Capa
Nº 2266 | 06 Setembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Protagonista
Primeira Mão
Economia & Política
Advisory
Última
Fecho da semana : Setembro é, historicamente, o mês mais fraco do ano para os mercados acionistas. E, em 2024, o início do nono mês do ano ameaça manter essa habitual tendência negativa.
Seguros : As maiores seguradoras estão a sentir um aumento da procura pela cobertura de risco sísmico depois do fenómeno que abalou Portugal. Ainda assim, o custo deverá continuar a ser um entrave a que haja mais habitações protegidas contra estes eventos climáticos extremos.
Construção : A cotação de mercado da empresa caiu de forma acentuada entre quarta e quinta-feira, em reflexo da performance financeira, que ficou “muito aquém” das expetativas que existiam.
Fisco : O banco avançou com duas ações contra a Autoridade Tributária para impugnar a contribuição extraordinária sobre o setor bancário cobrada nos anos de 2022 e de 2023. Receita deste tributo ultrapassou 255 milhões de euros no ano passado, um recorde. Banca tem vindo ainda a contestar o adicional de solidariedade sobre o setor, que já foi considerado inconstitucional.
Lusofonia : A central será financiada em cerca de 60 milhões de euros e será a “principal peça da estratégia” do país para atingir a meta de pelo menos 54% de penetração de renováveis em 2030.
O Ministério da Saúde não tem do que se queixar da dotação que terá no OE para 2025, até porque a proposta tem sido construída em colaboração com as Finanças. Ao JE, a secretária de Estado da Gestão da Saúde promete acabar com a dívida rolante ao sector e queixa-se dos níveis de execução do PRR. E avança que só pensará em mudanças estruturais quando a atual reforma estiver terminada.
Imobiliário : Proposta de revisão do Plano Diretor Municipal pela autarquia de Grândola pretende reduzir em cerca de 40% o número de camas turísticas – as projetadas e programadas por executar. Responsáveis do sector imobiliário confiam que os seus projetos não vão ser afetados porque já se encontram licenciados. Quanto aos outros, a redução da densidade foi bem recebida.
Turismo : Grândola aumentou a intensidade turística no concelho, mas está a fechar o litoral a novos empreendimentos e a negociar com os promotores reduções. Que o estado também poderá ser chamado a resolver.
António Figueira Mendes a A Câmara de Grândola está a limitar a intensidade turística no litoral do concelho, para que exista equilíbrio. Quer desenvovler-se emmasi setores, como a indústria, eprepara-se para enfrentar desafios que chegam com o sucesso, com a habitação à cabeça.
António Figueira Mendes : A Câmara de Grândola está a limitar a intensidade turística no litoral do concelho, para que exista equilíbrio. Quer desenvovler-se emmasi setores, como a indústria, eprepara-se para enfrentar desafios que chegam com o sucesso, com a habitação à cabeça.
Turismo : ‘Torre’ e ‘Dunas’ são os dois empreendimentos turísticos em desenvolvimento aos quais se junta a ‘Muda Reserve’, um projeto residencial de 300 milhões de euros.
UE a Relatório entregue em Bruxelas sobre futuro da agricultura europeia aborda várias preocupações do sector, mas concorrência de mercados com regras de segurança e ambientais menos rígidas ficou aquém do esperado.
Luís Mira, secretário-geral da CAP a As propostas do grupo de trabalho designado pela Comissão para o futuro da agricultura na UE são um bom ponto de partida para a CAP, mas o detalhe ditará o verdadeiro mérito das sugestões, cuja operacionalização ainda se afigura incerta.
Crime : Ministério garante que não há, nem nunca houve, risco de acesso a informação confidencial. Ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa alerta para “mensagem de insegurança” e oposição quer ouvir ministra.
Impostos a Para cofundador da Microsoft, em entrevista exclusiva à Folha de S. Paulo (parceiro do JE), o capitalismo
é parte da solução de crises, apesar de ter criado desigualdade e problemas ambientais.
Alemanha : Altamente dependente da componente externa, a economia alemã arrisca manter-se como a com pior performance este ano na zona euro, sendo que a confiança está em queda.
Transferências : Clubes sauditas gastaram neste verão metade dos milhões que tinham investido na época passada e os emblemas da Liga Portugal terão sido especialmente prejudicados por essa situação, de acordo com especialista de mercado ouvido pelo JE.
Lusofonia a No IX Fórum de Cooperação China-África, com presença de mais de 50 líderes africanos, o presidente Xi Jinping propôs melhor unilateralmente o acesso ao seu mercado para o comércio com África, novos financiamentos e apoiar 30 projectos de infraestruturas no continente africano.
Crise política : Era tudo o que o presidente francês queria evitar. Mas não conseguiu: com a recusa dos socialistas em apoiar um executivo liderado por Michel Barnier, devendo ser seguidos pelo resto da esquerda, a decisão está nas mãos do grupo liderado por Jordan Bardella. Já Ursula von der Leyen está radiante.
Capital de risco : Advogados João Costa Quinta e Luís Roquette Geraldes prestaram apoio jurídico à terceira ronda de financiamento da startup portuguesa com tecnologia para animais, sabe o JE.
OE2025 : Ministro da Presidência assegura entrega de “toda a informação solicitada pelos partidos” e postura de “negociação e diálogo” da parte do Governo sobre o Orçamento do Estado. PS não cede.