Capa
Nº 2060 | 25 Setembro 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Conferência
Última
Projeto prevê investimento acima de 300 milhões. Propostas entregues no início de 2019. Somague e Mota-Engil lideram, mas Acciona pode reclamar.
Nuno Carvalhosa diz que a partilha de infraestruturas entre as ‘telecoms’, entregando-as a empresas como a Cellnex, permite-lhes dispor de mais recursos para investir no 5G e na qualidade dos serviços.
Comunistas discordam que seja “importante” que o OE2021 seja aprovado à esquerda. BE, PAN e PEV estão disponíveis para negociar, mas criticam atrasos.
Consenso pedido por António Costa é incerto. Bruxelas quer que o Governo aponte mecanismos para evitar fraudes e corrupção nos fundos.
Deputado social-democrata ficou surpreendido com a exoneração de Jamila Madeira, mas diz estar mais focado no combate à pandemia. E defende mecanismos financeiros para incentivar isolamento voluntário de infetados e suspeitos de terem Covid-19.
Estão a ser estudadas alternativas para financiar o Fundo de Resolução e garantir a próxima injeção. Sindicato de bancos nacionais é hipótese e inscrição de verba no OE ainda não foi afastada.
Enquanto alguns militantes veem a recandidatura do ex-presidente do partido como uma “emergência nacional”, há quem não alinhe no “costismo” de Marcelo e rejeite a reeleição. Rui Rio vai levar apoio à recandidatura a discussão no Conselho Nacional.
O desinvestimento em pessoas e equipamentos ao longo dos últimos anos foi tão grande que apenas 20% das obras públicas lançadas ficam em empresas portuguesas, diz Carlos Mineiro Aires, bastonário da Ordem dos Engenheiros.
Eduardo Oliveira e Sousa advoga que o avultado volume de fundos comunitários que o país aguarda a partir de 2021 deverá ser gerido por uma entidade específica, na dependência direta do primeiro-ministro.
Os 27 têm sentido dificuldade em assumir uma postura em bloco em relação aos temas internacionais. Josep Borrell continua sem o conseguir.
Rei da Arábia Saudita considerou positivo os acordos de Israel com o mundo muçulmano. Mas quis impor solução para o problema iraniano antes de avançar para a paz com Israel. Uma aposta de altíssimo risco.
Na sessão comemorativa do 75º aniversário da ONU, Xi Jinping defendeu o multilateralismo. “Relações entre países não devem ser governadas por aqueles que mostram o punho aos outros”, disse o presidente chinês.
Portugal acolhe primeiro centro de excelência em tecnologias aeroportuárias fora dos Estados Unidos. NEC Portugal ganha nova área de negócio para servir operação global da multinacional na aviação.
Banco propõe pagar 1,3 salários por cada ano de antiguidade no plano de reestruturação. Envio de planos ao Banco de Portugal cria tensão no conselho de administração.
KPMG vai assessorar venda de carteira de malparado de 300 milhões e outra de dívida ‘corporate’ e imobiliário de 450 milhões.
O dólar registou valorizações contra as principais moedas globais e ganhos mais significativos
em relação às moedas emergentes.
Empresas que não exercem atividade em “setores particularmente afetados” vão pagar juros a partir de abril do próximo ano, disse Pedro Siza Vieira.
A associação que representa o setor automóvel vai hoje pedir ao Governo apoios para atenuar o impacto de uma quebra de (pelo menos) 41% nas vendas. Redução do ISV, isenção do IUCe aumento das deduções à coleta do IVA são as medidas em destaque.
PS prepara anteprojeto de lei para reorganizar as ordens, abrindo caminho à criação de sociedades compostas por advogados e outros profissionais. Bastonário é contra, mas a classe está dividida.
Hugo Santos Ferreira diz que suspensão de rendas fixas nos centros comerciais criou instabilidade
e “muitas reticências” nos investidores. Legislação prejudica habitação de classe média.
Universidades e politécnicos regressam às aulas presenciais com novas normas. Segurança é prioridade, mas entre os docentes é geral a convicção de que o alarme pode tocar. Sindicato está preocupado com a desvalorização de docentes convidados.
A organização de feiras e conferências foi afetada pela pandemia, mas está a retomar. O Smart Cities Summit foi o primeiro evento híbrido da AIP, uma edição ‘especial’ com participação presencial ou digital, diz a diretora-geral.
Economia circular, mobilidade elétrica, telemedicina e aproveitamento da água estiveram em debate na cimeira das cidades do futuro.
Vice-presidente das águias e até agora consultor da TVI vai trabalhar com plataformas de ‘streaming’ internacionais, deixando a televisão portuguesa.
Contactada pela Lusa, fonte oficial da SIC confirmou “que deu entrada quarta-feira um processo” contra Cristina Ferreira no tribunal.
Quatro propostas para a constituição eventual de uma Comissão de Inquérito ao Novo Banco são debatidas e votadas no Parlamento.