Capa
Nº 2281 | 20 Dezembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Almoço Com...
Lusofonia e Mundo
Educação & Emprego
Ensaio
Última
EUA : Incerteza criada pelo presidente regressado já levou o banco central a rever projeções de cortes de juros em 2025 para metade, ou 50 pontos, face a uma inflação que se espera mais elevada.
Comércio externo : Setor representa já quase 5% do total de vendas ao exterior e perfaz 45% da subida das exportações até outubro, após a queda global do ano passado.
Comércio internacional : Acordo abre portas de um mercado jovem, em crescente e até agora altamente protegido, apesar dos desafios criados. Pela posição geográfica, laços históricos e baixa base exportadora, Portugal tem bastante a ganhar.
Riscos : Apontado com um dos sectores mais ameaçado pelo acordo com o Mercosul, agroalimentar nacional lembra que já concorre com gigantes europeus. O importante será garantir regras comuns.
Política : PSD, PS, Juntos pelo Povo (JPP), Iniciativa Liberal, Chega, CDS-PP, e PAN defenderam eleições. Representante da República deve reunir-se com Presidente da República na segunda-feira para transmitir impossibilidade de uma solução governativa na Região depois da queda do executivo.
O opositor de Albuquerque nas últimas internas do PSD Madeira disse que o atual presidente do Governo Regional é o responsável pela crise política da Região.
Gonçalo Matias : O presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica fala do estudo que a FFMS divulgou esta semana sobre a chegada de imigrantes e reclama políticas públicas consistentes.
Automóvel : Tesla e BYD complicam as contas às marcas europeias que tentam abrir caminho na mobilidade elétrica. Europa promove descarbonização, mas coloca entraves aos elétricos chineses.
Habitação : Projeto promovido pela Quest Capital representa um investimento de 240 milhões e já vendeu metade dos 168 apartamentos na segunda fase, 89% a clientes nacionais que na primeira fase pesaram 81% das aquisições.
Inovação : Pascal Morgan, ex-quadro superior da Coca-Cola, esteve no InnovClub para mostrar a importância de inovar, não só para crescer como forma de estimular a força de trabalho das empresas. Tudo começa na liderança.
Tecnologia : A Arima é a aposta agrotecnológica do Grupo Bolschare, com sede na eurocidade de Badajoz-Elvas-Campo Maior. Plataforma já gere 22 milhões de hectares a nível mundial e está avaliada em dois mil milhões.
Fecho da bolsa : A maior cautela anunciada quanto às decisões sobre as taxas de juro da Fed em 2025 levou a uma queda das bolsas.
Comércio eletrónico : Parceria entre operadores quer criar centro com capacidade diária superior a um milhão de envios só
na Península Ibérica.
João Bento : Foram dois negócios em apenas dois dias, ou pouco mais de 24 horas entre a confirmação da Cacesa e da DHL. Ao Jornal Económico, o CEO dos CTT, João Bento, responde a três perguntas sobre a aquisição e parceria do ano para os correios portugueses.
Automóvel : Os Kennedy de Itália dominam a Stellantis. John Elkann saiu dos bastidores para assumir o rumo da companhia após a saída do gestor luso pelos problemas vividos pela marca no importante mercado norte-americano.
Seguros : A desvalorização dos ativos imobiliários é um risco para o setor segurador europeu, uma vez que representam 10% do total de investimentos, alerta o regulador. Por cá, além de os imóveis estarem a valorizar, esta percentagem é de apenas 2%.
Exclusivo : A Uber regressa à Madeira, depois de uma pausa forçada de três anos com nova legislação, e a Bolt abre caminho nos Açores, após análise cuidadosa.
Desporto : Jogadores insatisfeitos, vendas ao desbarato, menos receitas na ‘Champions’ e até instabilidade da direção. São apenas cenários mas os maus resultados em campo podem colocar em causa os planos de Frederico Varandas até 2034.
A Pairpoint, sediada em Londres e liderada por um português, está na vanguarda dos pagamentos feitos por automóveis.
Turismo : No Natal os preços sobem 12% face a 2023, enquanto no réveillon crescem 20%, mas a ocupação média não deverá chegar aos 70%.
Comércio : As árvores de Natal sintéticas estão a perder terreno para os pinheiro nórdicos naturais, que chegam da Dinamarca e Holanda para abastecer as lojas portuguesas.
Mercados : A bolsa de Londres está a registar a maior fuga de empresas cotadas desde a crise financeira. O FTSE 100, índice de referência, viu saírem sete grupos, avaliados em 340 mil milhões.
Correios : Os CTT - Correios de Portugal guardaram o melhor do ano para o fim. Em menos de 30 horas anunciaram dois negócios que vão permitir à empresa portuguesa encaixar vários milhões de euros.
Selic : Taxa diretora subiu 100 pontos em dezembro até 12,25%, próxima dos máximos de 14,25% dos últimos 18 anos, e banco central admite mais duas subidas a arrancar 2025.
Política : Depois das eleições de 2022, era claro para todos que em 2026 Lula da Silva e Jair Bolsonaro voltariam a encontrar-se para uma espécie de ‘tira teimas’ final. Mas um impedimento judicial e uma dupla e melindrosa operação mudaram tudo. Os brasileiros fazem as contas a um futuro que pode não passar por nenhum dos dois.
Comércio : Compram toneladas de pacotes perdidos pela Europa a preços baixos (10 euros o quilo) e podem vender por mais do dobro (25 euros). A empresa francesa Colis Colis chegou este mês a Portugal e já recebeu 40 propostas para abertura de lojas em regime de franchising.
Bailado : Alice no País das Maravilhas, produção da CNB com coreografia de Howard Quintero, volta à cena para celebrar o Natal através de uma obra intemporal, irreverente e repleta de emoções.
Sociedade : A Europa tem de garantir a sua defesa e investir seriamente em I&D, frisa o filósofo francês Gilles Lipovetsky nesta conversa com o JE. Lembra ainda que é o ser humano quem comanda, “a tecnologia limita-se a responder às nossas perguntas”. Logo, temos de fazer boas perguntas.
Orfismo : Nova Iorque recebe a primeira grande exposição dedicada ao Orfismo. Artistas centrais do movimento, como Sonia e Robert Delaunay, Fernand Léger, František Kupka e Amadeo Souza-Cardoso marcam presença no Museu Guggenheim.
Liderança : Foi uma escolha inesperada, este encontro ao almoço. Bruno Ferreira é uma nova estirpe de líder. O ‘managing partner’ da PLMJ é culto, embora não seja um intelectual, é moderado e reflexivo, preocupa-se com os outros. Quer fazer deste grande escritório cheio de trutas jurídicas um espaço colaborativo e competitivo. Será possível?
Crise política : Ainda não formou governo e as primeiras ameaças de censura já começaram a ser-lhe enviadas, tanto à direita como à esquerda. Nem uma semana, foi quando durou o ‘estado de graça’ de François Bayrou.
Brasil : Levantamento aponta para número mais elevado desde 2016,
com entrada do crime organizado e ameaças virtuais. Investigadores alertam que os números estão subestimados.
Contas do Estado : O plano apresentado esta semana e com aprovação até 31 de dezembro mantém o défice acima dos 3%. E a redução da dívida só está prevista para 2026 e anos seguintes.
Horário : Área metropolitana com 37 milhões de pessoas adota semana de quatro dias de trabalho. Mudança faz parte da resposta mais ampla à crise demográfica no Japão.
Cascais sempre foi especial. Terra de reis e pescadores, bairros operários e palacetes, de veraneantes elegantes e trabalhadores intrépidos. Nunca a convivência foi perfeita, mas não por somos a caricatura pedante que ouvimos pelo País.
Pedro Leitão é CEO do Banco Montepio desde 9 de janeiro de 2020, e foi reconduzido a 25 de julho de 2022 para o triénio 2022-2025.