Capa
Nº 2306 | 13 Junho 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Mercado e Negócios
Pré-publicação
Economia & Política
Ensaio
Última

O governo de Xi Jinping parece considerar o acordo firmado como um primeiro passo para o entendimento mais geral. A postura da administração Trump não sugere bem o mesmo.

A Lone Star, que investiu mil milhões de euros na aquisição dos 75% do Novobanco em 2017, encaixa 4,5 mil milhões de euros, se o banco for vendido por seis mil milhões. Estado e Fundo de Resolução encaixam juntos cerca de 1,5 mil milhões pelos 25% do banco.

Desde a fusão, em 2009, de duas instituições de base cooperativa, o grupo francês não pára de crescer, principalmente através de aquisições e com uma aposta nos serviços especializados.

A Universidade do Porto criou 89 spin-offs, entre 2017 e 2023, período abrangido pelo estudo “Spin-offs: Driving innovation across the EU-27”, publicado pela Comissão Europeia. Este número coloca-a no “top 10” das instituições de Ensino Superior mais inovadoras da União Europeia (UE), ao lado do KTH de Estocolmo, da Universidade Técnica de Berlim e do Instituto Politécnico de Paris.

Negócio em Portugal já representa cerca de 22% do total de ativos sob gestão da Baloise Vie, posicionando o país entre os três principais mercados da companhia de seguros de vida, revela o Country Manager da seguradora, João Marmelo.

Bruxelas quer instalar cinco centros de dados de IA na Europa para concorrer com EUA e China. Portugal ambiciona ter um deles, contando com várias mais-valias.

“Tom, you know you are a son to me. You are part of the Family. And some day, and that day may never come, I will call upon you to do a special service, just for me.”
Don Corleone para o seu Consigliere Tom Hagen, O Padrinho I

Aquele que ia ser o primeiro estúdio de cinema ecológico da Europa já não será construído em Palmela. A Tage Studios rescindiu o contrato de compra e venda.

Aqui reinava o silêncio, a fé e a contemplação. O Mosteiro que deu vida à vila está de volta como hotel de luxo do MS Group e ponto de partida para a descoberta de um destino surpreendente.

Startup junta inteligência artificial e realidade virtual para criar soluções personalizadas de reabilitação do AVC. Ainda este ano será lançada uma plataforma de IA para clínicas.

É uma peça única e tornou-se um símbolo da moda de luxo.

Os mercados mantêm-se perto de máximos históricos, mesmo com os pedidos contínuos de subsídio de desemprego a atingirem os níveis mais elevados desde 2021.

Tecnológica quer ver a faturação a crescer pelos menos 4%. Conta com 80 clientes em Portugal, entre os quais a Logoplaste, a Mota-Engil e a Aquinos.

Google tornou-se sinónimo de pesquisa online a partir de 2000 e construiu um império que só a IA generativa está a conseguir pôr em causa.

A Google acaba de integrar Inteligência Artificial de modo permanente no seu motor de busca, numa altura em que se fala de um “armagedão” na pesquisa tradicional com a queda de cliques. Mas há quem preveja uma mudança benéfica na economia digital.

A Vitacress é a rainha das saladas preparadas em Portugal, liderando o mercado nacional. Quando o calor aperta, os portugueses atiram-se às saladas. Da quinta ao supermercado no espaço de 48 horas, a companhia vende 35 toneladas de saladas por semana, com 80% a ficar em Portugal.

O MUDE – Museu do Design, em Lisboa, apresenta a exposição de longa duração “Para que servem as coisas?”. Percorre uma linha temporal que vai desde 1900 a 2022 e ambiciona antecipar futuros a partir do design.

ilósofo e professor da Universidade de Pequim, Grève tem vindo
a percorrer a lógica da filosofia aliada ao tema
da Inteligência Artificial, do desenvolvimento do futuro da tecnologia e da própria Humanidade. Conversa com um dos oradores do primeiro Festival Internacional de Filosofia em Portugal, a realizar em Cascais.

Como devemos encarar o medo? Como uma força invisível capaz de paralisar-nos ou de transformar-nos? O primeiro Festival Internacional de Filosofia em Portugal, de 19 a 22 de junho, em Cascais, quer pôr-nos a pensar.

os 57 anos, Gavin Newsom, ascendeu, à condição, a possível candidato às primárias dos democratas com vista às presidenciais de 2028 – e tem no currículo uma não-despicienda ameaça de prisão por parte do atual presidente, Donald Trump.

O debate sobre a ‘paciência’ de Berlim com Telavive - vinda da culpabilização de 1939-45 - está a dividir a sociedade. Mas o governo não se move da postura que tem há 80 anos.

Governador da Califórnia levou a tribunal o caso da imposição do exército nas ruas de Los Angeles por parte da Casa Branca. Mas a política de imigração de Trump foi sufragada nas eleições.

As empresas portuguesas têm pela frente desafios, mas também uma oportunidade. Setor segurador vai ser transformado.

Este é um excerto do livro “Líbano: Uma biografia”, que tem como subtítulo “Da terra dos cedros à imigração para Portugal, a história de uma família e de um país”, de Safaa Dib, editado pela Ideias de Ler. Aqui em pré-publicação.

Jornalista há 35 anos, conhece bem as redações televisivas, o que elas fazem e como o fazem num contexto cada vez mais espinhoso — é este o assunto sobre a mesa: as escolhas editoriais, a maratona de debates, os ângulos jornalísticos escolhidos, a armada de comentadores e os seus pontos de partida ideológicos. A entrevista foi feita por escrito.

Digitalização. É uma prioridade para a Ordem dos Advogados, mas o seu bastonário, João Massano, quer que seja também uma prioridade para o Ministério da Justiça, para ajudar a resolver o problema do défice de resposta dos serviços públicos.

O presidente do Conselho Europeu está certo do comprometimento de Portugal com o bloco dos 27. Para António Costa, a União Europeia “é o melhor projeto comum de solidariedade”.

A necessidade de investir em defesa esbarra numa população envelhecida e insuficiente para suprir a procura por trabalhadores altamente qualificados em ramos cada vez mais inovadores e tecnológicos. Onde vai a Europa encontrar 760 mil trabalhadores qualificados até 2030?

Antecipar a meta de investimento em defesa para 2% do PIB, obrigará Portugal a investir 6.180 milhões de euros. Acréscimo de gastos exige aos contribuintes 285 euros por ano.

Reforma do Estado, aumento de rendimentos, imigração regulada e segurança mais próxima estão entre dez eixos prioritários do programa do governo que será entregue este sábado.

Afoot and light-hearted I take to the open road, Healthy, free, the world before me,The long brown path before me leading wherever I choose.

Sofia Galvão, recebeu, em Madrid, o Prémio Chambers Outstanding Contribution Award, pelo seu papel na afirmação da Advocacia do Urbanismo.