Skip to main content
Capa
Nº 2245 | 12 Abril 2024
Edição nº 2245
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Trimestre arranca em correção
Trimestre arranca em correção
Fecho da semana: O início do segundo trimestre de 2024 fica marcado por uma correção na maioria dos principais índices acionistas.
Empresas & Finanças
“Não conseguimos sensibilizar a ERSE. É   uma questão de falta de visão do mercado”
“Não conseguimos sensibilizar a ERSE. É uma questão de falta de visão do mercado”
Entrevista Luís Barroso: O presidente da Mobi.E revela que está a explorar a entrada em novos mercados na América Latina, como o Brasil, Chile ou México. Defende mudanças nas regras para fomentar os carregamentos curtos e evitar plantões prolongados, adiantando que tem tentado “sensibilizar” o regulador para esta questão, mas sem sucesso. Até 2025, o objetivo é ter 15 mil pontos de carregamento em todo o país.
Parpública vai acompanhar projeto do The Edge Group para terrenos do Autódromo
Parpública vai acompanhar projeto do The Edge Group para terrenos do Autódromo
Estoril: Privatização do autódromo terá lugar por venda direta e Deloitte e Sérvulo serão os assessores, apurou o JE. Parpública pediu à Câmara de Cascais para participar nas reuniões sobre projeto de 80 milhões para terrenos em volta, do The Edge Group (tido como potencial interessado na privatização). Questionada pelo JE sobre participação nessas reuniões, Parpública diz que “ainda não há interessados”.
Balbec vai investir  250 milhões na carteira de malparado da LX Partners
Balbec vai investir 250 milhões na carteira de malparado da LX Partners
Malparado: O negócio apelidado de Projeto Cascais está previsto fechar até ao Verão. A LX Partners tem 5 mil milhões em NPL e quer ser a maior empresa do sector. Vai também investir em armazéns.
Adega Cartuxa encerrou 2023 com faturação recorde de 25 milhões
Adega Cartuxa encerrou 2023 com faturação recorde de 25 milhões
Vinhos: Objetivo para este ano passa por crescer 4%. Grupo abriu novo espaço de enoturismo em Évora com o intuito de atrair mais pessoas. “Para termos esse crescimento, estamos a contar continuar acima dos 30 mil visitantes”, refere João Teixeira.
Perspetiva
Fisco abre concurso para recrutar  180 novos inspetores
Fisco abre concurso para recrutar 180 novos inspetores
Recrutamento: Procedimento concursal, em regime de nomeação, visa aproveitar candidatos aprovados em concurso de 2022 que não tinham vaga. E juntam-se aos 200 profissionais já recrutados.
Primeira Mão
Montenegro dá tiro de partida para alívio do IRS
Montenegro dá tiro de partida para alívio do IRS
Programa de Governo: Descida do IRS até ao 8.º escalão vai ser aprovada pelo Conselho de Ministros já na próxima semana. Mas medida, que permitirá alívio fiscal de 1.500milhões de euros, tem de passar no parlamento. Primeiro-ministro sinalizou ainda que o Executivo vai iniciar conversações com representantes dos professores e polícias.
Corte no IRC, menos imposto sobre carros  e conta-corrente  entre AT e empresas
Corte no IRC, menos imposto sobre carros e conta-corrente entre AT e empresas
Empresas: Para apoiar a tesouraria das empresas, Executivo quer “colocar o Estado a pagar em 30 dias” através de conta-corrente. E sinaliza redução do IRC e das tributações autónomas.
Economia & Política
Lagarde atira decisões para  o que promete  ser um verão quente  na zona euro
Lagarde atira decisões para o que promete ser um verão quente na zona euro
Política monetária: Pela quinta reunião consecutiva, as taxas de juro continuaram inalteradas. Mas há uma luz ao fundo do túnel: Lagarde não afastou cortes na próxima reunião, mas ainda vai analisar novos dados.
CFP faz seis avisos  a Luís Montenegro
CFP faz seis avisos a Luís Montenegro
Relatório: O organismo presidido por Nazaré da Costa Cabral prevê uma economia a crescer sempre acima de 1%, com excedentes orçamentais até 2028, com a dívida a recuar, a inflação a abrandar, e a taxa de desemprego a recuar, apesar da criação de emprego desacelerar. E deixa avisos ao Governo.
Influencer: processo de Costa baixa do Supremo Tribunal para o DCIAP
Influencer: processo de Costa baixa do Supremo Tribunal para o DCIAP
Justiça: A investigação estava na seção do Ministério Público junto do Supremo Tribunal de Justiça e transitou para o DCIAP, dado que António Costa perdeu o estatuto especial por deixar de ser primeiro-ministro.
A oeste, subitamente  qualquer coisa de novo
A oeste, subitamente qualquer coisa de novo
Eleições: Em poucas semanas, a candidatura de Joe Biden renasceu de umas cinzas que já pareciam definitivamente frias. Já há sondagens que colocam o atual presidente à frente de Trump. E nas outras, a diferença já só é, no máximo, de três pontos.
Rússia aproveita falta de material  da Ucrânia para forçar investida no leste do país
Rússia aproveita falta de material da Ucrânia para forçar investida no leste do país
Guerra: As dificuldades de abastecimento de material de guerra por parte dos países que apoiam a Ucrânia e o fim do inverno são a tempestade perfeita:os exércitos russos estão a aumentar a pressão militar sobre as frentes de batalha.
Israel aumenta ataques no sul do Líbano
Israel aumenta ataques no sul do Líbano
Médio Oriente: A retirada de tropas da Faixa de Gaza e o ataque ao consulado iraniano de Damasco indicam que o sentido da guerra pode estar a mudar. A fronteira entre o Líbano e Israel é um lugar a evitar.
Ensaio
25 de Abril: o que não mudou
25 de Abril: o que não mudou
Uma continuidade relevante é a do elitismo da classe governante. Tem transitado de regime em regime, mesmo quando as transições implicaram, da noite para o dia, a substituição total de uma classe política
Última
Inova Talks arrancam com ciclo de três sessões sobre Saúde
Inova Talks arrancam com ciclo de três sessões sobre Saúde
Talks: Futuro do Serviço Nacional de Saúde, papel crescente e tendências dos seguros de saúde e responsabilidade social no sector são alguns dos temas no arranque desta iniciativa da Media 9 e da Nova SBE.