Skip to main content

Trimestre arranca em correção

Fecho da semana: O início do segundo trimestre de 2024 fica marcado por uma correção na maioria dos principais índices acionistas.

Após um primeiro trimestre de máximos históricos quase consecutivos para muitos mercados acionistas, abril trouxe, para já, uma correção ligeira em vários índices de ações. Assim, nas primeiras duas semanas deste mês, o S&P 500, o Nasdaq e o Stoxx 600 caíram mais de 1%, enquanto o Dow Jones e o Dax recuaram mais de 3% e 2%, respetivamente.

Nos Estados Unidos (EUA), a Delta Airlines divulgou perspetivas otimistas para o segundo trimestre, prevendo agora um lucro ajustado de 2,20 a 2,50 dólares por ação para o período em questão, após ter apresentado resultados acima do esperado no primeiro trimestre. A empresa ainda reiterou as suas previsões de lucro para o ano inteiro de 6 a 7 dólares por ação. A Ford Motor reportou um aumento de 6,8% nas suas vendas de automóveis nos EUA no primeiro trimestre, impulsionado pela forte procura pelas suas carrinhas pickup, SUV crossover e híbridos. Após a divulgação das respetivas notícias, a Delta Airlines perdeu mais de 2,20% e a Ford Motor ganhou cerca de 2,8%.

Na Europa, algumas empresas começaram a apresentar dados referentes ao desempenho no primeiro trimestre, com a fabricante alemã de automóveis BMW a anunciar um ligeiro aumento nas vendas no período de janeiro a março, impulsionado pela procura de veículos elétricos. Assim, a BMW entregou um total de 594.671 veículos no trimestre, o que representa uma subida homóloga de 1,1%, enquanto as vendas de veículos elétricos atingiram os 82.700 veículos, correspondendo a um aumento homólogo de 27,9%. Já o grupo Daimler Truck registou uma queda homóloga de 13% nas vendas do primeiro trimestre, com um total de 108.911 camiões e autocarros. As vendas de veículos elétricos a bateria aumentaram 183% para as 813 unidades no período em questão. Na data da divulgação das respetivas notícias, o grupo BMW e o grupo Daimler Truck perderam cerca de 2% e 0,70%, respetivamente.

Em Portugal, o PSI tem-se mantido estável. Recentemente o polaco Bank Millennium, detido em 50,1% pelo BCP, apresentou a estimativa de que as suas provisões no primeiro trimestre de 2024 atingiram os 548 milhões de zlotys. No entanto, a instituição prevê que os resultados líquidos se mantenham positivos. O BCP reagiu em baixa ligeira, tendo na sessão da divulgação perdido 0,30%.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico