Capa
Nº 2018 | 06 Dezembro 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Conferência
Última
Voto favorável do PAN, do PSD-Madeira e do Livre pode garantir 116 votos no Parlamento que dão “luz verde” às medidas orçamentais para 2020.
Candidato único à sucessão de Carlos Guimarães Pinto promete lançar “ataques preemptivos” contra “medidas estatizantes” do Governo e centrar debate parlamentar na luta entre socialismo e liberalismo.
Cenários alternativos visam fazer face a coligação negativa temida por António Costa. Em cima da mesa está o reforço das contribuições para o Fundo Ambiental e maior redução do défice tarifário.
Em 2018, apenas a REN e Endesa continuaram a pagar a CESE, depois de a EDP ter informado que não iria pagar o valor relativo a 2017 desta contribuição.
Antigo ‘número dois’ de Pires de Lima foi escolhido para resolver situação financeira do CDS-PP. Tem como missão colocar a dívida em níveis geríveis, afastando-a o máximo que possível dos dois milhões.
Reutilizar e tornar mais eficiente são palavras de ordem na promoção da economia circular e ‘amiga’ do ambiente. Eurodeputada portuguesa diz que nova forma de olhar os produtos vai criar novas oportunidades de negócio e aumentar poupança familiar.
Auditoria alerta que quatro projetos que deveriam ter sido concluídos no primeiro semestre de 2019 não foram ainda iniciados. Recomenda mais meios e melhor hierarquia nas prioridades dos projetos.
Maior dúvida face às eleições de 12 de dezembro tem a ver com a extensão da vantagem dos conservadores. Tudo aponta para uma maioria absoluta, mas ainda poderão haver surpresas de última hora.
Digital Bridge vai apoiar antiga Cabovisão a ter operação com cobertura nacional e oferta convergente de banda larga fixa e móvel. Investimento chega no primeiro trimestre. Nowo quer triplicar quota para 12% do mercado, chegando a 3,5 milhões de lares.
Anacom lançou consulta pública sobre serviço postal e já há projetos no Parlamento sobre os CTT. Mas deputados ainda não têm relatório da IGF.
Em dois concursos para a modernização da rede ferroviária, incluindo um troço da linha da Beira Alta, o júri propôs a exclusão de todos os concorrentes. Construtoras criticam preços ‘irrealistas’ da IP, que terá de lançar novos concursos. Mais atrasos e custos.
Empresa vitivinícola do Grupo Riberalves já exporta 70% da produção ao fim de oito anos de existência. Os principais mercados externos são o Brasil, Estados Unidos, China e Japão.
Advogado Gustavo Ordonhas Oliveira diz que já há interessados em criar fundos de crédito, inclusive gestoras de fundos de capital de risco.
Um estudo da multinacional, em Portugal 72% dos fumadores nunca tentaram tabaco eletrónico, o que representa um potencial margem assinalável de negócio, apesar das dúvidas sobre os riscos de saúde.
Direção Geral de Saúde associa substâncias utilizadas nos líquidos do tabaco eletrónico a doenças pulmonares, remetendo
para futuras medidas de Bruxelas. Do lado contrário, estão empresas como a Nerudia, que emprega cerca de 370 pessoas.
Concessão de crédito ao consumo está mais “responsável”, diz Menezes Rodrigues. Mas o presidente da ASFAC alerta para a pressão da regulação na rentabilidade das instituições de crédito.
Relatório de Monitorização do Código de Governo das Sociedades revela que as recomendações sobre negócios com partes relacionadas e a autoavaliação da administração estão entre as menos seguidas.
O Código de Corporate Governance está dividido em sete grandes capítulos.
Propostas não vinculativas para quatro parques solares localizados em Portugal serão recebidas pelo Santander Portugal nesta segunda-feira.
Principal indicador de atividade industrial nos EUA teve impacto nas bolsas norte-americanas.
Para Sam Balaji, líder global de consultoria da Deloitte, há “grandes oportunidades” para Portugal no setor da transformação digital. Finanças, Energia, Retalho e Distribuição são os setores que mais investem.
António Andrade, sócio da Abreu, explica a importância da proteção de patentes na indústria farmacêutica.
A imobiliária holandesa pretende crescer no setor residencial em Portugal, onde entrou com a compra da área de gestão da JLL, mas não deixará de “piscar o olho” a novas oportunidades de negócio.
Empresa quer continuar próxima dos pequenos retalhistas e está a criar serviços para que os clientes paguem o café com moedas digitais.
“Uma estrutura mais ágil e enxuta, com menos custos, acaba por não ter esta estrutura a que a regulamentação dos sistemas financeiros obriga”, afirma o presidente do Montepio Crédito.
Nancy Pelosi diz que ficou claro que o presidente “violou o seu juramento” e pressionou uma potência estrangeira para o “ajudar nas eleições de 2020”.
O grupo José de Mello e o fundo Arcus, que controlam a maioria do capital, colocaram à venda 80% da empresa (40% cada um).
O preço final por cada nova ação, com um valor nominal de 0,80 euros, foi de um euro, abaixo do intervalo máximo de 1,15 euros, apontado pela empresa aquando do anúncio do aumento de capital.