Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2042 | 22 Maio 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Universidades & Emprego
Media & Comunicação
Desporto
Última
Governo inicia na próxima semana o processo para lançar um programa de emergência económico e social para uma resposta estruturada à crise.
O governador que chegou com a crise da dívida soberana sai com a crise da Covid-19. Em dez anos
foi mais de 50 vezes chamado ao Parlamento. A sucessão vai recair entre um economista e um jurista.
Sucessor poderá vir do Governo, da academia ou da banca. Alta formação e proximidade ao PS são essenciais. O perfil modelo? O do próprio Centeno.
Esta é uma crise diferente e por isso mais imprevisível. Quando e como será a retoma é algo que é impossível de antecipar.
Centro-direita revela dificuldades em encontrar alternativas a André Ventura na disputa eleitoral com o Presidente da República, enquanto Ana Gomes soma apoios entre os críticos do primeiro-ministro.
Marcelo Rebelo de Sousa tem o mesmo tipo de apoio que colocou Mário Soares acima dos 70% em 1991, mas enfrenta os riscos da abstenção. Apesar das sondagens, há quem admita a segunda volta.
Após o confinamento, especialistas defendem que as medidas fiscais deverão centrar-se no apoio à liquidez, apoio ao investimento e capacidade de financiamento e apoio às famílias. E sugerem um cardápio de medidas dirigidas às empresas.
Criação de empregos sustentáveis será a prioridade do PAN na negociação do Orçamento suplementar. Inês Sousa Real diz que não faz sentido que a defesa do ambiente seja “uma questão de esquerda ou de direita”.
Vão longe os tempos em que a oposição jurou apoiar o governo a superar o terrível flagelo da pandemia de Covid-19. O executivo de coligação entre PSOE e Unidas Podemos começa a dar mostras de algum cansaço. Precoce: afinal só governa há 17 semanas.
Parlamento e assembleia consultiva da China iniciaram as sessões de 2020, que tinham sido adiadas devido à Covid-19. Pandemia, recuperação económica, primeiro código civil e combate à pobreza estão na agenda.
A Akuo prevê iniciar a construção de três centrais solares no Alentejo em meados de 2021, para a produção arrancar um ano depois, após vencer três lotes no primeiro leilão de energia solar.
As vendas de veículos ligeiros de passageiros caíram 87% em abril, condicionadas pela quase inexistência de compras de frotas para as empresas de rent-a-car, o que tem reflexos no financiamento concedido pelo Montepio Crédito, explica o seu presidente.
Maio não dá indicações de retoma nas vendas de automóveis em Portugal, o que leva o secretário geral da Associação Automóvel de Portugal, Hélder Pedro, a pedir medidas urgentes para o sector.
O número de projetos tem aumentado e a realidade do teletrabalho trouxe novos desafios, aproveitados da melhor forma por quem tem a missão de responder às necessidades dos seus clientes.
Em Wall Street, o Nasdaq atingiu máximos de três meses, ficando apenas 5% abaixo dos níveis máximos históricos atingidos em fevereiro.
Agência de notação diz que provisões na banca portuguesa devido à Covid-19 poderiam ser mais elevadas e considera “muito provável” o aumento do malparado. Reposição das almofadas de capital será um “grande desafio”.
Alexandre Fonseca considera que se deve evitar “descapitalizar” empresas, tendo em conta o atual momento e o investimento que o 5G exige.
A aposta passa por CTeSP e mestrados profissionalizantes especialmente orientados para o mercado de emprego.
O diálogo academia-empresas é fundamental num futuro cada vez mais tecnológico.
Plataforma que representa os maiores grupos de comunicação social propôs um apoio que tinha como referência cerca de um quarto do valor anual que os portugueses pagam à RTP. Governo acabou por aprovar um pacote de 15 milhões de euros.
Governo utilizou receitas de publicidade e circulação para calcular apoios aos media, mas percentagem varia consoante o grupo. Impresa recebe equivalente a 10,2% da receita do segundo trimestre de 2019. Seguem-se Media Capital (9,9%) e Cofina (9,6%).
Organismo europeu está a fazer esforços para que as ligas nacionais sejam concluídas. Também que concluir a Liga dos Campeões e Liga Europa, mas nenhuma decisão será “inconsciente”.
Ana Gomes, Isabel Meireles, Pedro Madeira Froufe e Daniela Guimarães vão debater o futuro do projecto europeu, dado o atual momento de incerteza.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) reagiu às declarações do presidente da CIP, António Saraiva, feitas no programa “Negócios da Semana”, da SIC Notícias.