O LEFFEST - Lisboa Film Festival anuncia-se com a exibição simultânea de dois filmes, “O quarto ao Lado” e “The Brutalist”, em dois espaços distintos da capital. Aos 18 anos, a entrada na idade maior faz-se na companhia de dois Leões de Veneza: Pedro Almodóvar e Brady Corbet. Ouro e Prata, respetivamente, estarão no Teatro Tivoli e Cinema São Jorge. Celebra-se a 7ª Arte naquela que já foi a “avenida dos cinemas”, sem nostalgias, antes com tapete vermelho e o glamour que o cinema merece. Durante dez dias, o LEFFEST vai disseminar-se também pelo Cinema Nimas, MUDE – Museu do Design de Lisboa, Liceu Camões e Teatro do Bairro. O programa ganha amplitude, são mais de 150 filmes, apresenta novas secções e reforça o diálogo com a música, as artes plásticas e a literatura, mantendo uma característica identitária que o distingue de Cannes, Berlim e outros festivais de cinema, que é a relação muito próxima dos realizadores com o público.
David Cronenberg é já um habitué no LEFFEST, que na 18ª edição tem como convidados, entre muitos outros, os realizadores Mohammad Rasoulof, Brady Corbet, Thomas Vinterberg, Léos Carax e Mario Martone, que também preside ao júri. Praticamente todos os cineastas com filmes na Seleção Oficial – Em Competição vão estar presentes para conversar com o público, entre realizadores consagrados e novos talentos, num total de 12 filmes, para dar a conhecer ao público as obras mais surpreendentes de 2024. Destaque para “The Seed of the Sacred Fig”, do iraniano Mohammad Rasoulof, Prémio Especial do Júri em Cannes; a ficção científica pela lente de David Cronenberg, com o seu último filme “The Shrouds”; “Maldoror”, de Fabrice du Welz, inspirado no caso real do pedófilo e assassino belga Marc Dutroux; ou ainda “The New Year that Never Came”, de Bogdan Muresanu, uma tragicomédia em torno da revolução romena de dezembro de 1989, que pôs fim à ditadura comunista de Nicolae Ceaușescu. Sem esquecer estreantes, como a portuguesa Laura Carreira, com “On Falling”, que arrebatou a Concha de Prata para melhor realização no Festival de San Sebastián e o prémio Melhor Primeira Obra do BFI London Film Festival.