Capa
Nº 2081 | 19 Fevereiro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Nacional
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Media & Comunicação
Última
“Esses rumores também me chegaram, mas eu não quero acreditar, com toda a franqueza, que Paulo Portas tenha tido alguma interferência no decurso do último Conselho Nacional”
"O acordo que foi feito nos Açores não me choca rigorosamente nada (…) Todos os dias no Parlamento a esquerda recebe votos da direita, até do Chega e da Iniciativa Liberal. Isso nunca provocou celeuma"
Mais de 200 mil portugueses já receberam a segunda dose da vacina contra Covid-19. Percentagem
de população vacinada em Portugal é superior à média europeia. Governo rejeita atrasos na vacinação.
Além do Abanca há mais interessados na compra do EuroBic, que lançou um processo competitivo, em janeiro, para ultrapassar obstáculos na venda.
CFP critica falta de informação das Finanças para calcular défice. Defende maior transparência e estranha não quantificação das novas medidas.
O comportamento do desemprego dependerá também do fim dos apoios à economia...
Exatamente.
Nazaré da Costa Cabral defende ser uma “questão elementar” conhecer a real situação patrimonial da TAP, mostrando-se expectante que venha a ser do domínio público no âmbito do plano que está a ser negociado com Bruxelas.
Bruxelas analisa se regras continuam suspensas em 2022. Flexibilização está em cima da mesa e debate sobre a revisão dos Tratados ganha força.
À direita, critica-se plano pouco virado para as empresas. E esquerda pede mais apoios sociais.
Líder socialista Paulo Cafôfo integra uma estrutura de missão negociada com o governo regional de Miguel Albuquerque para pressionar Lisboa a alterar financiamento e regras de endividamento.
Nações Unidas foram sempre lideradas por homens, quase todos com mais de 50 anos e percursos políticos modestos. Guterres foi a maior exceção.
Arora Akanksha, uma canadiana de origem indiana com 34 anos, quer candidatar-se a secretária-geral das Nações Unidas e não poupa críticas às prioridades da entidade que a emprega. Ou a quem a lidera.
Socialistas foram mais votados, mas repetiu-se a maioria independentista, com a ERC agora à frente do Juntos pela Catalunha. Negociar consulta popular não vinculativa com Madrid está no topo da agenda.
Pomos da discórdia na Galp: Brasil perde velocidade; estratégia inexistente no hidrogénio verde; e processo complexo na refinaria de Matosinhos.
Investigações das autoridades holandesas podem dar mais força à Sonangol na sociedade detentora da minoria de bloqueio que controla a Galp.
A portuguesa Hyperion quer produzir hidrogénio no Alentejo e Setúbal a partir de fontes renováveis. Objetivo: exportar para Espanha ou via porto de Sines, fornecer a indústria e injetar na rede de gás natural.
Durante três anos e com seis milhões de euros, a Siemens vai liderar 24 entidades na produção
de novos dispositivos médicos, tais como um sapato de alta tecnologia que previne úlceras diabéticas.
Os principais índices norte-americanos e europeus atingiram novos máximos. Nos últimos dias a confiança tornou-se mais moderada.
A EDP apresenta na próxima semana o plano estratégico até 2025, que deverá ser carregado de energia ‘verde’. Isto quando alguns analistas dizem que avaliações das renováveis são “discutíveis”.
O plano apresentado por António Mexia era até 2022, mas a execução rápida permitiu adiantar o calendário. Veja aqui as metas cumpridas.
Novo Banco apresenta contas em março e a Oliver Wyman só irá apurar o valor da chamada de capital ao Fundo de Resolução com base nas contas fechadas. O valor pode ultrapassar o tecto de 480 milhões dado pelo Governo.
Há um novo Plano Especial de Recuperação a ser levado à votação pela construtora de Braga.
Diogo Horta Osório, Jorge Brito Pereira, Jaime Esteves e Sofia Matos lançam novo escritório J+Legal. Oferta é ‘full service’, mas com uma forte aposta nas áreas de Mercado de Capitais, M&A e Fiscal.
Responsável afirma que esta tendência tem “espaço para crescer” e que no portefólio da empresa este grupo já representa 20% do cliente residencial.
As empresas precisam olhar para a saúde mental dos colaboradores como uma prioridade. Problema antigo, agravado pela pandemia, carece de estratégia integrada e investimento, revela estudo a que o JE teve acesso.
Agência só tem verbas até ao fim deste mês, mas a administração diz que a situação está “controlada”. Governo garante haver dinheiro para pagar salários e fornecedores. Verbas do OE 2021 serão libertadas quando houver um novo contrato com o Estado.
Portugal está “no mapa estratégico da Nokia”, diz gestor da operação portuguesa. Nokia vai investir 90 milhões em nova unidade na Amadora.
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o alargamento da declaração de IRS automática aos profissionais liberais que estejam inscritos na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para o exercício de uma atividade de prestação de serviços.