Capa
Nº 2019 | 13 Dezembro 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Desporto
Última
Executivo prepara medidas para diminuir o IRS daqueles que saem de casa dos pais pela primeira vez através do reforço de deduções fiscais.
A presidente do IGCP diz que pode demorar, mas o rating em ‘single A’ é crucial para alargar a base de investidores e beneficiar de novas tendências como a chegada de compradores japoneses à Europa.
Eleitores do PS seriam aqueles que mais votariam no Chefe de Estado se eleições marcadas para 2021 fossem agora. Com vantagem esmagadora à direita e à esquerda, resta saber se quer recandidatar-se.
Alívio fiscal é maioritário para quem tem 35 a 49 anos e tem força nos mais jovens e mais qualificados.
A escassos dias da apresentação do OE2020, direção do PSD não vê interesse sério do PS em negociar. Diálogo de Miguel Albuquerque com Governo causou mal estar. Deputados do PSD Madeira arriscam ações disciplinares se furarem disciplina de voto.
Imóvel do CDS-PP no Porto custou 157.500 euros à Adequadoásis, empresa que tem como sócia uma secretária de Estado de Angola. Foi revendido ao Lidl, um ano e meio depois, por 650 mil euros.
Apenas 26,5% do total de militantes social-democratas têm as quotas em dia. Distritais das ilhas têm menor percentagem de membros em condições de votar. Militantes criticam excesso de burocracia.
Genericamente bem aceite, a proposta da Comissão von der Leyen é basicamente um conjunto de desafiantes intenções, que carece de estruturação mais fina. Enquanto tal não acontece, as expectativas são positivas, mas com alguns receios concretos.
Apesar de todas as ameaças, Emmanuel Macron teve de suavizar a ‘sua’ reforma da segurança social. Não chegou: na próxima terça-feira volta tudo para a rua.
Ninguém acredita que a crise se resolva até ao Natal. Como também ninguém acredita que se resolva sem a revisão da Constituição - que ninguém quer começar.
Pedro Silveira, presidente do Grupo SIL, explica o pedido de arresto de que foi alvo pelo BNP Real Estate. Diz também que o projeto de Alcântara vai arrancar e que há vários bancos a querer financiar.
Multinacional alemã Deutsche Bahn demarca-se de outras operadoras de transporte público rodoviário de passageiros. Dona da TST aplaude a política de tarifas baixas aplicada pelo Governo, mas exige compensações.
Primeira fase de vendas arrancou com 70 apartamentos, dos quais 46 já se encontram reservados, numa obra que engloba 70 mil m2.
A Aenergy, detida por um português, teve vários contratos cancelados pelo Executivo angolano por alegadas irregularidades. Oempresário diz que sempre cumpriu a lei e já recorreu das decisões.
Evitando usar a sigla TGV, Pedro Nuno Santos voltou a falar do imperativo de ligar Lisboa ao Porto em 01h15m e Lisboa a Madrid numa ‘velocidade boa’.
Órgão regulador do setor dos transportes está a proceder à análise de mais 29 pedidos de parecer, tendo emitido quatro pareceres negativos.
No mercado português de pagamentos de compras ‘tax free’, os destinos asiáticos têm vindo a consolidar o seu crescimento, com destaque para a China que, no final de outubro, registava uma subida de 12%, com uma venda média de 2346 euros.
A venda da rede de fibra óptica da Altice está em fase avançada e os dois candidatos mais bem posicionados serão o fundo
de infraestruturas da Morgan Stanley de um lado e o consórcio Cellnex com o Omers Infrastructure Fund.
Revolut, N26 e Monese vêem espaço para crescer em Portugal. Ao JE, dizem que novos serviços e custos reduzidos são chave para atrair ‘millennials’.
Prevê-se uma fase substancial de risk-off para o decorrer de 2020, dada a pressão sobre o ritmo de crescimento económico e a falta de ferramentas eficazes para mudar o rumo.
Inês Pinto da Costa da PLMJ analisa as alterações legislativas no setor das energias renováveis. Sobre o leilão de energia solar, a advogada considera que os investidores reagiram positivamente.
Autoridade da Concorrência propõe fim da proibição da multidisciplinaridade, de modo a permitir sociedades compostas por advogados, consultores e outros profissionais, indo ao encontro do que as ‘Big Four’ têm defendido. Tema divide os advogados.
Estudo mostra enorme procura potencial para habitação partilhada, mas Portugal está longe do cenário europeu, com a oferta atual limitada. O maior projeto, no centro de Lisboa, vai acrescentar 300 camas.
O elevado prémio oferecido na OPA à SADdo clube da Luz é motivo de debate, mas a operação poderá ser passo para atrair um investidor que ajude os ‘encarnados’ a chegar longe na Europa numa altura em que a ideia de uma eventual SuperLiga ganha força.
Oi tem mil milhões de dólares a receber em dividendos dos seus 25% da Unitel. Isabel dos Santos, que também tem 25%, já recebeu 300 milhões de dólares e poderá exigir outros 700, após a Oi ser ressarcida.
O líder dos conservadores britânicos conseguiu nas eleições de ontem uma confortável maioria absoluta que pode chegar, segundo as sondagens à boca das urnas, aos 368 lugares, muito acima da linha de água, que se situa a partir dos 326 lugares.