Capa
Nº 1918 | 05 Janeiro 2018
![Edição nº 1918](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/edicoes/JE_1918.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Saúde
Media & Comunicação
Última
![CGD, BCP e NB vendem créditos de Vale do Lobo](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/nuno-amado-paulo-macedo-antonio-ramalho-925x578.jpg)
Os bancos venderam o crédito malparado ao empreendimento algarvio de Vale do Lobo ao fundo gerido pela ECS de António de Sousa.
![CTT mandatou Egon Zehnder para mudar o CFO](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/edificio_sede.jpg)
A história da mudança do administrador financeiro (CFO) dos CTT começa no descontentamento dos acionistas. Os fundos tentaram unir-se a Champalimaud para mudar administração, mas só saiu o CFO.
![BE, PCP e setores do PS pressionam Governo a nacionalizar os CTT](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/PCP_BE_Catarina-Martins_Jeronimo-925x578.png)
Bloquistas e comunistas insistem na necessidade de renacionalizar os CTT, perante a notícia do encerramento de 22 postos. Socialistas estão divididos.
![De estrela brilhante a correio de risco e um destino incerto](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/ctt_correios_fachada.jpg)
Em quatro anos, as ações dos CTT viveram dois ciclos claros: subida rápida e queda vertiginosa. Depois da descida dos lucros, o corte nos dividendos e o plano de restruturação, a desvalorização estancou e o título está a recuperar. Será este um novo ponto de viragem?
![O apaixonado debate sobre impostos e igualdade](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/people-walking-in-city-206-925x578.jpg)
Crescente desigualdade de rendimentos é fenómeno global e obriga a refletir sobre estratégia a seguir para a reduzir. Os especialistas dividem-se sobre papel dos impostos.
![Salários acima de 2.000 euros com maiores ‘bónus’](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/financas_IRS-925x578.jpg)
Totalidade da descida do IRS não vai ser reflectida nos salários de 2018. Restante alívio fica para 2019, ano de eleições legislativas, com reembolsos.
![Salários até 632 estão isentos de IRS](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/financas_IRS_declaracao-925x578.jpg)
Alívio do IRS vem do alargamento de escalões do IRS e do mínimo de existência. Salários até 3.094 euros vão pagar menos imposto.
![Intromissão de Trump na crise iraniana pode radicalizar o regime](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Donald-Trump-EUA-925x578.jpg)
O pano de fundo da crise é, por um lado, a dissensão interna entre os moderados e os radicais e, por outro, a possibilidade de o acordo nuclear vir a ser rasgado. A União Europeia regressou ao silêncio do costume.
![“UE guarda-se das responsabilidades com o Médio Oriente”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/andre-pereira-matos-925x578.jpg)
Para o especialista em Médio Oriente André Pereira Matos, ainda há uma possibilidade de a comunidade internacional convencer Trump a voltar atrás na questão do acordo nuclear. Pereira Matos é professor e investigador da Universidade Portucalense.
![Rui Alpalhão compra Banif Capital](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/banif-925x578.jpg)
Processo de venda da sociedade de capital de risco do antigo Banif foi iniciado ainda em 2016 e concluído a 29 de dezembro passado.
![Carlos Leiria Pinto na administração do Montepio](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Carlos-Leiria-Montepio-925x578.jpg)
O futuro presidente da Caixa Económica, Nuno Mota Pinto, já tem um número dois: Carlos Leiria Pinto. Processos de contraordenação do BdP no Montepio ainda longe do desfecho.
![Receitas da ANA cresceram 66% após a entrada da Vinci](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/ANA-aeroportos-lisboa-925x578.jpg)
A gestora nacional de aeroportos deverá ter fechado o exercício de 2017 com uma faturação na ordem dos 680 milhões de euros.
![Empresa reforça negócio que cresce 17% ao ano](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/lojas-franca-925x578.jpg)
A empresa, em que o grupo francês garantiu 51% no ano passado, é líder do retalho nos aeroportos em Portugal e deverá ter encerrado o ano de 2017 com uma faturação próxima dos 230 milhões de euros.
![The Navigator sai dos EUA com encaixe desconhecido](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/pellets_madeira-925x578.jpg)
O grupo de Pedro Queiroz Pereira chegou a acordo para vender a sua fábrica de pellets nos Estados Unidos ao líder mundial do setor, o grupo norte-americano Enviva, por um valor não revelado publicamente. O encaixe poderá acelerar novos investimentos.
![Herdade Maria da Guarda exporta 10 milhões de euros de azeite para Itália](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/azeitona_azeite_agricultura-925x578.jpg)
Com uma produção anual de dois milhões de quilos, esta herdade já vale 3% da produção nacional, na grande maioria direcionada para o mercado italiano. Expansão do olival vai prosseguir até 2019.
![Sugal fatura 265 milhões e consolida posição de número dois mundial](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/tomate_agricultura-925x578.jpg)
Empresa registou maior campanha de tomate de sempre, com 1,7 milhões de toneladas processadas. Cresce a uma média de 20% ao ano, desde 1997.
![Otimismo geral marca o arranque do ano](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Imagem-RTS1L3DX.jpg)
Nos mercados acionistas na Europa e na Ásia a primeira semana de 2018 foi positiva, enquanto os ganhos nos EUA_foram mais ligeiros.
![Após o ano ‘zen’, a turbulência pode estar de regresso](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/mercados-bolsa-925x578.jpg)
Os analistas estão de acordo: este ano vai trazer a volatilidade de volta aos mercados, embora ligeira. É preciso estar atento aos focos de instabilidade e adotar estratégias de defesa e oportunidade.
![Tributação conjunta de rendimentos](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/financas_IRS_declaracao-925x578.jpg)
Com a reforma da tributação do IRS em 2015, o regime regra em sede deste imposto passou a ser o da tributação separada, podendo, contudo, os sujeitos passivos casados ou unidos de facto que reúnam determinadas condições, optar pela tributação conjunta, caso em que apresentam uma declaração conjunta da qual consta a totalidade dos rendimentos obtidos por todos os membros que integram o agregado familiar.
![“A AdC tem estado muito ativa no último ano”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/carlos-pinto-correia-linklaters-925x578.jpg)
“Houve uma mudança de trabalho considerável” na Autoridade da Concorrência, defende advogado. Mas os desafios são muitos.
![Um ano onde se bateram vários recordes](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/imobiliario_lisboa_2-925x578.jpg)
Um ano marcado por grandes transações, pela entrada em força de investimento estrangeiro, pelo crescimento da atividade na reabilitação urbana e do renascer de novos projetos de construção nova.
![Em 2018 os preços das casas devem continuar a subir](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/imobiliario_lisboa_1-925x578.jpg)
Depois da ‘tempestade vem a bonança’ e a dinâmica do mercado imobiliário disparou em 2017. Neste ano, o que se pede é a consolidação.
![“Trabalhem em equipa, tenham orientação, objetivos e resultados”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Andrea-925x578.jpg)
A gestora aconselha os candidatos a apostar em aspetos que os diferenciem para potenciar a empregabilidade.
![Mercado de trabalho vai ter nova empresa de RH](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Andrea-925x578.jpg)
O grupo espanhol Constant, presente em Portugal desde 2016, vai lançar uma empresa e abrir mais um escritório para responder ao crescimento.
![Quando os medicamentos não são custo-eficazes](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/antonio-vaz-carneiro-925x578.jpg)
Mesmo fornecidas a preço zero, muitas das novas tecnologias da saúde, embora clinicamente eficazes, não são custo-efetivas. Um problema polémico que um estudo feito em Portugal vem abordar.
![Marcas podem guiar consumidor até à “escolha estratégica”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/rita-rodrigues-deco-proteste-925x578.jpg)
Os selos da Deco Proteste estão ao alcance de todas as marcas que passem nos seus testes e que cumpram com os seus padrões de qualidade.
![Audiência do Jornal Económico dispara 58% em 2017](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/jornal_economico-925x578.jpg)
Entre janeiro e outubro de 2017, a circulação paga total do Jornal Económico teve um aumento de 58%, naquela que foi a subida mais significativa entre as publicações de âmbito nacional. O Jornal Económico agradece a preferência demonstrada por todos os leitores, parceiros e anunciantes.
![Santana para Rio: “O teu problema é que passas o tempo a dizer mal de mim”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/rui_rio_santana_lopes_debate_rtp_2-925x578.jpg)
No primeiro debate televisivo entre os dois candidatos à liderança do PSD, ambos defenderam a necessidade de "transparência" relativamente à nova lei do financiamento. E levantaram muitas dúvidas e críticas relativamente às duas normas mais polémicas.