Skip to main content

China: o que esperar das “duas sessões”

Parlamento e assembleia consultiva da China iniciaram as sessões de 2020, que tinham sido adiadas devido à Covid-19. Pandemia, recuperação económica, primeiro código civil e combate à pobreza estão na agenda.

O mais alto órgão legislativo e o órgão consultivo político mais importante da China inauguraram as suas sessões anuais, que vão decorrer até 28 de maio, mais de dois meses depois de terem sido adiadas devido à epidemia de Covid-19. As “duas sessões” são um evento importante do calendário político chinês e as deste ano sê-lo-ão ainda mais, devido ao atual contexto marcado pela pandemia de coronavírus. Beijing considera 2020 um ano crucial para alcançar o objetivo de construir uma “sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos”, apesar da epidemia de Covid-19.
As sessões da Assembleia Popular Nacional (APN, órgão que é considerado o maior parlamento do mundo, com cerca de três mil membros) e do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC) vão abordar um conjunto de temas-chave, desde o controlo da pandemia à redução da pobreza e à publicação do primeiro código civil do país.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico