Capa
Nº 2274 | 01 Novembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Conferência JE/EY
Mundo
Última
Brasil : Indicador recua a 6,4% até setembro, e número de pessoas com trabalho atinge novo recorde: 103 milhões. “A economia é o principal fator para justificar este desempenho”, destacam especialistas.
A menos de um ano das eleições federais, o declínio da Volkswagen e da economia está no centro da vida política alemã, num momento crucial para o país.
Preços : Subida da inflação já era esperada, mas, junto com a tímida surpresa no PIB, tira razões aos governadores mais conservadores do BCE e a uma descida mais rápida dos juros.
Automóvel : Ligeiros de passageiros 100% elétricos foram a motorização mais vendida em setembro, um marco histórico no mercado português, deixando os carros a gasolina na segunda posição.
PIB : O terceiro trimestre fechou com um avanço de 0,2% em Portugal, uma quase estagnação e abaixo dos 0,4% da zona euro. Expectativa do Governo de 1,8% para 2024 obriga a pelo menos 1,1% em cadeia no quarto trimestre.
Orçamento : O primeiro Orçamento de Montenegro foi aprovado na generalidade com votos a favor do PSD e CDS e abstenção do PS. Restante oposição votou contra o documento que passa para a especialidade com avisos do Governo e dos socialistas.
Aviação : Tribunal de Contas deixa duras críticas à forma como foi gerido o processo de
aluguer de aviões pela Portugália. Conclusões já foram remetidas para o Ministério Público.
Privatização : A Parpública, liderada por Joaquim Cadete, escolheu o Bank of America como assessor financeiro na privatização da TAP, para trabalhar na escolha do modelo de venda. Ganha força a ideia de venda de 20% da TAP.
Banca : O custo do acordo de antecipação do CCA para o Novobanco é de 63 milhões que abate ao lucro tributável de 2024 . Em compensação o Estado pode receber 150 milhões em dividendos.
Automóvel : Carlos Tavaresr sai em 2026, com a Stellantis e o sector a viverem uma crise profunda e no arranque de uma guerra comercial entre a China e a Europa que vai provocar baixas nos dois lados.
Julgamento : A tese de erro nas contas do GES inicialmente avançada para explicar o buraco nas contas nunca foi justificada pelos administradores, disse uma das auditoras que integrava a KPMG aquando do colapso do GES.
Marketing : Livro do autor do histórico Mercator mostra como a inteligência artificial generativa vai tornar as pequenas e médias empresas mais competitivas, mas precisa de enquadramento.
Tecnologia : A empresa norte-americana de formação tecnológica está em Portugal desde 2019, mas nos últimos meses passou ser gerida por Espanha. As salas de aulas físicas em Lisboa acabam em novembro, mas manter-se-ão no digital.
Fecho da bolsa : Dados preliminares apontam para um crescimento económico resiliente nos EUA de 2,8% no terceiro trimestre.
Nos últimos 12 meses, o PIB cresceu 2,7%, enquanto o S&P 500 valorizou 35%.
Bancos : Os quatro maiores bancos privados apresentaram os resultados dos nove meses do ano e à custa do desempenho do terceiro trimestre a subida dos lucros desacelerou. Sem os números da CGD (que deverão ser de cerca de 1,3 mil milhões) os bancos do Top4 lucraram 2,5 mil milhões, o que traduz uma subida anual de 10%. O Santander lidera lucros em Portugal.
Banca : O aumento do volume de negócios ou parcerias com empresas não financeiras, nomeadamente através do banking as a service, podem ser alternativas para a banca conseguir compensar o impacto da descida dos juros na sua margem financeira.
ENSINO : Capital da quase centenária Lego, Billund, quer ser também a capital mundial das crianças. Nesta pequena cidade do sul da Dinamarca, as crianças e a criatividade estão no centro do processo de aprendizagem, como testemunharam os vencedores do concurso Quem Brinca É Quem É. Inspirados e mais capacitados, estes professores prometem impulsionar os projetos de ensino inovadores que já desenvolvem nas suas escolas.
Anthony McCall : ÉLisboa, Bilbau e Londres. Leia-se MAAT, Guggenheim e Tate Modern. Na reta final do ano, três exposições celebram
o cientista do sublime.
Marca Portugal : Heather Boesch, diretora executiva da IDEO, a mais importante empresa de design e estratégia do mundo, esteve em Lisboa e falou ao JE sobre a perceção da marca Portugal nos EUA. O potencial é imenso, falta foco e ‘storytelling’.
Passa ao Futuro : ÉO projeto que cruza artesãos portugueses e designers locais e globais, aposta
na partilha de conhecimento para inovar e surpreender, desafiando as noções de função e estética.
Cinema : O festival celebra a entrada na idade adulta, de 8 a 17 de novembro, entre Leões de Veneza, filmes que marcaram o ano, conversas com cineastas e diálogos com diferentes artes
Dos alívios fiscais “tímidos” à possibilidade deste OE poder ter ido mais longe em relação ao que as empresas precisam para crescer. As reflexões foram deixadas pelo painel setorial desta conferência que deu várias perspectivas sobre como o tecido empresarial português recebeu esta proposta orçamental do Governo.
Conferência : “Relançar a economia e reformar o Estado”: o secretário de Estado Adjunto e do Orçamento deixou o repto na conferência do JE e da EY. João Duque espera para ver os novos capítulos da novela OE e Pedro Brinca lamenta que o país “não premeie a ambição”.
Impostos : Especialistas da EY dissecaram os impostos que constam neste OE e fizeram um balanço positivo deste documento
Presidenciais : A entrada ou não na União Europeia serve de clivagem entre os moldavos. Os adeptos do ‘não’ acusam os do ‘sim’ de fazerem tudo para garantirem a vitória.
Reta final : Os dois candidatos já não assinalam prioridades. A quatro dias da ida às urnas, ambos optaram por diabolizar o adversário, tentando provar que a vitória do outro é um passaporte para o caos.
A Marta Gonçalves é a gestora dos programas de Educação e de Ciência na Agência Espacial Portuguesa, sendo também gestora de projeto do EuRoC. O European Rocketry Challenge é uma competição europeia de lançamento de foguetes que reúne estudantes de engenharia de várias universidades.