Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2190 | 24 Março 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Lusofonia
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Universidades & Emprego
Desporto
Empresas & Mercados
Última
A transição energética deve diminuir o apetite global por petróleo, embora menos do que projetado, preveem analistas ouvidos pelo JE. Conversão para gás é um rumo, mas aposta nas renováveis e no agroalimentar é para aprofundar.
Jacques Rodrigues foi detido por fraude milionária. É suspeito de desviar mais de 60 milhões dos 100 milhões de euros de dívidas a trabalhadores, fornecedores e ao próprio Estado.
À margem da inauguração de um sistema de baterias inteligentes na ilha Terceira, o novo CEO da Siemens em Portugal, Fernando Silva, falou ao JE sobre as prioridades estratégicas do país, que passam pelo equilíbrio salarial e fiscal e por uma relação harmoniosa com o legislador.
Investidores imobiliários consideram pacote da habitação um “ataque à propriedade privada”. Alertam que retira confiança aos investidores e mantém o problema da habitação. E propõem choque fiscal aos jovens que procuram casa.
Economistas salientam mais transparência com redução da dívida à medida de cada Estado. Associações empresariais frisam oportunidade para ajustamentos mais longos para Estados que promovam crescimento e investimento público.
Programa de Estabilidade é apresentado em abril num cenário orçamental confortável, mas urgência de investir pressionará contas.
Vistos que permitem vir procurar emprego em Portugal ainda não são muito conhecidos pelas empresas, avisam imigrantes. E há consulados a aplicar “regras adicionais”, que chegam a travar a atribuição, dizem.
O Presidente da República não afasta a possibilidade de vetar lei do arrendamento coercivo que tem estado nos últimos dias debaixo de fogo. Marcelo avisa que proposta ganharia em ser repensada, antes de Executivo aprovar medidas mais polémicas a 30 de março.
Powell reconheceu que foi equacionada a hipótese de uma pausa no ciclo de subidas, mas afastou cortes de taxas ainda este ano. O mercado duvida, apostando em baixas de juros no último trimestre.
Três eixos fundamentais fazem parte do projeto: ‘Unir @ Região de Aveiro’, Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial e o Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.
Ribau Esteves, que esteve perto de concorrer contra Luís Montenegro à liderança do PSD, considera que ainda não é tempo para avaliações.
O reconhecimento do Kosovo por parte da Sérvia abre as portas à entrada dos países dos Balcãs Ocidentais na União. Se isso suceder, parte das regiões mais pobres do país passam à condição de ricas - com impacto na exposição aos fundos estruturais. Ribau Esteves comenta.
No início da invasão, o pequeno país chegou a ser dado como o passo seguinte das tropas russas. Escapou. Mas o bom entendimento com a União Europeia trás o perigo de regresso.
A Cegoc começou o ano com a aquisição da Neves de Almeida e aposta agora no reforço do posicionamento das duas marcas, que em conjunto faturam mais de 7 milhões, e na expansão do negócio.
Terá lugar em outubro deste ano e início em 2024, revela ao JE, Jorge Pessanha Viegas, o único português que lidera uma federação desportiva a nível mundial e foi reeleito para um novo mandato.
Duas tranches de dinheiro público – relativos ao aumento de capital de dezembro – entram este ano e em 2024. Se interessados na TAP usarem o múltiplo de EBITDA da oferta de 2019, a companhia pode valer entre 2,1 e 3 mil milhões.
O UBS tem de vender o Credit Suisse Espanha por causa de um pacto de não concorrência com o Singular Bank a quem vendeu a área de gestão de fortunas. O Credit Suisse Portugal que gere mil milhões pode ser vendido. Iqbal Khan do UBS chamou de “quick wins” os dois.
O Novobanco pôs à venda dois dos grandes devedores que estavam na antiga carteira “Harvey”, que foi chumbada pelo Fundo de Resolução: o grupo Farmácias GAP e a Heliportugal.
Foram entregues as propostas não vinculativas para a Liberty Europa esta quarta-feira. As grandes companhias internacionais mantém-se na competição. A portuguesa Fidelidade não entregou proposta.
Grupo de construção português continua a dar cartas no México. Depois de ganhar os contratos do metro de Monterey e Guadalajara, a Mota acaba de garantir concessão para construir e operar autoestrada no troço “Conéxion Norte”.
Começou cedo a trabalhar e cedo percebeu que teria de mandar com liberdade nos seus negócios. O seu desaparecimento motivou uma inédita reação de comoção e carinho entre todos.
Fed mais hawkish não assusta investidores, à medida que os mercados superam a crise bancária.
A identificação e validação de sinergias é um processo que deve ser considerado estruturalmente ao longo da transação e iniciar-se mesmo antes da mesma estar concluída.
Empresa suíça, que está na fase final do concurso de 819 milhões para o fornecimento de 117 comboios à CP - competindo com Alstom e CAF - está a estudar a instalação de unidade fabril em Portugal.
O antigo CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, foi esta semana nomeado presidente do conselho de administração (chairman) da Altice USA, passando assim a liderar as operações do grupo nos Estados Unidos. Sucede assim a Dexter Goei como presidente da Altice nos Estados Unidos da América. Goei continua no board.