Capa
Nº 2185 | 17 Fevereiro 2023
![Edição nº 2185](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/469x640_17fev_JornalEconomico.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Mercados
Perspetiva
Primeira Mão
Mundo
Empresas
Universidades & Emprego
Conferência
Última
![São Tomé e Príncipe acelera reestruturação do setor energético](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Factory.png)
O país da África lusófona assumiu o compromisso de, até 2030, ter pelo menos 50% de energia limpa e estará já a trabalhar para a transição energética, em parceria com o Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e PNUD.
![Portugal antecipa-se à UE com nova lei das plataformas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/uber.png)
Enquanto em Bruxelas ainda se discute que desenho terá a regulamentação do trabalho nas plataformas digitais, o Parlamento português já aprovou mexidas na lei laboral nesse sentido. “Não podíamos estar à espera”, diz PS.
![Recuperação extrajudicial de empresas continua sem gestão nem monitorização](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/loja__.png)
Aumento de custos coloca o tecido produtivo sob pressão, mas regime continua sem divulgação ou estatísticas. Mediadores do sector temem que benefícios fiscais estejam a motivar pedidos de recuperação.
![Custos e mão-de-obra subsistem como ameaças ao PRR na construção](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/obras_3.png)
Embora sejam medidas relevantes no papel, o regime de revisão de preços e os vistos para procura de trabalho não têm aliviado os constrangimentos na construção, reduzindo o impacto dos fundos europeus na economia nacional.
![Consumo de cimento atinge valor máximo em 11 anos](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/cimento_2.png)
Aumento do licenciamento nos últimos anos traduziu-se agora num novo máximo no consumo de cimento, enquanto o sector continua a exibir uma resistência assinalável aos sucessivos choques negativos.
![Impacto da inflação nas contas públicas será negativo este ano](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/inflacao___.png)
Quem avisa é o BCE: com a subida dos gastos públicos, quebra da atividade e juros em alta, o impacto global nas contas públicas europeias passa a negativo já este ano e piora em 2024.
![“Vivemos preocupados com o facilitismo e o crescendo do populismo”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/FS.png)
O líder da Federação de Sindicatos da Administração Pública defende que o sistema de avaliação dos trabalhadores do Estado deve mudar já em 2024. Deixa críticas ao crescendo do “populismo irresponsável”.
![Ministério Público bloqueia operações suspeitas com origem na Rússia](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Ministerio-Publico.png)
Abertos 20 inquéritos, por violação de sanções, e já há arguidos. Tentaram camuflar 32 milhões de euros com recurso a passaportes de conveniência e compra de casas. No total, foram bloqueados 160 milhões por suspeitas de lavagem.
![Onda de despedimentos continua nos EUA](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Mercado-c.png)
A onda de despedimentos continua nos EUA. Por outro lado, as petrolíferas europeias apresentam bons resultados.
![Acabou o tempo das vacas gordas em Silicon Valley](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/BigTech.png)
Big tech cresceram com dinheiro barato na última década. Lucros dispararam com Covid, mas desconfinamento ditou o fim da festa. Endless scrolling do lucro gripa para as tecnológicas.
![Lista de devedores ao Fisco mais do que duplica e vale 2,4% do PIB](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/taxa-cresc-pib-2021.png)
Mais de 39 mil contribuintes têm dívidas ao Fisco e já integram a lista negra de devedores com 5,2 mil milhões de euros de impostos que não foram pagos, revelou ao fonte oficial das Finanças ao JE.
![Governo acaba com vistos gold e proíbe novos alojamentos locais](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/AC.png)
Limites a novas rendas, arrendamento forçado de imóveis devolutos, isenções de mais-valias são outras das medidas ontem aprovadas.
![“Há medidas que são um atentado à confiança dos proprietários”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/casas-imoveis-925x578.jpg)
Estado quer arrendar casas para subarrendar e assegurar rendas após três meses de incumprimento. Medidas são alvo de críticas.
![Incerteza sobre se a ofensiva de primavera já começou ou não](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Zalensky_____.png)
Numa altura em que, no terreno, a guerra parece continuar ‘empatada’, as opiniões divergem em termos do seu estado real. Londres diz que a totalidade do exército russo está no terreno, mas Washington diz que o pior ainda está para vir. O que não está para vir são negociações.
![Balões chineses podem rebentar com a política interna de Joe Biden](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/BArco___.png)
A violação da segurança interna tem levado os republicanos e alguns democratas a questionarem o que se passa no país mais avançado em termos de armas. Sorte de Biden: Trump não sai bem na fotografia.
![Revolut lança contas conjuntas em Portugal](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/revolut_3.png)
A versão de teste já está disponível para alguns utilizadores. O banco digital está empenhado em tornar-se na principal conta dos portugueses e prepara também novos produtos de poupança.
![Caixa já dá crédito para comprar casa com spread mínimo de 0,8%](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/caixa.png)
O banco está a praticar um spread mínimo de 0,8% no crédito à habitação a taxa variável, numa tentativa de competir com outras instituições que, nos últimos meses, têm vindo a reduzir os seus spreads à medida que os juros sobem.
![CGD avança com a venda de mais 500 milhões de malparado](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/caixagd.png)
A Caixa Geral de Depósitos contratou a KPMG para desencadear a venda de uma carteira de 500 milhões de euros de crédito malparado.
![Governo quer levar Efacec ao próximo Conselho de Ministros](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/efacec_5.png)
A francesa Cahors Group integra um consórcio com espanhola Prosperus Alliance e é a sexta proposta para a compra da Efacec. As propostas são de várias configurações e perímetros. Short-list levada a Conselho de Ministros em breve.
![“Estará este programa realmente a ajudar os empresários?”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Empresarios.png)
Investigadores da Nova SBE querem contribuir para melhorar a gestão menos qualificada, no imediato. Com esse propósito estão a desenvolver um estudo para avaliar o impacto deste tipo de formação nos resultados das empresas.
![“O salto de qualificações vai ter um impacto muito grande na produtividade”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/FQ.png)
A produtividade é o grande desafio da economia, diz Francisco Queiró. Segundo o investigador, o problema vai diminuir à medida que as novas gerações forem chegando às chefias.
![Fundos europeus “têm substituído investimento público”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/forum-pt.png)
O economista Pedro Braz Teixeira criticou a aplicação dos fundos europeus, no âmbito do Fórum Portugal 2030, evento no qual também a secretária-geral do Comércio e Serviços alertou que o país arrisca a ter “problemas relativamente graves” no PRR e no PT2030.
![Lucros da Navigator sobem para 392,5 milhões de euros em 2022](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Navigator-Complexo-Industrial-de-Setubal.jpg)
O volume de negócios da papeleira liderada por António Redondo fixou-se nos 2.465 milhões de euros, ultrapassando, pela primeira vez, a barreira dos dois mil milhões de euros na história da empresa.