do Reino Unido da União Europeia, as multinacionais com sede no país preparam planos de contingência para atenuar potenciais falhas nos circuitos de distribuição.
Em todo o mundo, mais de 4.2 milhões de pessoas infetadas pelo VIH (PVIH) têm mais de 50 anos de idade. E 26% do total terá mais de 70 anos.