Capa
Nº 2148 | 03 Junho 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas & Mercados
Última
A Segurança Social incluiu mais de 1.410 novos nomes na lista de devedores desde janeiro, cujo universo total ascende já a mais de 34.800 contribuintes. Empresas representam maiores faltosos.
Social-democrata diz que país tem de mostrar a sua vertente de produção.
O ministro da Economia acredita que Portugal pode dar um contributo importante para a resolução da crise energética que a Europa atravessa, facilitando a diversificação das fontes de abastecimento.
Empresa começou projeto na mega-fábrica da Tesla em Austin. É um pé na porta como fabricante de equipamento original da marca.
Em entrevista ao Jornal Económico, a administradora da Siemens AG com o pelouro da sustentabilidade diz que não pode haver um “trade-off” entre sustentabilidade e produtividade. “Não a longo prazo”, garante Judith Wiese.
Análise da Universidade Goethe vê um impacto até 2,2% do PIB da zona euro e 6% na Alemanha de uma suspensão das compras europeias de energia a Moscovo. Alguns países, como Portugal, estão numa situação mais segura.
Húngaros, checos e eslovacos opunham-se a embargo total, pela sua dependência da energia russa. Oleodutos escapam à medida.
A deputada bloquista revisitou o seu livro “No Sonho Selvagem do Alquimista”, considerando que o monopólio da criação de moeda visa a estabilidade financeira, pelo que soluções descentralizadas aumentam o risco de crise.
Depois de vários meses em que Portugal manteve das taxas de inflação mais baixas na zona euro, o indicador atinge os 8%. E dívida pública regista um novo máximo absoluto de 279 mil milhões de euros.
Luís Montenegro tem como desafios a união do partido e a construção de uma alternativa à governação do PS, mas o que torna um líder forte é vencer eleições. O primeiro teste do novo presidente será em 2024, com as europeias.
A guerra em que ninguém acreditava mudou perceções em todos os europeus. A profundidade da alteração dos padrões de vida na Europa depende do tempo que a guerra demorar a acabar. Os primeiros 100 dias já passaram.
Theresa Payton, especialista em cibersegurança e a primeira mulher a ser ‘Chief Information Officer’ da Casa Branca, vem a Portugal em novembro explicar como até quem acha que não tem pegada digital pode ser atacado por piratas informáticos.
Na corrida à GroundForce está a National Aviation Services do Koweit, que viu uma proposta ser rejeitada pelos britânicos, e a Swissport, líder mundial que hoje recebe a imprensa portuguesa em Zurique
Especialistas da tecnológica Talkdesk e da consultora Accenture partilharam o ‘palco’ com representantes da NOS, Ageas e Agência para a Modernização Administrativa para debater a forma como os algoritmos dos ‘contact centers’ não implicam dispensar as pessoas.
Área da multinacional suíça dedicada a produtos nutricionais triplicou a faturação em Portugal nos últimos cinco anos e espera duplicá-lo nos próximos dois, com a ajuda da recente compra da Vital Proteins.
Os mercados acionistas respiraram na semana passada. Mas o apetite pelo risco tem desvanecido gradualmente esta semana.
Até agora, os clientes que usavam cartões de crédito e débito estavam isentos da comissão de manutenção de conta. Mas desde 1 de junho que esta isenção apenas se aplica às reformas mais baixas.
A nova imagem da empresa é apresentada dois anos depois de Miguel Stilwell assumir a presidência e marca uma rutura definitiva com o passado, marcando não oficialmente o fim da era António Mexia.
António Rebelo de Sousa, presidente da Sofid – que será integrada no BPF – é apontado como possível chairman, mas a nomeação foi adiada para Agosto, assim como as contas de 2021.
António Ramalho foi a Moçambique negociar com os acionistas do Moza Banco a venda da participação do Novobanco.
A empresa de private equity entrou no capital da empresa portuguesa que é referência global no mercado de capacetes. O investimento da ActiveCap vai permitir construir uma nova fábrica de raiz.
A conferência “Indústria Digital e Sustentável”, organizada pelo Jornal Económico e pela Schneider, reúne líderes de diferentes sectores para tirar o pulso aos processos de digitalização. Assista no dia 6 de junho.
O investimento em ações a longo prazo pode ser menos arriscado do que apostar em obrigações, diz Emília Vieira, fundadora e CEO da Casa de Investimentos, uma vez que o movimento de subida dos juros depende do rumo da política monetária, mas também da evolução da economia.