Capa
Nº 114 | 23 Janeiro 2024
Notícias
Entrevista
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Atualidade
Sobre a promessa de Pedro Nuno Santos de médicos dentistas no SNS, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas diz que este é um compromisso com quase uma década e que tem ficado na gaveta do Ministério das Finanças. Em entrevista ao JE, Miguel Pavão critica o investimento do Estado na saúde oral, que não ultrapassa os 20 milhões, verba dirigida sobretudo ao cheque-dentista. Deixa também alertas para a precariedade laboral e emigração de profissionais.
A economia nacional registou a terceira maior redução da dívida na zona euro no terceiro trimestre e o segundo maior excedente (o terceiro seguido, todos acima de 2%), o que não inclui ainda a operação especial de Medina para fechar o ano com um endividamento abaixo de 100%.
"Há um ano nós estávamos no pico do receio com a subida da inflação e que impactos é que iria ter, e não falo apenas e só da inflação como indicador, mas sobretudo da inflação alimentar e dos bens essenciais", sublinhou o especialista Filipe Garcia.
Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal realça que se o país fosse para a frente com uma ligação entre Porto e Vigo através da bitola europeia "chegava à fronteira e não entrava". Governo diz neste momento todas ligações ferroviárias de Espanha à fronteira portuguesa estão em bitola ibérica.
O candidato do PSD/CDS-PP/PPM, José Manuel Bolieiro, afirma que a aposta no tecido empresarial regional é para continuar, bem como a "formação dos jovens e a estabilidade das famílias".
A Altri e a Corticeira Amorim somaram mais de 3% em bolsa na primeira sessão da semana e lideraram os ganhos. Segue-se um dia que deverá ficar marcado pela reação dos mercados à intenção da Fosun de vender parte da sua participação no BCP.
Manifestações de familiares dos reféns multiplicam-se, dando mostras de que o governo está cada vez mais a perder o apoio da população.
A Fosun entrou a investir 175 milhões por 16,7% do BCP em 2016 e a venda de 9,9% a valor de mercado rende 428 milhões e ainda ficam com 20%, pelo menos durante dois meses. Não foi um mau negócio para a Fosun. O BCP não teme maior fragilidade acionista com a redução do seu acionista estratégico. Sonangol volta a ter o mesmo poder acionista que a Fosun. Fitch considera neutra a operação para o perfil de risco do BCP.
Dois dos contratos foram celebrados com o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (MINOPUH) de Angola, de acordo com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Depois de ter dado o tiro de partida na subida dos juros nos depósitos a prazo, o banco estatal está agora a reduzir a rentabilidade destes produtos de poupança, tanto a 12 como a seis meses, perante a perspetiva de corte de taxas do BCE no verão.
Magistrada quer fechar as alegações finais até nove de fevereiro, se as inquirições das testemunhas decorrerem como planeado.