Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2193 | 14 Abril 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Lusofonia
Especial Cidades do Futuro
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas & Mercados
Última
Numa altura em que o custo de vida está elevado no país, o Governo avança com o IVA, que trará perto de 800 mil euros de receitas nos primeiros meses de implementação. Arrancou campanha de sensibilização sobre o novo imposto.
A qualidade de vida deve ser o foco das cidades para quem nelas vive e trabalha. A infraestrutura deve envolver toda a tecnologia possível para que as smart cities se tornem uma realidade mais próxima.
Cidades inteligentes, do futuro pensadas no presente e interligadas em todo o seu conjunto. A opinião das empresas no que serão as ‘smart cities’ e de como estaremos conectados.
Paris volta a ser pioneira ao banir as trotinetes em setembro próximo, depois de as introduzir em 2018. O Jornal Económico ouviu alguns dos operadores para perceber se a proibição pode ter um efeito borboleta em outras cidades.
“À medida que a tecnologia avança, as cidades inteligentes são cada vez mais eficientes, sustentáveis e centradas na qualidade de vida dos cidadãos. E isso representa um grande desafio”, diz o coordenador da Portugal Smart Cities Summit.
Hugo Lima, partner da Teppe, tinha três ativos para desenvolvimento em Gaia e Chaves, com 170 investidores. Com o fim dos vistos gold, o projeto – tal como estava previsto – já caiu. Resta saber como avança.
A ASAE começou a monitorizar o preço de 27 bens essenciais logo em janeiro de 2022. Cerca de 15 meses depois, o inspetor-geral revela que houve um salto de 30%, que está agora a ser analisado para se perceber se houve especulação. Há itens com margens acima de 40%, diz.
O inspetor-geral da ASAE diz que “não há razão” para que acordo com a produção e a distribuição em torno dos preços não seja cumprido, mas avisa que preços poderão continuar a subir, sem sequer ferir a lei.
Armindo Monteiro quer apresentar ao Governo em 30 dias um pacto firmado com os sindicatos para o crescimento do país. “Os ciclos económicos são mais importantes do que os políticos”, defende, pedindo uma emancipação do Estado.
Defensores do projeto - que implica nova ponte sobre o Tejo - destacam avanço nos estudos, apesar de a declaração ambiental ter caducado.
Casa Branca está preocupada com o que considera ser concorrência desleal por empresas chinesas presentes no país. Enviado especial de Joe Biden quer mais investimento dos EUA, mas diz que é preciso garantir o “ambiente certo”.
Responsável por promover o investimento privado noutros países, revela quais os sectores mais interessantes para os EUA.
Travão ao outsourcing é uma das alterações mais polémicas à lei laboral. Tanto que os patrões querem ser ouvidos pelos deputados, com vista ao envio da norma para o Constitucional.
Carga fiscal correspondeu a 36,4% do PIB em 2022, valor mais elevado desde, pelo menos, 2000. IVA, IRC e IRS destacam-se.
A TAP pediu orientações à DGTF sobre valor da indemnização que a ex-gestora tem de devolver. Finanças responderam após denúncia de Manuel Beja no Parlamento que aguardava instruções. E atiram responsabilidade para a companhia no acerto de contas com o fisco.
Luís Laginha de Sousa terá de se escusar de participar na deliberação do regulador contra a TAP, uma vez que é parte interessada. CMVM
só soube da indemnização de Alexandra Reis pela comunicação social.
As duas eleições que os espanhóis aguentaram em 2019 faziam prever que os socialistas não iriam chegar ao fim da legislatura. Afinal vão chegar, e a liderança do Partido Popular, efetivada nas sondagens ao longo do último ano, parece estar a a esfumar-se.
A Madeira e os Açores passarão a ter redundância através de satélite e beneficiarão de um reforço das estações móveis, que na Madeira são mais de 30.
O ‘caderno de encargos’ russo prevê o regresso de um banco estatal agrícola ao sistema SWIFT e a suspensão do embargo de ativos estrangeiros de instituições ligadas aos cereais e aos fertilizantes.
A sociedade de fundos de private equity liderada por Sérgio Monteiro e Nuno Alves acordou com o KKR subscrever até 10% das obrigações convertíveis em capital.
Grupo espanhol abriu duas unidades hoteleiras na Região Autónoma da Madeira e assume o desejo de entrar em Portugal Continental,
seja a solo ou através de uma fusão com uma operadora nacional.
O projeto ainda se encontra numa fase preliminar, porque o formato está a ser definido, mas deverá contar mais um ‘cowork’.
“Estamos globalmente expostos a ameaças para as quais as medidas a adotar não irão anular facilmente a sua probabilidade ou impacto no espaço de uma década”, afirma ao JE especialista em risco da Marsh Portugal.
Num mundo cada vez mais incerto, o ouro negoceia perto do máximo histórico e volta a subir ao pódio dos ativos de refúgio, com a ajuda da quebra das moedas digitais. Estará a onça do metal amarelo a caminho de um novo recorde?
Mercados financeiros mais otimistas este mês, mesmo com expectativas de subida de taxas de juro.
Depois de em 2020 a SCML ter comprado 55% do Hospital da Cruz Vermelha e ter uma opção para comprar os 45% da Parpública, eis que numa reviravolta põem o ativo no mercado
Na corrida ao banco online do Novobanco, apurou o Jornal Económico, estão instituições financeiras espanholas com ligação aos criptoativos. Os assessores financeiros da operação são a KPMGe a Arcano, que vão receber as propostas não-vinculativas até esta sexta-feira.
Após ter sido aprovado em Conselho de Ministros, Programa de Estabilidade será entregue na segunda-feira em Bruxelas.
O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vai ser o palco de debate da conferência ‘Futuro das Neurociências’ organizada pela farmacêutica Biogen e que terá o Jornal Económico (JE) como media partner. O evento está marcado para 9 de maio e assinala também os 20 anos do grupo norte-americano em Portugal.