Capa
Nº 2017 | 29 Novembro 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Desporto
Conferência
Última
Relatório final sugere repreensão como desfecho do processo disciplinar. Pedido público de desculpas e não ter sido condenado justificam decisão.
Rácio de dívida caiu para metade, passageiros aumentaram 65% e receitas subiram 40%. Mas estratégia de expansão e prejuízos dividem acionistas.
Encaixe de 375 milhões de euros deverá permitir reembolsar maior parte dos 420 milhões de euros que têm aval do Estado e vencem até 2022.
Vai haver, pelo menos, cinco candidatos à liderança do CDS-PP. Candidatos preparam moções onde defendem um CDS-PP à direita, contrariando a estratégia de Cristas de colocar o partido ao centro.
Os 40 mil militantes em condições de votar do CDS-PP elegem este sábado os cerca de mil delegados para o 28.º Congresso do partido, mas nem todos os concelhos terão delegados eleitos.
Governo e parceiros sociais discutem medidas fiscais antes da apresentação do Orçamento do Estado, a 16 de dezembro. Confederações querem reduzir tributações autónomas e IVA da eletricidade.
Representante dos beneficiários discorda das propostas dos partidos que exigem a ADSE para todos e responsabiliza o conselho diretivo e o Ministério das Finanças pelos problemas do subsistema.
Governante trouxe de Luanda mensagem de confiança apesar da desvalorização do kwanza, que impactou também os expatriados. “Espera-se que a pior fase tenha passado e que 2020 seja de relativa normalidade cambial e orçamental”.
Desvalorização cambial e introdução do IVA tiveram ‘dedo’ do FMI e dificultam tarefa crucial de João Lourenço: pôr a economia a crescer.
Elétrica espanhola diz estar a analisar centrais hídricas da EDP. Depois de ser a grande vencedora do leilão de energia solar, a empresa diz estar pronta para o próximo leilão, que terá lugar em 2020.
Iberdrola garante que o projeto no valor de 1.500 milhões de euros vai ficar pronto no distrito de Vila Real em 2023.
Luís Teixeira, diretor da Farfetch Portugal, garante que o unicórnio está no país “para ficar e continuar a investir”. Tecnológica luso-britânica emprega mais de dois mil no Porto, Lisboa, Braga e Guimarães.
Mais de metade dos inquiridos acreditam que a proibição de colaboração das gigantes tecnológicas norte-americanas com o fabricante chinês está relacionada com a guerra comercial entre os países e não com risco de espionagem.
Em cima do ponto alto da ‘Black Friday’, o COO da participada da Sonae revela que este período já tem um pico de vendas superior ao do Natal. Empresa vai apostar na venda de produtos não eletrónicos.
Multinacional com sede em Braga investiu em Luanda, 26 anos depois de os empresários e ex-colegas de faculdade José Dionísio e Jorge Batista terem desenvolvido o seu primeiro software numa garagem.
Contrato só terá validade se o Tribunal de Contas lhe conferir o visto prévio. Para já, para 2020, está prevista uma transferência de 90 milhões de euros.
Economistas dizem que mercado acionista tem um papel fundamental na transição para uma economia de baixo carbono.
Gestor da Allianz Global Investors explica que a sustentabilidade entrou em definitivo no radar dos mercados e que emitir obrigações verdes soberanas representaria uma situação ‘win win’ para Portugal.
Alteração ao Fundo Complementar aprovada sem o apoio dos sindicatos. Haitong confirma, mas diz que mudanças estavam previstas por administrações anteriores.
A Comissão de Remunerações ainda não concluiu a avaliação a Pedro Leitão, pelo que o envio para o Banco de Portugal está atrasado. O Banco Montepio apresentou lucros com a ajuda da dívida pública. Desvio do Fundo de Pensões pode agravar no ano.
Os preços das ações estão cada vez mais altos, mas os cenários macro e monetários deveriam trazer algum pessimismo ao mercado.
Firmas ibéricas assessoram negócio do ano nos media em Portugal. Goméz-Acebo & Pombo apoia o grupo espanhol Prisa, que detém Media Capital.
O sócio gerente da BCG em Lisboa afirma que, nesta área de atividade, as melhores decisões e os maiores erros têm sempre que ver com pessoas.
Dirigente afirma que “pode existir alguma tentação” dos cidadãos em recorrer a estas tecnologias para pouparem custos e ter resultados imediatos. “Conhecimento técnico de um perito não é substituível”.
Em entrevista ao JE, o líder da entidade diz que a prática do golfe cria um impacto de receitas diretas e indiretas no país de dois mil milhões de euros.
Sob o mote “Turismo do Interior – novas visões, novos negócios”, o Jornal Económico e o Crédito Agrícola promoveram no dia 27, no Cine-Teatro de Mértola, uma nova edição do Observatório, um espaço de debate e partilha que reuniu diversos ‘players’ do setor.
O Alentejo aposta na tendência mundial da oferta turística responsável e sustentável, com trunfos naturais que garantem a diferença.
Universidades e politécnicos garantem aumento de financiamento de 5% no próximo ano.
Rafael Esteves Martins pediu “desvinculação temporária” do conselho de jurisdição do Livre devido a troca de acusações entre deputada e direção.