Capa
Nº 2188 | 10 Março 2023

Ver PDF
Disponível para assinantes
Suplementos
Notícias
Lusofonia
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Advisory
Conferência
Empresas & Mercados
Última

Luanda reconhece o falhanço das duas últimas fases do plano original, até 2025. Diversificação da economia é chave para mais que duplicar PIB, mas a dependência das matérias-primas não deve cair significativamente no curto-prazo.

Só depois de ter demitido a CEO e o chairman da TAP o Ministério das Finanças chamou advogados para ajudar a reforçar a justa causa. Ambos ainda estão em funções e sem data para sair.

Infarmed tem, por lei, 210 dias para avaliar um novo fármaco (mas já aprovado pela Agência Europeia do Medicamento). Em Portugal demora o triplo desse prazo (676 dias), mais ainda no caso de produtos oncológicos, aponta odiretor-geral da GSK Portugal, Maurizio Borgatta.

A procura global não deve crescer de forma significativa após o levantamento da política ‘covid zero’, com os dados mais recentes a relevarem uma inflação e preços na produção em queda. Sanções parecem improváveis, por enquanto.

O receio quanto à governabilidade do país está no topo das preocupações dos gestores, revela o barómetro mensal do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas. Inflação fez soar alarmes, mas talento continua a causar ânsia.

A economia dá sinais de melhoria à medida que os chineses voltam a ter carta branca para poder consumir. Mas perda de poder de compra pode tornar “situação explosiva” para Xi Jinping que continua a querer consolidar o seu poder.

Apesar da crise na geringonça à direita nos Açores, os especialistas consultados pelo Jornal Económico não acreditam que que a região vá a eleições antecipadas pois haveria consequências para os partidos.

A maioria das empresas britânicas que testaram a semana de quatro dias querem mantê-la. E Portugal? Teste arranca no verão e, otimista, coordenador identifica semelhanças com o mercado do Reino Unido.

Em 2022, 35 autarquias aplicaram a taxa agravada de IMI aos imóveis devolutos, mais dez face ao ano anterior. Segundo dados da AT revelados ao JE, esta taxa recaiu sobre 10.998 imóveis.

Inflação persistente preocupa BCE e devia levar a mais fiscalização pelos governos das cadeias produtivas. Melhoria das expectativas
dos consumidores ainda é insuficiente para voltar ao objetivo de 2%.

PSD e PS viram militantes envolvidos em vários casos. Sérgio Marques denunciou obras inventadas e Paulo Cafôfo é tido como suspeito em caso de corrupção e de se esquecer de declarar venda de casa.

O Estado precisa de bons gestores e de largar sectores não estratégicos se quer recuperar a economia, mas o talento pode ser um entrave, diz ao JE o presidente da FAE, Paulo Carmona.

Kevin McCarthy, líder da maioria republicana da Câmara do Congresso dos EUA, foi convidado por Zelensky para visitar a Ucrânia. Os republicanos estão cada vez mais convencidos que o esforço financeiro do país está para lá do aceitável. E mais democratas pensam o mesmo.

A agenda da visita a Pequim contempla a possibilidade de Dilma Rousseff passar a ser presidente do banco dos BRICS e a eventual assinatura de um acordo de livre comércio entre os dois países. Que pode não ficar por aí.

Sociedade de advogados vai financiar parcialmente a contratação de um professor internacional para a instituição e patrocinar
o mestrado em Direito e Gestão. Acordo vigora até março de 2026.

“O Jornal Económico” e o “Novo” reuniram políticos, economistas e promotores imobiliários para debater as medidas e o impacto das mesmas pelo Executivo. Presidente da Câmara de Lisboa criticou falhanço completo da habitação na cidade nos mandatos de Costa e Medina.

Marina Gonçalves assumiu que o acesso à habitação já não afeta só as famílias com menos rendimentos, mas também os jovens.

O Tribunal Administrativo de Lisboa decidiu que o Fundo de Garantia de Depósitos tinha de pagar 100 mil euros e juros
à Liminorke por causa de um depósito no BPP. A empresa foi criada pela Privado Holding para investir em renováveis.

Chama-se “Project Bravo” e é a operação de venda do Banco Best pelo Novobanco. Potenciais investidores estão já a ser contactados.

Cresce a dúvida sobre se a proposta do Governo sobre o arrendamento coercivo se aplica aos imóveis que constam nos balanços da banca. Especialistas têm mais dúvidas do que certezas.

No mercado total em Portugal, a Audi anda longe dos rivais. Mas no mercado de carros elétricos já está mais próxima dos premium alemães. Marca acredita que os novos modelos são parte da solução.

A Patris Capital tem acordos com Novobanco, Caixa Geral de Depósitos, BPI, Grupo Crédito Agrícola e Bankinter em Portugal.

A consultora de inovação – que nasceu na British Columbia em 2009 e, dez anos depois, estava a abrir um escritório em Évora – tem um acordo com o Governo para atraiar 50 empresários por ano para o interior até 2026.

Apesar do discurso mais ‘hawkish’ de Powell e da subida dos rendimentos nos Estados Unidos e na zona euro.

Mark Bourke disse na apresentação dos resultados que o Novobanco está impedido de distribuir dividendos até 2025, “a menos que as regras mudem”. A mudança passa por negociações com o FdR.

A Media9 Participacões (Media9Par), holding de media detida pelo Emerald Group (90%) e pela Megafin Atlantic (10%), que integra no seu portfólio o Jornal Económico, a Forbes Portugal, a Forbes África Lusófona e o semanário Novo, acaba de reforçar a sua equipa de gestão, integrando José Carlos Lourenço como CEO da empresa.