Capa
Nº 1922 | 02 Fevereiro 2018
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Universidades & Emprego
Media & Comunicação
Desporto
Última
Novo código estabelece que a supervisão financeira das grandes associações mutualistas vai ser feita pela ASF, o regulador dos seguros. O regime transitório vai durar 12 anos, mas terá de ser entregue um plano de adaptação imediatamente.
Justiça suspeita de venda de decisões judiciais. Alguns acórdãos com estes indícios já foram analisados. Mas investigação poderá vir alargar escrutínio a centenas de sentenças assinadas por juiz.
Tiago Vieira diz que não está em causa nenhuma dívida de IRS do seu pai. Mas sim a restituição do imposto pago por Luís Filipe Vieira, num processo de contencioso fiscal.
Rio não descarta a hipótese de uma aliança com o PS. Mas o "interesse nacional" que o líder do PSD quer assegurar pode custar-lhe votos em 2019.
O PS de Soares venceu as legislativas de 1983 sem maioria absoluta. Crise económica impulsionou acordo de governação com o PSD de Mota Pinto.
As paralisações previstas na Autoeuropa e na TAP foram abandonadas, mas surgiu novo aviso de greve na CP. A agitação laboral está mais próxima.
O boom de visitantes estrangeiros anima a economia mas também provoca subidas de preços que os vencimentos dos portugueses não acompanham. A discrepância entre crescimento de salários e inflação ainda não é preocupante, mas os orçamentos e as poupanças familiares podem ser penalizados este ano.
Questão dos SMS de Puigdemont “refreou o ímpeto” independentista, mas o anúncio da sua morte política pode ser prematuro.
Autoridade da Concorrência fez buscas e apreendeu 178 documentos. Fez também um interrogatório. No final, não foram encontrados indícios de crime e o processo foi arquivado.
Mariana Campos, da Structure Value, defende que o mercado português está numa fase muito positiva e diz que a temida bolha só existe em algumas zonas.
O Lisbon Art Center & Studios abre em março e será o maior cluster criativo da capital. Filipe de Botton e João Lopes Raimundo são dois dos promotores.
Grupo Nosa Terra acusa o grupo multinacional Svitzer de uma denúncia caluniosa que levou a uma investigação feita pela Autoridade da Concorrência. Agora o processo vai continuar no DIAP.
O BCP vai ter um conselho de administração mais pequeno e com mais independentes. O BCE recomenda no máximo 15 administradores. O BCP poderá mudar os estatutos para acatar recomendação.
Projeto da Nerlei aceita candidaturas de empresas aos fundos estruturais no âmbito do Portugal 2020. O objetivo é aumentar eficiência das PME.
Grupo chinês que comprou a Groupama Seguros está agora a olhar para a Generali. Allianz, Apollo, Caravela e Liberty também estão na corrida.
Startup bracarense promete mudar a forma como as cirurgias ortopédicas são realizadas, com simulações a três dimensões.
Até 2021, a empresa agora gerida pela Câmara Municipal de Lisboa prevê comprar 430 novos autocarros e 30 novos elétricos, para renovar a frota.
Será hoje publicado um decreto-lei para fomentar a substituição das frotas de empresas municipais de passageiros e de resíduos por veículos elétricos.
Este foi um dos ritmos mais elevados de crescimento do grupo a nível internacional. Em termos consolidados, no exercício de 2017, a faturação deste operador de logística subiu apenas 1,9%.
O dólar também esteve em destaque com fortes valorizações face ao euro. Os olhares estão na troca de Janet Yellen por Jerome Powell na Fed.
Bancos de investimento em Portugal estão a adaptar-se, mas começaram tarde e as regras apertadas poderão criar dificuldades ao setor.
O Conselho de Ministros aprovou a proposta de lei que transpõe a diretiva europeia, mas o documento ainda nem chegou ao Parlamento.
João Medeiros considera que a nova lei do branqueamento de capitais, que entrou em vigor no ano passado, é demasiado complexa e detalhada. “Não temos uma lei. Temos um verdadeiro código”, diz.
João Medeiros considera que as autoridades estão cada vez mais focadas no branqueamento em vez de combater as situações que lhe dão origem.
Único programa nacional a integrar o top 100 dos melhores do mundo, o The Lisbon MBA arrasou este ano no critério da internacionalização, segundo o prestigiado Financial Times.
Equipa 100% portuguesa criou a identidade visual da Liga das Nações. “Só espero que Ronaldo seja o primeiro capitão de equipa a erguer este troféu!”, é o desejo de Pedro Gonzalez, Managing Director da Y&R Branding.
Encerrada a janela de transferências nas principais ligas de futebol europeias, na última quarta-feira, o Jornal Económico olha para os números das denominadas “Big Five”, e faz uma primeira análise ao defeso de janeiro.
Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) diz que descida de 2,1% nas vendas de carros se deve a problema informático da Autoridade Tributária.
João Marcelino, ex-diretor do "Record", "Correio da Manhã", "Sábado" e "DN", será o novo colunista do Jornal Económico, a partir desta sexta-feira, 2 de fevereiro. Além de uma coluna semanal na edição impressa, o jornalista será responsável pelo site Objetivo, um espaço personalizado de comentário sobre os grandes temas da atualidade.
O Presidente da República considerou ontem, questionado sobre o novo aumento de comissões cobradas pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), que a recuperação do banco público “exige sacrifícios” que “se justificam, em geral”.